A época dos 20 anos é sempre muito delicada. É a época em que os jovens são cobrados para escolherem em qual instituição acadêmica querem profissionalizar-se, o curso que querem estudar, além de terem que passar por todo o processo de formação do curso desejado e, após o seu término, precisarem enfrentar as dificuldades da busca pela primeira vaga de trabalho em sua área. Contudo, existem alguns segredos que facilitam todo esse processo. Veja a seguir o motivo disso e o que fazer para otimizar a busca por uma colocação profissional depois de formado.

As dificuldades encontradas

Sem sombra de dúvidas, a maior dificuldade encontrada pelo recém-formado para conseguir o primeiro emprego é a falta de experiência profissional. A maioria das empresas, fora aquelas que estejam procurando por trainees e estagiários, querem um profissional formado e que tenha preferivelmente alguns anos de experiência na área. Contratar um profissional sem experiência deixa o empreendedor inseguro e, hoje em dia, com o aumento da competitividade do mercado, contratação significa um investimento que, cedo ou tarde, exigirá retorno. Falando em concorrência, não ter mais de um idioma também pode diminuir drasticamente as suas chances de conseguir uma vaga dentro das corporações.

O que fazer para melhorar esse quadro?

A primeira coisa que você deve procurar fazer é participar de programas e seleções de estágio durante a graduação. As chances de você sair da faculdade com um emprego garantido aumentam consideravelmente, pois as empresas estão sempre oferecendo oportunidades de efetivação para os melhores. Procure estar sempre atualizado e antenado com os avanços do mercado de trabalho. Faça cursos complementares e especialize-se em sua área. Vale ressaltar que mais do que inglês, o mercado procura profissionais diferenciados, que tenham algo a mais para oferecer. Por esse motivo, falar uma língua menos comum como francês ou mandarim pode alavancar seu currículo e maximizar suas chances.

Outra coisa importante é ter um bom networking, que significa manter e aumentar a sua “rede de trabalho”. Existem várias ferramentas e aplicativos hoje em dia que permitem esse contato mais próximo com seus possíveis parceiros de negócios. Ter a habilidade de relacionar-se bem com os outros e manter seus contatos é uma das características mais valorizadas atualmente, pois impulsionam a empresa; diferentemente daquelas que possuem profissionais tímidos, isolados e sem atitudes claras para contribuir com o desenvolvimento da empresa.

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Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





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