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Modelo de ata de reunião de diretoria

Atas, ofícios, requerimentos, convites, são documentos muito utilizados no cotidiano da secretária executiva. Porém, sempre surgem algumas dúvidas quanto à forma de elaborá-los. Atendendo a pedidos, estaremos postando modelos de alguns dos principais documentos de responsabilidade da secretária executiva.

Cabe lembrar que modificações podem ser feitas, de acordo com as necessidades. É importante ressaltar que as assinaturas ao final da ata devem estar imediatamente umas ao lado das outras, sem pular linha nem deixar espaços em branco, separadas por vírgula.

ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA

(razão social)
CNPJ nº (informar)

Em (dia) de (mês) de (ano), na sede da empresa (razão social), inscrita no CNPJ sob o nº (informar) e com IE nº (informar), localizada à (informar endereço), foi realizada a Reunião da Diretoria, que foi presidida pelo presidente (nome), (nacionalidade), (estado Civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), que indicou como secretário o Sr. (nome), (nacionalidade), (estado Civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço).

DA EXPOSIÇÃO INICIAL

A reunião teve início com a apresentação dos balanços financeiros da empresa e apresentação de metas para o próximo semestre, que importam necessariamente na ampliação das atividades produtivas e clientela.

DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO

Após a exposição do presidente foram postas considerações acerca da proposta de abertura de uma nova filial no município de (xxx), cujo foco de vendas será voltado para (xxx), cujos estudos preliminares mostram uma projeção de faturamento na ordem de (xxx) à um custo operacional de (xxx), conforme documento previamente apresentado a todos os diretores.

Na sequencia a referida proposta entrou em discussão, tendo o diretor (nome) tomado a palavra e discorrido acerca da necessidade de aquisição de novos equipamentos para linha de produção, afim de que a nova demanda possa ser suprida.

Deliberou-se sobre o assunto e, após votação, foi aprovada a proposta de ampliação original, sendo que a aquisição de novos equipamentos de produção será viabilizada apenas após a abertura da filial conforme as necessidades que forem apontadas pelos relatórios mensais.

Por fim, a palavra foi concedida àqueles que dela quisessem fazer uso e, não existindo manifestações, o presidente encerrou esta reunião, que foi lavrada na presente ata, lido este instrumento assinam.

(Local), (dia) de (mês) de (ano)

(Nome e assinatura do Presidente)

(Nome e assinatura do Secretário)

(Nome e assinatura de todos os diretores presentes)


18 Comentários para "Modelo de ata de reunião de diretoria"

  1. Helga:

    Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o blog, é uma ferramenta mui útil para “secretária do futuro”

    Sou secretária executiva formada pela UCSAL(Universidade Católica do Salvador) em 2000/02 e estou há muito tempo sem trabalhar nesta área, para ser bem franca, fiz um estágio de 06 meses no gabinete do Delegado Regional do Trabalho no ano em que me formei. Em 2008/02, me formei em Letras com Hab. em Inglês, sou professora de inglês há 9 anos em educação de ensino público, estudantes de todas as idades,… gostaria de saber o que eu preciso fazer para ingressar também na área administrativa como secretária?

    • Regi:

      Olá Helga!
      Ficamos muito contentes em saber que o conteúdo do blog está sendo útil para vocês, secretárias!
      O fato de ser formada em Inglês enriquece muito o seu currículo, pois a secretária executiva que domina uma segunda língua amplia sua área de atuação, conseguindo atingir um público maior. Para ingressar na área administrativa, é interessante que você entre em contato com empresas do ramo, através do envio de um currículo atualizado e bem elaborado (temos um modelo no blog). Esteja também atenta a concursos, pois é muito grande necessidade de profissionais formados em Inglês no mercado.
      Obrigada pela visita ao nosso blog!
      Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir!

  2. FLÁVIA:

    Olá, Secretárias!

    Nossa, amei, esse site tem facilitado muito a minha vida!

    • Boa tarde Flávia… que bom que esta gostando do blog… toda a equipe do Super Secretária fica muito feliz :D

    • Regi:

      Olá Flávia! Ficamos muito felizes em saber que estamos contribuindo para facilitar sua vida!
      Sempre que precisar, solicite nossa ajuda! Faremos o possível para auxiliá-la e sanar suas dúvidas!
      Um beijo e obrigada por visitar nosso blog!

