viagem

O mundo é grande e os negócios não têm fronteiras.  Seja para os negócios, seja para suas merecidas férias, o Super Secretária Executiva vai te dar uma forcinha para entender como funciona o processo de obtenção de vistos para viagens ao exterior.

Para isso entrevistamos Kethlen Cristina Michelotto. Ela é turismóloga formada pela UNISUL, de Florianópolis-SC, onde reside e trabalha como operadora no setor de vistos consulares. Já ajudou dezenas de pessoas a realizar suas viagens internacionais, além das próprias. Seu e-mail  para contato é o kethlen.michelotto@yahoo.com.br.

Super Secretária Executiva: Kethlen, para quem nunca viajou, precisa viajar ao exterior, mas não sabe nem por onde começar! Qual é o primeiro passo? A quem deve procurar?

Kethlen: Bem, atualmente as pessoas podem encontrar muita informação na internet. Mas meu conselho para conseguir boas dicas que estejam exatamente de acordo com o que a pessoa está buscando e poder viajar com uma maior segurança, é que procure uma agência de viagens! Se possível umas 3, e verifique qual delas atende melhor aos seus desejos e necessidades com preços justos.

O agente de viagens verificará os procedimentos necessários para a obtenção de visto no país que você deseja visitar.

Normalmente a pessoa já sabe que países gostaria de conhecer. Se nao souber, acho importante que se informe antes de procurar a agência, pra não deixar o agente de viagens louco .

SSE: A interferência de uma agência pode acelerar a obtenção do visto… ou é o contrário? Pergunto porque nas empresas os executivos podem precisar visitar uma empresa do exterior em um curto período de tempo, nos EUA, por exemplo….

Kethlen: A agência pode acelerar o processo por conhecer a maneira de trabalhar de cada consulado e os sistemas de cada um. Ao contrário do que muitas vezes se conclui pela facilidade na obtenção de vistos, agências/operadoras/despachantes não são casas que empregam milagreiros . Damos jeitinho sempre que possível e tentamos ser rápidos e agir de acordo com as exigências do consulado desde o princípio para ser rápido, porém ninguém tem o poder de apressar um oficial consular a assinar o visto. Ele vai conceder o visto quando/se lhe for possível.

Algumas agências com funcionários diferentes, estes sim, podem atrasar um visto. Preste atenção no profissionalismo do seu agente de viagens!

Existem países que oferecem taxa de urgência para obter visto, como a China, por exemplo.

No caso dos EUA, como é preciso fazer entrevista, complica um pouco mais. Pois só oferecem entrevista urgente em casos extremos, como de morte.

Já tive uma cliente que pediu urgência para ir ver o neto, que estava a beira da morte nos EUA, e o Consulado negou. Portanto, nada é garantido.

No caso da China você paga mais e simplesmente consegue o visto até no mesmo dia.

Outra diferença que faz com que o passageiro procure a agência de viagens é o fato de que, sem uma agência, pode ser necessário dirigir-se ao consulado (normalmente em outra cidade), enviar documentos,  pagar taxas… enfim! Os gastos e a incomodação podem tornar-se muito maiores do que quando uma agência é envolvida.

SSE: Mas toda essa comodidade tem um custo… certo? Quanto mais caro pode ser tirar um visto em uma agência?

Kethlen: Sim, alguns vistos ficam mais caros para o passageiro se ele procurar a agência. Porém, ele correrá menor risco de ter um visto negado, coisa que é mais comum do que se pensa. Mas em outros casos chega a ficar mais barato.

Muitos dos clientes que nos procuram, chegam dizendo que tiveram visto negado, que gastaram com isso e aquilo, mas deixaram de fazer alguma coisinha que era muito importante. Esses detalhezinhos são difíceis de descobrir. Mas o agente sabe de todos eles!

O lucro da agência varia muito, mas vou dar o exemplo do visto EUA…

Para fazer um visto dos EUA é necessário basicamente:

  • pagar taxa de agendamento da entrevista . Sem conhecer o sistema, pode ser bastante complicado. A pessoa pode fazer algo errado ou ainda gastar mais do que o necessário. Na agência o cliente será informado de como isso será agendado. Marido e mulher,  por exemplo, podem ser agendados juntos pagando uma taxa só, entre outros detalhezinhos que fazem toda a diferença. Essa taxa é de R$ 38,00.
  • pagar taxa consular. Se o cliente não morar em uma cidade que possua banco Citibank, precisará viajar para pagar. Isso implica em gastos muito maiores do que implicaria pedir para o agente de viagens da sua cidade, que iria atrás disso para você. Essa taxa é de U$$ 140.

Sempre depende do caso, mas os gastos em geral são estes.

O visto americano em uma agência costuma custar, podendo variar, cerca de R$ 600,00.

