Estar à frente de cargos prestigiados, ganhar mais de 14 mil reais por mês e se sentir realizada na vida pessoal e profissional. Este é o perfil das executivas mais poderosas das grandes empresas do Brasil.
Inspire-se nestas executivas para decolar na carreira. Elas sabem conciliar trabalho e lazer.
Entre as executivas entrevistadas, mais da metade se considera realizada na vida pessoal e profissional. As mais felizes são as casadas – 86% dizem estar realizadas. Em seguida aparecem as solteiras, com 81%, e depois as separadas que somam 78%.
Elas trabalham duro:
Apesar da maioria se dizer satisfeita com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o trabalho é encarado com seriedade e elas estão dispostas a abrir mão de muitas coisas em nome do sucesso. Prova disto é que 59% das entrevistadas trabalhariam em finais de semana e feriados, enquanto 55% deixariam de estar com os amigos e 45% de ter férias.
Por outro lado, apenas 19% delas abririam mão de lado sua liberdade, enquanto 22% deixariam de estar com a família ou cuidar da saúde. E a vida matrimonial não fica distante: apenas 29% das executivas preferem o trabalho ao casamento ou um relacionamento sério.
Os dados mostram que, mesmo com foco na profissão, quando se trata de família ou amor, muitas executivas não estão dispostas a fazer concessões.
Onde as executivas gastam mais dinheiro?
Os dados sobre gastos mensais mostram hábitos de consumo bem distribuídos entre necessidades diárias e planos para o futuro. A maioria das despesas está relacionada com a casa, com 29% do total, seguido de família, com 26%, e gastos pessoais, com 20%.
Já os investimentos financeiros tomam, em média, 25% do orçamento das executivas, o que demonstra precaução e planejamento em relação ao futuro.
Dicas de uma executiva de (muito) sucesso:
A administradora de empresas Suzan Rivetti, 52 anos, tornou-se a primeira presidente mulher da filial da Johnson & Johnson no Brasil, à frente da unidade de consumo. Ela conta a seguir algumas das suas estratégias para chegar ao topo.
1. Busque sempre o melhor
Nunca estou satisfeita, sempre acho que deveria estar fazendo mais, melhor ou diferente.
2. Tenha um ou mais mentores
A primeira pessoa que me inspirei foi meu pai. Todo dia ele almoçava em casa e contava histórias de trabalho. Sua satisfação me inspirava.
3. Preste atenção nos outros
As pessoas são a maior fonte de aprendizado. Adoro ouvi-las. O líder que acha que sabe tudo, que tem todas as respostas, perde oportunidade de ser um profissional melhor.