Durante o Fórum de Secretárias e Assistentes da Alta Direção, foi realizado um painel executivo muito bacana, numa conversa com secretárias e seus superiores: Adriana Freire e Regina Rezende, secretárias executivas; e Alexandre Riedel, diretor de operações, e Marcus Regueira, sócio-fundador da FIR Capital Partners, que não esteve presente, mas conversou conosco via vídeo conferência.
A importância da Comunicação Interpessoal foi o foco desta conversa. Confira alguns dos principais assuntos que rolaram:
– A tecnologia serve para ajudar a realizar as atividades, a haver maior cumplicidade.
– Quando executivo cresce, a secretária cresce junto. É uma profissão que não será extinta devido aos executivos serem mais independentes ou devido à tecnologia.
– Disciplina e organização pessoal.
– Adequação para o trabalho com dois ou mais diretores diferentes, com prioridades diferentes.
– Toda estrada tem buracos e curvas.
– Formalidade x informalidade.
– A importância dos feedbacks.
O domínio da comunicação interpessoal nas organizações permite que colaboradores e executivos conheçam-se melhor, com isso, juntos alcançam melhores resultados e sucesso.
Muitas qualidades são valorizadas no ambiente corporativo: liderança, trabalho em equipe, automotivação, criatividade, agilidade, porém, comunicação interpessoal vem destacando-se, pois é chave fundamental para o sucesso de líderes e colaboradores.
As organizações estão exigindo cada vez mais profissionais com habilidades que superem o “modelo básico” da profissão. Profissionais dispostos a ir além do que se é esperado pela empresa, pronto a colaborar com o crescimento da organização e o crescimento pessoal.
A comunicação interpessoal na organização é fundamental para o sucesso do líder, colaboradores e organização como um todo. Imagine um chefe que não consegue ser claro no que precisa, não sabe dar ordens, explicar de uma forma clara um projeto, ou então, compartilhar seus conhecimentos com seus liderados? Com certeza não terá um resultado positivo na sua função, pois seus colaboradores terão dificuldades de executar as tarefas que lhe são designadas.
Esse caso pode ser ao contrário também, um funcionário que não consegue ser claro com seu líder, relatar seus resultados, idéias, ou então, tem dificuldades de se relacionar com seus colegas de trabalho? Em ambos os casos temos um problema de comunicação que pode afetar todo um departamento.
Nós secretárias precisamos entender e ser entendidas!
Busque aperfeiçoar sua comunicação. Será que você esta conseguindo transmitir tudo o que é necessário de uma forma clara e objetiva? Seu executivo esta sendo claro ao lhe designar uma atividade?
Conte pra gente como anda sua relação: secretária + comunicação + executivo :)