Nada de aguardar que a empresa descubra a jóia de profissional que você é. Confira essas 7 dicas para ser reconhecida no trabalho:

Vender-se melhor: divulgue seus feitos, sem parecer arrogante. Se não contou que tem interesse em trabalhar em outra área na empresa, não poderá reclamar se a empresa contratar alguém de fora.

Não depender dos outros: ”Não se pode esperar elogios 24 horas por dia. O reconhecimento é importante, mas não incondicional para produzir bem”, fala Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo. E seguir em frente apenas com estímulo de terceiros é sinal de insegurança. Mais: o chefe pode valorizá-la de outra maneira que não seja elogio. ”As tarefas delegadas a você e a liberdade que conquistou são formas de reconhecimento”, sugere Andréa Sanches.

Cultivar amor pelo trabalho: Participar de dinâmicas de motivação promovidas pela empresa não surte efeito se você não tem paixão pelo que faz. Essa é a mola para produzir melhor e encantar os outros com seus resultados. ”Eu jamais reconheceria alguém que fica sentada o dia todo em sua mesa esperando que o trabalho apareça”, avisa Priya Patel, diretora de marketing da Unilever. ”O profissional valorizado deve esbanjar proatividade.”

Ficar longe de gente desanimada: Sabe aquela colega que só reclama, faz fofoca, se sente a mais injustiçada das criaturas? Nunca será reconhecida. E, se você se deixar influenciar por ela, também não. ”Pessoas resistentes e pessimistas minam o desempenho da equipe, quando deveriam ajudar a manter um bom clima de trabalho”, avalia Roberta Morelli, diretora da Del Valle.

Investir em aprimoramento: Este exercício não é fácil, mas necessário: avaliar se você é imprescindível para o grupo ou se superestima. ”Alguns profissionais têm dificuldade de fazer autocrítica e perceber que precisam ser melhores para conquistar reconhecimento”, comenta Andréa Sanches. Uma maneira é comparando seus resultados práticos com os de colegas. Se eles foram mais brilhantes (mesmo com menos experiência ou tempo de casa), é hora de se reciclar.

Pedir feedback: Numa hora mais tranqüila, chame seu chefe para um café e diga que gostaria de saber como ele avalia seu trabalho, o que sugere para o seu aprimoramento e como enxerga o seu futuro na empresa. ”Lembre-o das ações que desenvolveu nos últimos tempos e que renderam bons frutos”, explica Roberta Morelli.

Mudar de empresa: Você tomou todas as iniciativas acima e continua infeliz no trabalho? Hora de buscar novas oportunidades. Atitude da produtora Priscila, de 28 anos: ”A companhia era pequena e não tinha mais o que me oferecer. Promoção? Só se fosse para a cadeira do meu diretor, o que dificilmente aconteceria. Um aumento me deixaria satisfeita por no máximo seis meses. Então, parti para outra. Trabalho em uma nova área e me sinto mais recompensada. ”

Fonte: www.mdemulher.abril.com.br

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





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