assedio moral

O assédio moral é uma das piores coisas que ocorrem no ambiente de trabalho. A secretária por ser um profissional que esta disponível o tempo todo para toda a empresa é um dos alvos mais fáceis neste caso.

Os chefes que assediam moralmente seus subordinados são pessoas inseguras, autoritárias, despreparadas que usam do seu cargo de superior para cometer o uso de poder. E acredite, isso acontece e muito.

Uma pesquisa feita por Margarida Barreto com mais de 60 mil empregados, mostra que mais de 10 mil já foram ou são vitimas do assédio moral.

Mas afinal, o que é assédio moral?

O assédio moral acontece quando chefes usam de seu poder para humilhar de diversas formas seus funcionários. Mas isso não ocorre somente com os chefes, mas também com colegas de trabalho.

As vítimas na maioria dos casos sofrem humilhação e constrangimento.

Mas como saber se o seu chefe esta passando dos limites?

Verifique se eles fazem críticas injustas de algum trabalho que você sabe que executou bem. Ridicularizam e rebaixam diante de todos. Falam mal de você e invadem sua vida particular através de boatos maldosos. Ameaçam de uma forma ou de outra com gestos e olhares. Ignoram qualquer forma de comunicação, isolando-se de forma que você não consegue conversar sobre o seu trabalho.

Muitas pessoas costumam ridicularizar colegas de trabalho. Um exemplo: “você nunca consegue fazer nada direito.” Como assim? Se você realmente não consegue fazer nada direito então nem deveria estar empregado. Não é mesmo? Isso mostra que as coisas não são bem assim. O pior acontece quando pessoas e chefes desse tipo fazem esses comentários na frente de clientes ou qualquer outra pessoa. Vai dizer que você nunca se deparou com uma situação dessas? Eu já e é bem desagradável, tanto para quem esta vendo e ouvindo tanto para a pessoa que esta sofrendo do assédio moral.

O assédio moral não é um acaso isolado, ele deve ocorrer durante um tempo.

As pessoas que sofrem com isso acabam perdendo o respeito, a auto-estima e precisa pedir em muitos casos ajuda de profissionais para conseguir voltar a se sentir importante, responsável, confiante.

Nos casos mais graves, a vítima deve procurar sindicatos, advogados e relatar o ocorrido. Isso pode resultar em um processo contra a empresa e a vítima ganhar uma indenização pelos danos sofridos psicologicamente.

Mas claro que antes disso tudo, você super secretária executiva, deve sempre tentar resolver de uma forma harmoniosa, conversando com as partes envolvidas. Manter a calma nessas horas também é necessário.

Você secretária, por ser o alvo fácil desse tipo de agressão, em muitos casos precisa se impor, mostrar seu potencial, falando sempre educadamente mesmo que seu chefe ou colegas de trabalho estejam errados. Mas por outro lado, precisa aceitar as críticas quando realmente seu trabalho não estiver de acordo com o exigido.  Através das críticas é possível e muito crescer na carreira. Mas claro que para todas as críticas a um limite, não podemos confundir críticas com humilhação e ridicularização.

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





Confiança

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>