Porém, o trabalho que o agente de viagens presta muda muito as chances do visto do cliente ser concedido, pois como conhecedor dos sistemas de envio de formulário para o consulado, de agendamento, e a forma de trabalhar do consulado, ele pode orientar o cliente com relação a toda documentação, que é muito importante levar na entrevista.

Sem a documentação correta, do jeito que eles querem, o visto certamente será negado.

Estimo que 95% das pessoas que tem visto negado fez tudo sozinho, sem ter noção das exigências dos consulados, ou então não seguiu as orientações dos seus agentes de viagem.

SSE: Então é lenda a história de que a concessão do visto depende muito do humor do oficial consular?

Kethlen: Olha, de fato!  Qualquer oficial consular tem o direito de negar o visto pra quem quiser. Porém, o trabalho deles é verificar se sua situação está de acordo coam as regas, apenas isto.

Às vezes o cliente não orientado chega para a entrevista dos EUA, por exemplo, e age de maneira errada. Muitas vezes não entende muito o porquê dessa “chatice” toda. Mas o motivo é simples: os países não querem ninguém imigrando ilegalmente.

A atitude de quem chega lá com jeito de quem não admite passar por todo esse processo para conseguir o visto, é considerada por eles como uma ofensa. Temos que pensar que estamos pedindo a permissão de entrar no país deles. Eles têm todo direito de fazer suas exigências. O passageiro, se quiser viajar, precisa respeitar as regras deles.

O simples fato de chegar para entrevista sem humildade, ou então, ainda ter jeito de má pessoa… esse tipo de coisa… pode, sim, influenciar muito!

Eles analisam, sim, a pessoa da cabeça aos pés! Da sua profissão até o seu extrato bancário.

Qualquer impressão ruim pode acabar em visto negado.

Passageiros desorientados podem chegar lá  sem os documentos necessários. O consulado encara como ofensa que a pessoa não tenha sequer se informado a respeito da documentação necessária.

SSE: Quanto desse processo precisa ser feito pessoalmente? Uma parte desse processo pode ser feito pela secretária de um executivo, por exemplo?

Kethlen: A secretária pode pegar as explicações detalhadas de cada visto com o agente de viagens e passá-las ao executivo.

Ele precisará juntar sua própria documentação pessoal, a menos que a secretária tenha acesso a ela.

Ela pode conferir e resolver dúvidas com o agente de viagens. O agente a orientará sobre a melhor maneira de executar a sua parte e enviará ao consulado, amenizando muito o trabalho da secretária.

Só pra esclarecer… no caso dos EUA, sobre a urgência, algumas agências oferecem serviço de taxa de urgência. Porem, não deve ser confundido com o serviço de taxa de urgência da China, por exemplo, que é paga direto ao consulado.

Na taxa dos EUA, o cliente paga ao agente de viagens para que ele tenha o trabalho de ficar constantemente procurando brechas de agenda no sistema do consulado (geralmente criadas por desistências), adiantando sua entrevista. Mas é óbvio que o sucesso destes casos não pode ser garantido.

O executivo provavelmente conseguirá a data necessária, usando este tipo de taxa, pois algumas empresas chegam a ter funcionários 24 horas trabalhando em cima disso. Mas é importante entender que se está pagando pelo serviço do agente, não pela garantia da data. Somente o consulado tem o poder de abrir uma data que já estava fechada. O trabalho do agente é conseguir ser o primeiro do Brasil a pegar a vaga.

SSE: Bem… parece muito claro que a agência aumenta em muito a chance de sucesso na obtenção dos vistos. Mas, objetivamente, como podemos diferenciar as boas agências das outras?

Kethlen: Como falei, aconselho que se procure umas 3 agências diferentes e preste atenção nos detalhes.

  • Veja quanto são atenciosos contigo;
  • Preste atenção nos serviços que eles oferecem, pois muitas empresas passam preços bem baixos, mas depois o cliente descobre (ou não) que ainda faltava, por exemplo, pagar a taxa consular(!!);
  • Verifique também se um valor não é absurdamente maior que o outro. Quando você paga bem por um bom serviço, sai no lucro. Mas pode acontecer de pagar muito mais por um serviço ruim ou igual.

A credibilidade de uma agência no mercado ajuda o cliente a selecionar. Mas, mesmo assim, sempre aconselho que se procure mais de um lugar antes de fazer o visto.

O agente de viagens precisa ser compreensivo com cada caso, entender o que o cliente quer e ser sincera com ele. Isso também é importante. Desconfie de um agente de viagens que só diz que tudo vai dar certo.

Mas vale lembrar que o agente de viagens serve para dizer ao cliente tudo que precisa ser feito para que as coisas saiam bem! Mas cabe ao cliente fazer ou não.

SSE: Suas informações foram super importantes para nós! Agradecemos por tornar nosso trabalho mais fácil e nossos vôos possíveis. =] Obrigada e bons vistos pra você ;)

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





draft_lens2351218module98460431photo_1272808384Quality_Wallpaper_Nice_On
apresen.1

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>