Business-woman-pqno

Você trabalha arduamente; já passou muitas horas estudando e tem conteúdo pra dar e vender, pois é uma excelente secretária!
Merece um bom emprego, onde ganhe bem e seja feliz. Claro que sim! ;) E isso será conseguido muito mais facilmente se você tiver um currículo bem formatado.

Imagine sua reação ao pegar a propaganda de uma empresa que não descreve direito os produtos que vende; não lista de forma muito clara quais são suas principais qualidades; não disponibiliza referências (ou onde encontrá-las); pra fechar, ainda é difícil encontrar número de telefone, endereço ou e-mail.

Não sei você, mas eu jogaria essa propaganda fora.

Agora pense que o momento da contratação equivale a um processo de compra (para a empresa) e venda (para você). Seu currículo é a sua propaganda e, se não estiver bem formatado, será jogado fora. Fato. Encare-o.

A economia brasileira ainda muito aquecida, o que é ótimo para quem procura emprego. Porém, o mercado de secretariado é historicamente muito concorrido, porque muita gente sem qualificação tenta ingressar no mercado como secretária. Em uma comparação simples, é fácil separar o joio do trigo… saber quem é a boa secretária e quem é a aventureira. Mas para um executivo ocupadíssimo, que recebeu 30 currículos de secretárias em uma semana, o tempo para separar joio de trigo é curtíssimo… e vai vencer quem tiver um currículo mais atraente.

O mais complicado dessa história é que existem práticas comuns, recomendadas por algumas pessoas, que vão te prejudicar na elaboração de um bom currículo. Seleciono e contrato pessoas há algum tempo… e, por isso, dou algumas dicas que podem ajudar muito na revisão do seu currículo:

1 – Nome e formato do arquivo
Você manda um currículo. O selecionador, recebe muitos currículos.
Por isso, nunca salve o seu currículo como “curriculo.doc”. Imagine que o entrevistador vai salvar seu currículo no computador dele… assim como outros muitos currículos… quase todos com o mesmo irritante nome de “curriculo.doc”.
Posteriormente, o entrevistador vai procurar esses currículos… e vai ter dificuldade em encontrar um currículo que não seja facilmente identificado. Acredite, você pode perder a chance simplesmente porque é difícil encontrar seu currículo. Procure salvar o arquivo com o seu nome, algo como “maria-do-bairro.pdf”
Também é importante salvar o arquivo como PDF! Não envie o currículo como doc… basicamente porque o .doc pode ser aberto por vários programas… e cada um mostra o arquivo de um jeito diferente. Se você ficou horas arrumando seu currículo bem bonitinho, pode ter sido um trabalho jogado fora. Já o PDF, pode aberto do mesmo jeito em qualquer computador.

2 – Priorize informações importantes
Na boa… ninguém quer saber o seu tipo sanguíneo, seu CPF, nome da sua mãe…
Ok! Algumas empresas querem… mas é a minoria! Geralmente essas empresas têm formulários específicos para preenchimento de candidatos a vagas, justamente por isso. Se não for o caso, tenho certeza que eles não se importarão em pedir esses dados em um segundo momento.
Menos é mais! Dê prioridade para dados que chamem mais atenção, como seu nome, escolaridade, cursos importantes e cases de sucesso.

3 – Mostre o que você tem de melhor
Se você está contratado um pintor, o que é mais importante pra você? Conhecer as pinturas que ele já fez, ou a escola que ele cursou no ensino fundamental?
Claro que é saber o que ele já pintou! Mas se é assim, por que raios você coloca no seu currículo a escola onde você cursou ensino fundamental, mas não coloca as suas principais realizações?
Dê peso para o que te diferencia… e esqueça coisas que não te beneficiam em nada.
Se você tiver casses de sucesso, coloque-os no currículo. Se forem muitos ou se o seu currículo já for extenso, coloque isso em algum lugar da internet e coloque o link em seu currículo.
Se não tem cases de sucesso, é uma boa hora para correr atrás deles! ;)

4 – Permita que descubram quem você é
É muito comum que selecionadores busquem te conhecer melhor através de seus perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut…
Se você tiver um perfil interessante, facilite o trabalho deles! Deixe no seu currículo os links para os perfis que podem te beneficiar… aproveite e coloque junto links para que demonstrem suas qualidades, como a Skoob, rede social onde você diz quais foram os livros que já leu.
Agora… se o seu facebook te entrega negativamente… bem… você precisa rever seus conceitos. Mas uma solução rápida seria deixar seus perfis como privados, para que apenas amigos tenham acesso às suas informações.
Outra coisa que pode pesar (contra ou a favor) são suas outras atividades na internet…
Você já deu um Google no seu nome?
Aquilo que você comenta em blogs, fóruns, resultados de conscursos… tudo isso aparece! E pode ser ponto positivo ou negativo.
Lembre-se que quem está entrevistando não te conhece. E vai tirar conclusões por aquilo que conseguir descobrir sobre você em alguns minutos.