  3. Angela:

    Olá,
    A minha formação acadêmica é em Administração de Empresas, e trabalho no departamento financeiro há 2 anos nesta empresa, o presidente da organização me convidou para trabalhar com ele como Secretária Executiva.
    Gostaria que vocês Super Secretárias me ajudassem passando algumas dicas básicas para este novo começo em minha carreira profissional.
    Tenho acompanahdo este blog todos os dias.

    Grande abraço.

    • Regi:

      Olá Angela! Bem vinda à área! Com certeza você terá muito sucesso!
      Aguarde, ainda essa semana publicaremos uma matéria que com certeza irá ajudá-la no início de sua nova empreitada!
      Beijos e bom final de semana!

    • Parabéns Angela!

      Muito sucesso nessa nova fase… acompanhe diariamente nosso blog que sempre temos dicas importantes!

      Beijos e boa sorte!

  4. Nádia Cristina:

    Ao colocar as reuniões em ordem 1ª, 2ª ,3ª ….. do ano 2010.
    Gostaria de saber se ao mudar de ano as reuniões continuam sendo numeradas na sequência …. 10ª, 11ª reunião de 2011 ou se posso colocar por ano:
    Ex.:
    Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2010
    Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2010
    Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2010

    e depois assim:
    Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2011
    Ata da 2ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2011
    Ata da 3ª Reunião Extraordinária do Departamento de Biologia do ano 2011

    e arquivá-las em pastas diferentes:

    ATAS DE 2010 uma pasta do arquivo
    ATAS DE 2011 outra pasta do arquivo.

    Obrigado pela atenção, desde já agradeço.

    • Olá Nádia, Bom dia!

      Você deve colocar por ano: 1ª reunião de 2010, 1ª reunião de 2011, 1ª reunião de 2012 e assim por diante.
      E sim, arquive em pastas diferentes 2010, 2011 etc. Facilita para encontrar e também fica mais organizado!

      Espero que tenha te ajudado… boa semana!!!

      Beijos ;)

  5. Leonice Alves dos Santos:

    Bom dia,

    Sou formada em Secretário Executivo Bilingue, mas estou desviada da função desde 1999 e agora estou reiniciando na carreira de secretária, gostaria de saber como devo proceder em uma ata se mudou alguma coisa ou se continua o mesmo modelo.
    Favor enviar um modelo de ata para reunião de diretoria.
    Obrigada.

    Leonice

  6. Gostaria de saber se ha normas tecnicas ou legislação que estabeleça procedimento para atas digitadas, como arquivar, a partir de quantas paginas devo encardenar ou se é por exercício de diretoria. O material utilizado na reunião, deve ser arquivado junto com a ata?

  7. Acharia interessante se publicassem um modelo de ata em inglês.

  8. Soocoooorooooooo preciso muito de sua ajuda … fui chamada para trabalha como secretária executiva,, mas não entendo muito do assunto me ajude por favor

    • Complicado. Secretárias executivas passam por (em média) 3 anos de faculdade + cursos extra-curriculares + horas des estágio e, geralmente + um idioma estrangeiro, pelo menos. Não a toa. Passam por isso porque é preciso.
      Se você está sendo contratada como secretária executiva, mas não sabe nem por onde começar… você definitivamente está numa roubada! A secretária executiva é uma engrenagem extremamente importante da empresa; é a dedicação e o talento dela que garante que tudo ao redor funcione, para que os outros talentos possam brilhar com tranquilidade também. Olhando de fora, pode parece fácil. Mas uma secretária pode afundar ou contribuir de forma extremamente positiva para projetos.

      Meu conselho é que você, em primeiro lugar, seja totalmente franca com seu empregador. Uma boa secretária deve estabelecer uma relação de confiança com os executivos que assessora a qualquer custo.
      Em segundo lugar, procure um curso superior de secretariado executivo para resolver de forma definitiva seu problema. Porém, claro, isso só fará efeito a longo prazo.
      Para resolver seu problema a curto prazo, você pode fazer um curso técnico de secretariado. Existem alguns de 12 horas, 40 horas… já vai te dar as noções básicas necessárias para secretariar.
      Para aprimorar seus conhecimentos e resolver o problema a médio prazo, leia. Leia muito. Além do nosso blog, existem outros bons blogs de secretariado na internet. Complemente com a leitura de livros como Super Secretária, Vença com a Mídia, O Monge e o Executivo, etc. São todos livros bem acessíveis e com conteúdo que vai te ajudar muito.
      Você vai precisar de muita dedicação. Mas com calma e muito trabalho, dará tudo certo.
      Boa sorte!

  9. Ivanilson, o correto é eficaz!!

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