executiva

Os primeiros dias em uma nova empresa geralmente são os mais difíceis.

A última coisa que você quer é começar deixando uma má impressão. Suas expectativas estão a mil e sua sede por sucesso parece querer que você grite e saia resolvendo todas as tarefas logo, de uma vez.

Por outro lado, existe todo um mundo a conhecer! Pessoas, processos, clientes, objetivos… a linha entre um ambiente de sonho e um ambiente hostil é super tênue.

É normal estranharmos tudo o que é novo, ainda mais se for uma coisa tão importante quanto seu emprego. Muito da sua felicidade, não apenas profissional, mas pessoal, depende disso. É mesmo difícil sair da nossa zona de conforto e se arriscar em novas aventuras.

Todo mundo, secretário ou não, passa um pouco por isso. Algumas pessoas nascem agraciadas com certa desenvoltura e encaram isso com mais naturalidade… Se você, como a maioria de nós, não tem essa sorte toda, anote aí as dicas! Você vai precisar delas quando mudar praquele super emprego que está esperando por você em algum site de empregos por aí. Você vai arrasar já no primeiro dia!

– Mantenha a calma: não demonstre que está nervosa. Respire fundo (isso ajuda muito de verdade) e tenha em mente que você foi escolhida por um selecionador que sabe o que está fazendo e não apostaria em você se desconfiasse do seu potencial.

– A hora de apresentar-se: você deve apresentar-se para todos da empresa.  Se não for o caso (como em empresas muito grandes), precisará conhecer pelo menos alguns mais próximos. Um bom dia e um aperto de mão esta ótimo. Nada de beijos e abraços, afinal, ali é um ambiente profissional.
Nada de aperto de mão mole! Esse tipo de aperto de mão pode fazer parecer que você é insossa, mole mesmo.
Nada de fazer força! Isso é mais comum entre homens, mas é muito desagradável apertar a mão de alguém que parece que vai quebrar ou expremer sua mão pra ver se sai suco.
A regra é simples…olhe nos olhos de quem for cumprimentar e aperte a sua mão com firmeza, sem precisar fazer força e sem ser molenga. Seja breve e demonstre entusiasmo. Isso fará um bem para a sua imagem que você não faz idéia. Invista nisso.

– Procure informar-se sobre os processos da empresa: quem estiver por dentro dos processos e regras da empresa, com certeza vai se adaptar a ela mais rapidamente.

Procure adaptar-se à cultura institucional. É importante ser inovador e ter visão de negócio… mas a grosso modo, é você que se adapta a empresa, não ela a você.

Antes de iniciar em seu novo emprego, procure informações sobre a empresa. Leia o que puder em locais como redes sociais e até o site oficial da empresa. Uma pesquisa rápida pode lhe render informações preciosas!

– Atenção nas tarefas: ao receber as informações de suas tarefas, anote-as. Quando pintar aquela dúvida você pode consultar suas anotações. Aqui a Regi fala um pouco sobre as funções mais comuns da secretaria executiva. Mas pergunte de forma clara o que a empresa espera de você. Postura, resultados esperados, atividades e responsabilidades… esta é a hora de entender exatamente o seu papel dentro da instituição.  Pergunte até entender tudo com clareza.

– Cuidado com picuinhas e fofocas: pode acontecer de alguns colegas falarem mal de outros. Cuidado com a armadilha! Não tome posição alguma, fique apenas escutando.  Além de não ser profissional, isso pode lhe render uma imagem negativa logo cedo. Nessa hora o ditado  “temos dois ouvidos para escutar e somente uma boca para falar” vale. Escute mais e fale menos.

– Não fale mal da empresa anterior: ninguém precisa saber como era ou o que houve no seu antigo emprego. Falar mal da empresa pode parecer antiético. Ética é fundamental para quem deseja crescer profissionalmente.

Pronto. Com essas dicas você consegue transformar um primeiro dia em um suuuper primeiro dia. Vai lá sem medo e arrase, super!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





  1. Bru says:

    Estou adorando tudo aqui!
    Pretendo fazer faculdade de secretariado, por enquanto faço técnico em Adm e estou estagiando como secretária/recepcionista de uma empresa, o diretor disse que se eu souber conquistar meu espaço posso ser secretaria dele.
    Eu quero muito, mas me sinto perdida, parece que da tudo errado e eu fico nervosa, hoje por exemplo escutei a moça do financeiro falando para o meu chefe que eu estava toda perdida e que ela teria que me ajudar.
    As vezes eu sinto vontade de sair correndo de la.

    • Michele says:

      Olá Bru,

      Ficamos contentes em saber que esta gostando dos conteúdos. Fique a vontade para tirar dúvidas e sugerir temas novos, ok?
      Calma Bru, no ínicio é assim mesmo, ainda mais quando não se tem muita experiência na função. É seu primeiro emprego? Já trabalhou como secretária antes?
      Você tem tudo o que precisa para ser super no seu emprego, que é a oportunidade. Aproveite muito e conquiste seu espaço. Mas isso é aos poucos, ok?
      Veja onde você tem maior dificuldades e tente estudar sobre isso, converse com pessoas mais experientes para lhe ajudarem. Se precisar, pode contar comigo que terei o maior prazer… Seja sincera com seu chefe, diga que tem dificuldades mas que fará de tudo para conquistar o cargo, tenho certeza que ele vai entender e vai gostar da sua sinceridade.
      Mas é preciso sempre manter a calma tá? Nervosismo acaba atrapalhando e muito…

      Beijos e boa sorte! ;)

  2. Lê. says:

    Bom dia.

