good-sleep-smile

Estamos sempre preocupados com a busca por melhorias, propostas de emprego, como nos apresentarmos para uma entrevista de trabalho, o que dizer, como se vestir… Eis que surge a oportunidade tão esperada: um novo emprego, que vai trazer mais vantagens e um salário melhor que o atual. E agora, como comunicar a saída? Sempre é bom aceitar uma nova oportunidade, mas não esqueça que as antigas merecem seu respeito. Não é porque você está deixando um emprego que não precisa mais se importar com o que está ficando para trás. É preciso ter cuidado – e muito! – desde o momento da comunicação de sua saída até o cumprimento dos últimos dias de atividade na empresa para não prejudicar sua imagem no mercado.

Para facilitar este momento, preparamos algumas dicas que irão ajudá-la a manter a boa imagem cultivada durante o período trabalhado na empresa. Lembre-se de que é sempre bom manter bons laços de relacionamento em todos os ambientes pelos quais você passar, e nesse caso não deve ser diferente. Portanto, fique atenta:

– Uma grande falha de muitos funcionários é deixar para expor toda sua insatisfação com o emprego apenas no momento em que está saindo do cargo. Trabalhou cinco anos na empresa e ninguém jamais soube que você estava insatisfeito com a empresa? Então, deixe que nesses trinta dias continuem sem saber. Lembre-se de que é um encerramento de contrato, e não um rompimento definitivo. Portanto, evite grosserias, ataques pessoais e descarte de vez dizer tudo que pensa mas não teve coragem de tornar público enquanto dependia de seu emprego. Alguma vez já pediram a você o telefone de algum ex-chefe ou ex-colega para referências pessoais? Pois bem, pode acontecer novamente. Assim, é importante manter o bom relacionamento, estabelecendo uma relação de confiança no trabalho e em sua equipe, ainda que nunca mais torne a ver os envolvidos.

– Pedidos de demissão jamais devem ser feitos por e-mail, telefone ou carta. Seu chefe deve ser o primeiro a saber de sua decisão de demitir-se, por isso, comunique a ele numa reunião reservada.E se o chefe estiver viajando? Aí o telefonema é permitido, ou se a viagem não for demorar, procure por seu chefe imediatamente quando o mesmo retornar.

– Nada de largar a empresa imediatamente e deixar todo mundo a ver navios. Negocie uma data de saída, mesmo que o novo serviço esteja requerendo urgência. Abandonar suas tarefas inacabadas pode causar uma péssima impressão, tanto no antigo quanto no novo emprego.

– Procure manter alguém por dentro de suas atividades. Caso já esteja definido seu sucessor, procure orientá-lo e passar as etapas e o andamento do seu trabalho. Caso não tenha um sucessor, deixe tudo com seu chefe ou com alguém da equipe de trabalho. Mostre que está disposta a ajudar na transição, ainda que seja preciso dedicar um tempinho fora do expediente. Desta forma, seu comprometimento com o trabalho será visto – e por que não, valorizado também.

– Mudou de empresa? Agora, nada de falar mal do antigo chefe e da antiga empresa nem  para os antigos nem para os novos colegas. Sua nova equipe de trabalho tenderá a pensar que, se você está falando mal do antigo emprego, poderá fazer o mesmo caso deixe a empresa futuramente.

Viu só? São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e não permitirão que você “queime o filme”. Neste tipo de situação, continuam valendo os princípios de ética sobre os quais já falamos bastante e que devem ser usados nos mais diversos momentos. Ainda está em busca de um emprego? Leia algumas dicas sobre como proceder numa entrevista de emprego e arrase! 

Uma ótima semana de trabalho a todas as secretárias executivas!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





executiva11

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>