Quem nunca questionou o próprio relacionamento com o chefe? Por vezes, parece que estamos sendo formais demais e pecando pelo excesso; outras, a impressão é de que estamos sendo excessivamente “íntimos”, criando um clima propício para que profissional e pessoal se confundam e a carga de serviço triplique.
É difícil dizer qual o grau correto de intimidade com seu(a) chefe. Até mesmo porque um caso é diferente do outro, e nem sempre a mesma regra funciona para todos. A professora do curso de Secretariado Executivo Josiane Fidélis dá algumas dicas sobre como proceder com relação ao seu chefe:
Como agir com meu chefe?
Existem algumas regras de comportamento que sempre caem bem em qualquer situação. Quando tratamos de atender nosso chefe, não poderia ser diferente. Nunca é demais lembrar que “cliente” satisfeito é a base de sucesso profissional, um dos pilares que farão a diferença em seu histórico dentro da empresa.
O seu chefe é sim seu cliente, assim como os demais funcionários que fazem parte da empresa. Importa recordar que para satisfazer atendendo, não requer priorizar as atenções sobre o seu superior. Ao contrário do que muitos pensam, é visível quando um profissional busca colaborar, ser prestativo, ou quando apenas está disposto a “ puxar o saco do chefe”, perdendo tempo e esforços pessoais com algo que não lhe trará o reconhecimento merecido.
Precisamos pensar o que desejamos para nossas vidas: um espaço que nos faça crescer, uma oportunidade para mostrar toda nossa competência ou apenas um lugar para me “encostar” profissionalmente?
Se a resposta for: mostrar competência profissional, logo adular o chefe não é a saída, até mesmo porque esse tipo de atitude poderá lhe trazer mais danos do que louvores. Um colaborador com visão entende que, assim como o tempo passa, a empresa cresce, funcionários são contratados e demitidos; portanto, manter ética e etiqueta profissional permitirá por consequente construir uma imagem pessoal na empresa (marketing pessoal), o qual sustentará sua posição, abrirá portas de grandes indicações e trará o seu reconhecimento enquanto profissional.
Não confunda ser “legal”, com ser competente, e fique atenta, seu chefe sabe quais são os funcionários que fazem a diferença para a empresa, afinal são eles que rendem lucros financeiros!
A equipe do Super Secretária Executiva agradece à Josiane pelas excelentes dicas!
Ressaltamos, ainda, que chefe é sempre chefe. Portanto, se necessário, engula a seco, mas não responda jamais sem pensar duas, três vezes. Na discordância, procure sempre obter e trabalhar opiniões coletivas, e não somente as individuais. Saiba que é um desafio, mas a consistência do que você diz e sua integridade podem ajudá-la a superar!
Aproveite e faça a diferença, secretária!