    Adorei o site, há muitas dicas.

    Sou formada em Secretariado Executivo Bilíngue, e estou começando agora a função de secretária, estou gostando muito, a empresa é ótima, principalmente meu diretor.
    Estou alguns meses só na empresa e sou secretária ainda de primeira viagem. Algumas coisas me deixam em cima do muro.
    Meu chefe nunca teve secretária e eu nunca fui secretária.
    Isso dificulta um pouco, pois um espera a posição do outro.
    Alguém tem uma dica como posso resolver isso da melhor forma, pois quero aprender e ao mesmo tempo mostrar meu trabalho. Pois às vezes sinto-me ociosa e isso não combina com Secretária.

    Atenciosamente.

    • Michele says:

      Olá Lê,

      Parabéns, esta numa ótima profissão :D
      Como seu chefe nunca teve uma secretária, fica até mais fácil para você, pois qualquer coisa que fizer pode surpreendê-lo, não é mesmo?
      Aqui no blog temos muitas dicas que você pode adotar, como por exemplo, a agenda no google, planilha para controle financeiro, entre tantas outras coisas mais.
      Fique a vontade para entrar em contato comigo sempre que precisar. Terei o maior prazer em lhe ajudar no que for possível.
      Uma dica: Não espere ele falar o que quer, como quer… tenha sempre a iniciativa, isso costuma surpreender os nossos diretores.
      Quando ele delegar uma atividade a você, pergunte tudo o que precisar e não tenha vergonha jamais de perguntar novamente caso tenha dúvidas.
      Fique a vontade para sugerir temas, ok?

      Uma ótima semana e sucesso!
      Tenho certeza que você já esta arrasando nesta nova etapa da sua vida!
      Beijos ;)

  3. solange says:

    Bom dia!
    estou cursando serviço social mas eu estou estagiando em uma empresa de tecnologia da informação, me candidatei a vaga de secretaria e auxiliar administrativo e posso ate ser efetivada e uma empresa nova,no primeiro dia de trabalho o diretor não me passou quase nada pois ele falou e conforme as necessidades deles, pois a empresa esta começando agora. e ele nunca pede nada, na maiorias da vezes eu fico sem fazer nada. o que fazer numa hora dessa, pois quero ser efetiva, me tira do sufoco e ate já usei algumas dicas do seu site eles já tem agenda tenho arquivos planilhas.ate dei algumas dicas sobre a arrumação do escritório etc.

    • Michele says:

      Olá Solange,

      Que bom que já usou algumas dicas que demos aqui, tem bastante coisa que você pode utilizar.
      Olha, pelo que me disse a empresa esta começando agora né? Então é natural que seu fluxo de trabalho não seja muito grande também.
      Tenha paciência que logo logo as coisas devem melhorar.
      Fique antenada a dicas que você possa vir a usar, é importante ter essa visão e vontade, ok?

      Boa sorte nessa nova etapa!

      Beijos um ótimo final de semana ;)

  4. cintia says:

    oi me chamo cintia,estou no meu primeiro trabalho como secretaria estou ansiosa tenho medo de erar porem quero surpreeder meu chefe dando o melho de mim porque todos os documentos passa por mim,eu nao tenho spriecia com secretaria como devo agir.

    • Michele says:

      Olá Cintia,
      Temos muitos posts aqui no blog que podem te ajudar, dê uma olhadinha, tenho certeza que iram te enriquecer.
      Uma super dica para surpreender o seu chefe é ser proativa, ter vontade, buscar melhoria sempre!
      Sucesso sempre!
      Beijos e uma ótima semana ;)

  5. Hav. says:

    Olá Michele,

    Estou começando como SECRETÀRIA à uma semana, e nunca tive experiência nesta área antes. O local é ótimo, as pessoas também, mas estou me sentindo como uma criança que se perde de sua mãe e não sabe onde ela está. O meu papel como secretária aqui é muito importante, são vários regimentos que depende de mim, muitas coisas para eu poder armazenar e reuniões que eu tenho que convocar. A minha vontade é de sair correndo de tudo isso, mas pelo contrário eu sou capaz e quero demonstrar isso, você pode me dar alguma dica de qual a melhor forma de agir para surpreender minha chefe que é bastamente rigorosa ?
    Abraços!!!
    Atenciosamente

    • Michele says:

      Olá,
      Parabéns pelo emprego novo e pela escolha. Secretariar exige muita dedicação.
      Como eu disse no post, também troquei de emprego recentemente e sei exatamente o que você esta passando. Todo mundo passa por isso nos primeiros dias, não se preocupe.
      No início você precisa absorver o máximo possível de informação, pra poder pegar o jeitinho logo…
      De começo, não tem outro jeito a não ser ter paciência, por mais que você queira sair logo fazendo o seu trabalho… você precisa aprender o método da empresa.
      Você esta no tempo de adaptação… depois disso você começa a desenvolver seu trabalho, a detectar os problemas, a buscar as soluções e então a surpreender!!!!
      Tenho certeza que você vai arrasar =)
      Boa sorte e conte comigo para o que precisar!!
      Super beijos ;)

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>