action

As exigências aumentam cada vez mais. Você é super, está sempre buscando aperfeiçoar-se, cumpre as tarefas solicitadas com perfeição, mas às vezes parece que isto não é o suficiente. Cobram de você, exigem cada vez mais, e você não sabe ao certo o quê…

Você tem a sensação de que nunca recebe elogios por fazer bem-feito o seu trabalho, mas sempre é criticada se deixar a desejar em algum aspecto, por menor que seja sua falha?

Infelizmente, é assim mesmo. Você nem sempre será aclamada por um bom trabalho, mas sempre será questionada se falhar. Aos olhos de seus superiores, você está no seu cargo para acertar…sempre! Por isso, se errar uma vez que seja, será cobrada.

Mas o que esperam de você enquanto profissional de secretariado?

Difícil dizer… mas algumas qualidades são imprescindíveis na atualidade. Sabemos que a necessidade de superar as expectativas é a primeira coisa que você deve ter em mente. Tem a meta de responder 100 e-mails no dia? Responda 150 e surpreenda… Precisa organizar a reunião até o final de semana? Tenha tudo pronto na quinta-feira! Se sentirem que você procura sempre dar mais do que esperam, certamente você será notada.

Uma das principais qualidades esperadas num profissional do SE na atualidade é iniciativa. Você cumpre tudo que é solicitado? Ok… que tal ir além? O que você faz quando termina de cumprir suas tarefas? Tem mais atividades para amanhã? Adiante-as.

Você sabe que seu diretor precisará viajar na próxima semana e já sabe exatamente como proceder quando ele solicitar a compra das passagens? Que bom… mas por que esperar? Faça previsões! Tudo que puder ser feito antecipadamente poupa dinheiro, incômodo e garante um sorriso de seu chefe quando ele passar uma tarefa e você disser que já está feito. Desta forma, você garantirá autonomia. Quando iniciamos numa função, é normal perguntar o tempo todo o que devemos fazer, mas quando se está no cargo há algum tempo, é cansativo continuar perguntando tudo antes de fazer qualquer coisa. Isto denota insegurança, coisa que você não quer nem pode demonstrar. Seja segura e tenha iniciativa. Quantas vezes seu chefe já reclamou por estar cheio de coisas para fazer? Ao invés de dar mais trabalho, a função da secretária é livrar seu chefe o máximo possível daquilo que ela pode resolver sozinha. Por isso, arregace as mangas e vá em frente!

Iniciativa, sempre!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





page9-8491
  1. Rossana says:

    Regi, gostei muito da matéria. Passo por isso atualmente, sempre faço mais do que me pedem, me antecipo as necessidades da empresa, porém ao mínimo detalhe que não agradou minha chefia é impiedosa. Noto que o excesso de iniciativa mais atrapalha do que ajuda, agora cada vez que tenho uma ideia, aprovo com meu chefe e espero que ele dê as orientações, a fim de não dar a impressão que passo por cima da autoridade dele. Quem trabalha com a alta diretoria sabe que o ego é um campo muito sensível.

    • Regi says:

      Oi Rossana, que bom que gostou da nossa matéria. Realmente, às vezes é muito difícil saber qual a melhor forma de se desenvolver a autonomia dentro do ambiente profissional: cada caso é um caso, os profissionais não são os mesmos, o ambiente também é diferente e as necessidades idem. Como você disse, é preciso conhecer bem o seu chefe a fim de saber até que ponto podemos (ou não) ter iniciativa.

    • Regi says:

      Oi Jeanne! É verdade, acabamos nos identificando com muitas coisas do artigo! Com certeza, se deixamos de fazer algo, logo notarãom falarão, reclamarão… caso contrário, cumprimos nossas obrigações sem falhas e ninguém parece perceber. Isto é frustrante, mas a sensação de dever cumprido é sempre maravilhosa, por isso, continuamos evoluindo… cada vez mais eficientes!
      Beijos e uma ótima semana pra você!

  2. Fabiana says:

    Genteeee, estou começando nesta função de secretária executiva essa semana, tem 3 dias.Minha graduação é em Adiministraçaõ com enfase em Marketing.Tudo aqui é novo pra mim, as funçôes, o ramo da empresa que é de fertilizantes biologicos, por sinal uma grande empresa com laboratório, fábrica e escritorios.Gostaria de trocar experiencias com vocês sobre essa função com um nome tão forte!

    • Michele says:

      Olá Fabi,
      Muito bem vinda ao mundo secretarial =D
      É uma profissão maravilhosa… exige muito, mas vale a pena todo o nosso esforço!
      Tenho certeza que você vai arrasar, super secretária!
      Sempre que tiver dúvidas, conte com toda a equipe do SSE. Teremos o maior prazer em lhe ajudar no que for possível.
      Super beijo e um ótimo feriado! ;)

    • Regi says:

      Olá Fabiana, bem vinda ao universo do secretariado executivo!
      Qualquer dúvida em que possamos ajudar, saiba que estaremos disponíveis. O site possibilita ainda a troca de experiências com outras profissionais da área, portanto, fique de olho!
      Abraços e um ótimo início de profissão!

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>