tempo

Seja na vida pessoal ou profissional, um bom planejamento é fundamental. Ao planejar, abrimos espaço para novas atividades; organizamos melhor nossa vida, aproveitando melhor o tempo; facilitamos os contatos interpessoais; é possível economizar (tempo e dinheiro). Planejando, administramos melhor nosso trabalho, nossa família. Portanto, o planejamento é essencial também para melhorar cada vez mais sua qualidade de vida, pois quem se organiza melhor, com certeza reduz os incômodos.

Todos sabemos disso. Não é de hoje que ouvimos os benefícios do ato de planejar. Porém, nem sempre somos fiéis ao que um bom planejamento propõe. Mais difícil e mais importante do que planejar é cumprir o estabelecido ou previsto… mas se o planejamento estiver feito, já é meio caminho andado.

Quando falamos em planejar, não nos referimos apenas aos objetivos do dia ou da semana, mas a todas as atividades a curto, médio e longo prazo. Podemos planejar para o dia o agendamento de uma reunião à tarde, o envio de alguns e-mails importantes pela manhã, o atendimento a um cliente no horário do almoço… mas também podemos programar a compra de uma passagem aérea para daqui a dois meses, uma reunião para dali a duas semanas, uma compra para o início de inverno, e assim por diante.

O ritmo frenético do dia a dia exige que pensemos além daquilo que temos a cumprir para a hora. É necessário planejar tudo quanto for possível dentro do que estiver previsto, caso contrário, você poderá ganhar algumas rugas nos dias que vem pela frente.

De acordo com estatísticas, cada hora aproveitada com planejamento faz com que você economize três horas que seriam ocupadas resolvendo problemas de última hora ou encontrando soluções para aquilo que deixou de fazer. Por isso, se você ainda reluta em planejar, achando “pura perda de tempo”, pare de resistir e faça o teste: com certeza irá perceber que tudo funciona melhor quando se sabe exatamente o que está fazendo, por que e como o faz. Essa história de “eu só funciono sob pressão” ou “só consigo fazer as coisas de última hora” até pode trazer algum resultado, mas com planejamento, certamente será melhor e menos estressante.

Mas como planejar corretamente?

Difícil dizer… as realidades são diferentes, os profissionais e a imensa lista de atividades também. Portanto, o planejamento é uma coisa muito particular. Mas algumas dicas são universais – elas sempre funcionam! Portanto, preste atenção:

– Já ouviu aquela velha e conhecida frase “tempo é dinheiro”? Pois é, ela funciona! Tudo que você fizer antecipadamente, vai garantir a você economia. Por isso, sempre antecipe-se. Está com uma viagem programada para setembro? Comece a pesquisar os preços e fazer a compra das passagens o quanto antes! É fato que, se você realizar a compra de passagens aéreas em uma data muito próxima da viagem, ela chegará a custar cerca de 60% mais cara – em alguns casos, até mais! Por isso, planeje! Inscrições para eventos são outro exemplo importante: até determinadas datas, as inscrições custam muito mais barato do que se você deixar para última hora.

– Vai ter reunião? Prepare a pauta com a máxima antecedência. Desta forma, você evitará esquecimentos, e terá tempo suficiente para remodelá-la o quanto for preciso. Se já estiver pronta, o que você fará depois são só retoques. Isto vale também para apresentações, relatórios,  e outros elementos que exigem revisão.

– Prepare-se com relação aos aniversários. è muito deselegante esquecer a data especial das pessoas mais próximas. Tenha uma agenda, ou então programe um alerta no celular para não correr riscos. E o seu aniversário e da sua família? Se você gosta de festas, mas quase sempre chega na data sem dinheiro, faça uma reserva mensal para o evento. Guarde um dinheirinho e não estará desprevenida. Inclusive, essa é uma dica de planejamento que vale para qualquer situação que vá precisar de dinheiro: viagens, festas, eventos, cursos… prepare-se! Planeje com antecedência, e com base na data desejada, planeje um esquema para poder realizar  o que deseja.

– Se você tem dificuldade em se organizar com relação às finanças pessoais, utilize uma planilha do Excel para lançar despesas, recebimentos e datas, ou encontre algum programa na internet que sane suas necessidades. Existem alguns disponíveis online, gratuitos ou com baixas taxas, que podem auxiliá-la e muito com as finanças.

– Planeje todo o seu dia logo cedo. Relembre os compromissos, acerte os horários e cuide para não atrasar nada. Se você começar o seu dia com atrasos, certamente teminará com atrasos também. Por isso, não basta apenas planejar – é preciso cumprir o planejado. Porém, se acontecer algum imprevisto, tenha jogo de cintura e contorne a situação – sem esquecer dos demais compromissos do dia!

Com certeza, você já lembrou de muitas outras formas de planejamento que já utiliza no seu dia a dia e que facilitam sua vida. O importante é sempre adaptar-se, pois as necessidades, compromissos e horários vão mudando, e você é quem saberá a melhor maneira de planejar!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





TAXI

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>