5 – Cuidado com fotos…
Lembro-me de um caso específico, em que recebi um currículo que vinha com uma foto em anexo. Uma foto grande… de uma mulher linda! Que, naturalmente, sabia que era linda e estava tentando usar isso a seu favor.
Sua foto chamava muito mais atenção do que seu currículo, até porque, como anexo de e-mail, aparecia antes do currículo.
CERTAMENTE que algumas pessoas são contratadas em situações como esta, por serem bonitas. Certamente a tática dela deve ter funcionado com alguém.
Mas tome cuidado… lembre que você é o que você demonstra. Quem a contratou, a viu como “gostosa”, não como competente. No ambiente de trabalho, muito dificilmente será vista como competente. Terá dificuldades para conseguir promoções de forma profissional e corre o sério risco de ter problemas na forma como seus colegas se relacionam com ela.
Super Secretária Executiva só tem leitoras lindas, né!? ;) Por isso, fica a dica: tome cuidado para não ser mal vista… também há um lado de preconceito nessa história.
As pessoas tendem a subvalorizar o potencial intelectual de pessoas bonitas. Em um ambiente profissional, procure fazer com que sua elegância venha antes da sua beleza. Aí, tenha certeza: você não terá problemas.
Por via das dúvidas, não envie fotos junto com o currículo, a não ser que seja uma solicitação do contratante.

6 – Por favor, permita que entrem em contato com você
Parece mentira, mas é verdade.
Eu já recebi currículos que não tinham informações para contato! Nem telefone, nem e-mail…
Lembro de um caso em que não pude contratar uma pessoa por isso.
Além disso, procure utilizar dados atualizados e deixar seu telefone ligado. Se você não pode atender o telefone em determinados horários, deixe isso claro no currículo ou deixe um segundo telefone a disposição para recados.
Se um entrevistador estiver com dois currículos na mão, te ligar, mas você não atender… saiba que ele tentará o segundo. Se este atender, você perdeu a vaga.

7 – Demonstre profissionalismo em tudo
Ainda cabe um toque sobre detalhes, como e-mail (que deve estar no seu currículo).
É bem provável que você tenha criado seu e-mail na adolescência, quando achava “massa” ter um e-mail do tipo sweetgirl@qualquercoisa.com.
Ninguém tem nada a ver com o e-mail que você tem… a não ser que ela esteja te julgando! E quem está analisando candidatos não está fazendo outra coisa a não ser julgar.
Evite problemas… crie um e-mail novo! E procure usar algo moderno, como o Gmail. Um e-mail mariadobairro@gmail.com certamente não lhe trará problemas! O sweetgirl@qualquercoisa.com, já não sei. Depende do julgamento de quem estiver lendo seu currículo. É um risco que você não precisa correr.

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





blog1
Captura de Tela 2012-05-12 às 18.57.28
  1. Márcia says:

    VAGA PARA FORTALEZA – CEARÁ.
    Grupo Meia Sola, lojas Arezzo, L´Occitane, Pop Club e Schutz, empresa líder no ramo, com 26 anos no mercado, 18 lojas, cerca de 240 colaboradores diretos.
    Selecionamos secretária de diretoria com experiência comprovada na função.
    Escolaridade: cursando ou graduada em Técnico em Secretariado;
    Atividades:
    – Suporte à 3 diretores;
    – Controle da agenda da diretoria;
    – Atendimento telefônico;
    – Serviços administrativos diversos;
    – Apoio à reuniões;
    – Compra de passagens, reserva de hotéis, contato com hotéis para reserva de auditório, coffe break, etc;
    Imprescindível experiência anterior comprovada na função.
    Irá lidar com Outlook, Word, Excel e MSN corporativo.
    Necessário disponibilidade imediata.
    Horário de trabalho: 9:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira.
    Local de trabalho: próximo a praça Portugal – Aldeota.
    Oferecemos: salário compatível com a função; ótimo ambiente de trabalho; plano de saúde Unimed e odontológico; almoço no local; VT.
    Agendar entrevista com Márcia: 30 99 23 89.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>