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Eu já sei o que é presença digital… mais ou menos…
É. Todo mundo sabe… mas nem todo mundo parou pra pensar direito nisso.

Pode-se dizer que é cada vez mais comum que as pessoas comprem pela internet.  Mas isso é só uma pontinha pequena do que vem acontecendo no mundo. O mais importante é que já é comum que as pessoas decidam do que gostam (e, consequentemente, onde gastarão seu dinheiro) baseando-se no que vêem na internet. Isso quer dizer que não é preciso apenas facilitar o acesso à sua marca na internet, mas é importante se esforçar para que as pessoas criem uma imagem positiva sobre sua marca a partir do que encontram sobre ela na internet!

Encare que as pessoas tem substituído hábitos “off-line” por outros “on-line”, nas mais diversas esferas: do lazer, do trabalho, dos relacionamentos… É comum passar horas namorando no msn; assistir Youtube ao invés de tv convencional; procurar vagas em um site de empregos ao invés de comprar o jornal de domingo. E isso fica cada vez mais comum conforme as pessoas têm acesso a smartphones e tablets.

Uma empresa minimamente preparada, sabe que precisa, de alguma forma, estar inserida nestes meios.
Pense em duas marcas de esmalte:

A marca 1 tem um excelente produto, uma linda embalagem e um preço competitivo. Está em todos os supermercados do país.

A marca 2 tem características parecidas com a marca 1… exceto pelo fato de que você a vê em seus blogs sobre moda favoritos, você lê conteúdo interessante sobre ela no Facebook e ainda usa o app da marca para se distrair no tablet.

No fim, você criou laços afetivos com a marca 2. A chance de comprar esmalte da marca 2, é muito maior!

Como a marca 2 conseguiu isso? A resposta é presença.

Existem várias formas de estar presente na vida das pessoas e criar laços com elas. Usar meios digitais (principalmente redes sociais) para isso é vantajoso principalmente porque é fácil e porque o custo é baixo!

O contato feito via presença digital também é mais qualificado. Basta imaginar que em um comercial de TV, por exemplo, o contato da marca com o público acaba assim que o comercial termina. No contato digital, você pode direcionar o público para um site, uma página do Facebook, uma página de promoção, uma loja virtual, etc.

Beleza! Mas eu não vendo esmalte
Estou escrevendo este artigo porque você pode usar esse conhecimento em duas situações diferentes:

  1. colocar sua empresa um passo a frente do concorrente (e colher os frutos profissionais disso);
  2. colocar o seu currículo um passo a frente do resto do mercado…

E eu quero falar da segunda situação, em que você, secretária, muda para um novo emprego com novos deasafios, regalias e com um contra-cheque mais bacana. ;)

Mas eu não sou um produto…
Certo! E errado.
Quando você está  em uma entrevista de emprego, o entrevistador quer comprar os seus serviços… e você quer vendê-los por um bom preço (que lhe garanta uma casa nova, carro novo, viagens, bolsas importadas, etc).

Ok. Você quer vender seus serviços e já sabe o quanto a presença digital é importante para se destacar perante o mercado.
Tendo isso em mente, vem a pergunta que estou querendo fazer desde o início desta matéria: como está a sua presença digital?

Pensa que isso não é importante? Engana-se…
Seu perfil do Facebook pode falar mais sobre você do que seus antecedentes criminais…. tanto para o mal, quanto para o bem. Manipule isto. Presença digital pode ser o fator determinante para que você se destaque no mercado.

É ingenuidade pensar que os entrevistadores ficarão limitados a ver seu perfil do Linkedin, onde tudo é profissional, formal e cuidadosamente preparado.

Se seu Facebook não tem coisas boas para dizer sobre você, feche-o para ser visualizado apenas por amigos. Mas considere a opção de usar seu Facebook como ponto a seu favor, para causar boas impressões.

Mostre o que tem de positivo nos canais apropriados para isso. Como? Aguarde o próximo post!

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





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