students

A faculdade que você cursa não será o fator mais importante para determinar o seu sucesso profissional, #fato. Na minha opinião, o fator mais importante, é a vontade de vencer. Mas, também #fato,  formar-se em uma boa instituição vai encurtar o seu caminho até o sucesso.

Boas faculdades preocupam-se em colocar o aluno em contato com o mercado de trabalho, apresentam-lhe tecnologias de ponta, geralmente têm uma grade curricular sempre atualizada e cuidadosamente escolhida, promovem contato entre alunos e empregadores, etc…

Estudando em uma instituição pior, você terá que fazer tudo isso por sua própria conta, tirando o investimento do seu bolso. Às vezes, uma faculdade ruim só serve para lhe fornecer o diploma. Às vezes, o barato sai bem caro!

Ok… nada de novo! Mas e… como escolher a instituição onde vou cursar Secretariado Executivo?

Essa é uma das perguntas que mais chegam até o Super Secretária Executiva… e é uma das mais difíceis de responder, porque raramente temos contato com faculdades de fora de Curitiba, onde moramos. Nem sempre a fama de uma grande instituição vai garantir a qualidade do curso.

Uma maneira razoavelmente segura de conseguir referências sobre o curso e a instituição, é tomar como base as notas que o MEC dá para elas. O site http://emec.mec.gov.br/ disponibiliza uma ferramenta de pesquisa para o público.

Não espere muito! A verdade é que a ferramenta é limitadíssima! Mas, tranquilamente, é possível conseguir as informações desejadas.

Pelos testes que eu fiz, posso dizer que a forma mais fácil de se pesquisar, é indo na aba “consulta avançada”, selecionando o item “curso”  e escrevendo “Secretariado Executivo” no campo aberto.

Você pode incrementar a busca por UF, cidade, a distância, etc…

No resultado da pesquisa, existem 4 informações bastante importantes:

  • situação: por motivos óbvios, ignore aqueles que não forem “Em atividade”;
  • enade: aponta o resultado dos alunos desse curso em uma prova aplicada em todo o país;
  • cpc: calcula as notas do enade, mas também considera número de professores, mestres, doutores, recursos didático-pedagógicos, infra-estrutura, etc.
  • cc: é o Conceito do Curso; é dada por avaliadores do MEC que visitam pessoalmente a instituição, a fim de avaliar com mais cuidado as condições de ensino da instituição e a qualidade do curso.

As notas variam de 1 a 5, sendo 5 a mais alta…. e quanto mais alta, mais super!

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





klout
31_7D8A2102A_KM image
  1. Juliana says:

    Olá,
    Parabéns pelo Blog!

    Trabalho atualmente como secretária executiva em uma concessionária mas não sou formada em secretariado. Adoro o que faço! Mas às vezes fico insegura. Por exemplo, o ambiente é bem informal, todos da administração ficam juntos em um mesmo espaço. Mesmo assim tenho que usar trajes sociais? Tento estar sempre bem vestida, mas às vezes uso jeans e sapatos baixos.Vocês poderiam me indicar um curso rápido e gabaritado de secretariado?

    Obrigada!

    • Michele says:

      Olá Juliana,
      Não é uma regra que a secretária use roupas formais. Você precisa adequar-se conforme a empresa.
      Se é um ambiente mais informal, você pode ir assim também.
      Uma camisa, calça jeans, sapato… que tal?

      Sobre o curso, você quer bacharelado ou um fórum, coisa assim?

      Tenha um ótimo dia superlete!
      Beijos ;)

    • Michele says:

      Olá Monique,
      Eu me formei pela Uninter/Facinter no curso de bacharelado e indico sim. =D
      Ele é um dos melhores na avaliação do Enade.
      Você vai fazer o bacharelado ou a distância?
      Beijos e uma ótima semana! ;)

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>