gentileza

Os indispensáveis “bom dia”, “por favor” e “obrigada”, conquistam mais do que simpatia.
Quem nunca ouviu dizer que gentileza gera gentileza?

Falar palavrão, gritar, humilhar, bater… tudo isso é démodé, super last week ou simplesmente… fora de moda!
Embora, infelizmente, ainda aconteça em muitas empresas, esse comportamento não combina com os rumos que o mercado de trabalho vem tomando. É importante ser agressivo ao inovar, ao perseguir metas, mas no que toca a questão do relacionamento interpessoal, é importante ser cordial e conquistar seus colegas pelo respeito, ao invés do medo.

A diferença é quem lhe teme, vai agir conforme suas instruções na sua frente. Na primeira oportunidade, lhe desrespeitará, caçoará e fará o que pode para lhe puxar o tapete.
Quem lhe respeita, vai trabalhar integrado com você. E não porque precisa, mas porque confia em você e naquilo que você traz consigo. O retorno é, com certeza, muito melhor.

O mercado vem colocando bons olhos em mulheres que conhecem etiqueta e trazem para dentro do escritório sua feminilidade em coisas como graça, leveza e gentileza.

Acha que isso tudo é coisa de mulherzinha? Pois sim, é. De mulherzinha poderosa! Aquela que chega aonde quer chegar.

A revista Você S/A recentemente publicou a história de uma mulher que, no século XIX, precisou se passar por homem para conseguir um emprego em um hotel. Outra para conseguir sobreviver em um mundo dominado por homens, passou-se pelo falecido marido, usando suas roupas, seguindo a mesma postura e profissão, para virar um pintor de paredes. As mulheres precisaram passar por isso para conquistar seu espaço nas organizações. O comportamento masculinizado e agressivo não andava separado do sucesso… e isso pode ser visto até nas roupas das executivas de alguns anos atrás. Porém, ainda bem, os tempos mudaram!

No século XXI, o número de mulheres ocupando cargos executivos (nas 500 maiores empresas do Brasil), praticamente duplicou!
Em seus guarda-roupas, ao invés de apenas terninhos, também tem vestidos e saias.

Em reuniões de negócios, firmeza sim! Mas com muita delicadeza. Não precisamos mais esconder o ser mulher, só precisamos saber respeitar os limites e colher os frutos das qualidades naturais das mulheres.

É importante ter firmeza. Mas isso não pode dar lugar a grosserias!  Educação na hora de pedir algo, é fundamental.

Ser educada, respeitar as diferenças e evitar de fazer julgamentos, tende a gerar um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e agradável.

Olhar no olho mostra que você se importa com quem está falando; o tom da voz mais baixo do que alto, indica respeito… tudo isso é importante para a sua imagem e para a imagem da empresa que você representa.

Mais dicas? Não confunda feminilidade com sexualidade; é legal conversar sobre o que acontece fora da empresa, mas sem exageros e nos momentos certos; não perca nunca o controle emocional, se alguma coisa aconteceu e não te agradou, respire fundo e conte até dez; não perca a classe, nunca!

Para começar bem o ano, que tal avaliar seu comportamento no escritório?

Um ótimo inicio de 2013, super secretárias, com muita educação, respeito e gentilezas!

 

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





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