A maneira como cada um aprende é, com certeza, única. Não precisamos pensar muito para perceber que nem todos aprendemos da mesma forma: alguns preferem ouvir uma explicação; outros têm necessidade de visualizar, de observar imagens; alguns, aprendem unicamente com a prática, teorias não bastam.

Observando tais aspectos, o americano Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional da Universidade de Howard, desenvolveu a Teoria das Inteligências Múltiplas. Para Gardner, cada indivíduo apresenta um canal de aprendizagem mais desenvolvido, através do qual aprenderia mais e com maior rapidez, enquanto que as demais inteligências, não tão desenvolvidas precisariam ser trabalhadas adequadamente para serem melhor aproveitadas.

Vamos conhecer os tipos de inteligência listados por Gardner:

 

Inteligência lingüística – Os componentes centrais da inteligência lingüistica são uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. É a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Nas crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou relatar experiências vividas.

Inteligência musical – Se manifesta através da habilidade para composição,  reprodução ou mesmo para apreciar uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma.

Inteligência lógico-matemática – Apresenta-se através da sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas. Gardner, porém, diz que, embora o talento cientifico e o talento matemático possam estar presentes num mesmo indivíduo, os motivos que movem as ações dos cientistas e dos matemáticos não são os mesmos. Enquanto os matemáticos desejam criar um mundo abstrato consistente, os cientistas pretendem explicar a natureza. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Inteligência espacial – Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

Inteligência cinestésica – Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

Inteligência interpessoal – Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligência interpessoal se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.

Inteligência intrapessoal – É o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas.

Conseguiu se identificar em alguma delas? Pode ser que você tenha ficado em dúvida entre duas ou mais inteligências, porém, saiba que é muito comum. Nenhuma pessoa é boa em apenas uma coisa, mas sempre apresenta aptidão para mais áreas. É aí que surgem as dificuldades para tomar decisões como, por exemplo, que carreira seguir. O indivíduo tem a impressão de que seria bom em determinada área, embora goste mais de outra. Isto é o reflexo do conflito entre suas inteligências.

Mas como a aprendizagem é trabalhada com enfoque nestas inteligências?

Dentro da divisão de Gardner, encontramos três canais de aprendizagem que são os mais comuns. É através deles que as pessoas aprendem, umas mais outras menos. Veja:

Visual – As pessoas que aprendem melhor através do canal de aprendizagem visual são aquelas que precisam visualizar o que está sendo aprendido. Não basta ouvir ou praticar, é preciso aprender através de imagens. Você até ouve uma pessoa fazendo uma leitura, mas não consegue concentrar-se se não tiver um texto em mãos para acompanhar? Seu canal de aprendizagem é visual.

Quem aprende através deste canal gosta de memorizar imagens, cores, movimentos. Costumam formar imagens mentais de objetos descritos.

Auditivo – Você até presta um pouquinho de atenção naquele quadro, mas prefere ouvir alguém relatando quais são as imagens que estão nele? Pode estar com um texto em mãos, mas prefere ouvir outra pessoa lendo em voz alta? Então, seu canal de aprendizagem é auditivo. Você aprende e memoriza melhor através de sons.

Cinestésico – Não basta ver ou ouvir, você precisa praticar. Não basta ver uma imagem, ou ouvir sua descrição…você prefere mesmo reproduzí-la. Em crianças, este canal de aprendizagem é muito evidente através de ações como recortar, pintar, levantar para observar. Cinestesia está diretamente ligado ao movimento: portanto, é preciso praticar, movimentar-se.

Devido às múltiplas inteligências e aos canais de aprendizagem é que muitas vezes deixamos de atingir nosso objetivo de comunicar e ensinar com eficácia. Muitas vezes, o indivíduo precisa de um estímulo a mais para compreender o que está sendo solicitado, e o mesmo acontece conosco. Procure identificar qual é o seu canal de aprendizagem e que tipos de inteligência melhor se manifestam em você, e com certeza os processos de aprendizagem serão melhor sucedidos!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





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30setembro

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