aperto mão

Poucas coisas são tão importantes para crescer profissionalmente quanto o networking, a sua base de contatos.

Engana-se quem pensa que no mundo globalizado (termo super ultrapassado), onde as tecnologias facilitam tudo, o QI (quem indica) perdeu importância. É muito mais seguro, para um gestor, contratar alguém com base no testemunho de alguém em quem ele confia, do que em um currículo pomposo. Acredite, você provavelmente faria o mesmo…. pelo menos ao dar peso para as indicações. Isso porque é muito fácil mentir para um selecionador, aumentando qualidades e diminuindo defeitos. Mas o selecionador certamente poderá confirmar no testemunho sobre você, que um amigo dê a ele.

Mais do que indicações, um bom networking pode ser útil para lhe ajudar nos momentos que você precisa de auxílio. Dizem que o importante não é saber fazer tudo, mas conhecer quem possa fazê-lo. Em grande parte, isto é uma verdade.

Mas como você tem cuidado do seu relacionamento com seus contatos?

Se você é do tipo que tratava mal o nerd da escola… lamento. Provavelmente hoje ele é um mini gênio em algum lugar… e seus conhecimentos poderiam lhe ajudar a decolar um case de sucesso, alavancando uma promoção no trabalho.

Se esse é seu caso, hora de mudar de posição.

Networking  não é algo que possa ser criado da noite para o dia, quando você precisa de um. Não espere por indicações, consultoria ou a mais simples ajuda de pessoas das quais você só lembra na hora em que está em apuros. Mesmo para os mais “bonzinhos”, paciência tem limite!

Um bom networking é cultivado no dia-a-dia… com, no mínimo, reconhecimento e ética.

Pra começo, diga obrigado! Reconheça…

Parece básico… mas não é! Ninguém tem a obrigação de te ajudar… mas muitos o fazem, seja por interesse, seja porque são pessoas legais. Mas acredite, ninguém vai ficar pra sempre ao seu lado se você não der o mínimo valor aos momentos em que uma pessoa deixou de fazer suas coisas, para ajudar você.

Retribua…

Você não é a única pessoa do mundo com necessidades. Muita gente precisa de você!

Ter o mínimo de atenção com quem está perto de você, vai te colocar pra sempre na lembrança de quem você ajudou… mesmo que não tenha sido algo grandioso! Mostrar interesse, se esforçar, as vezes já vale.

Agora, se você é do tipo que faz pouco caso… seus dias estão contados.

Não dê as costas a quem já te deu a mão.

Isso é no mínimo ético. Você pode trocar de carro, de computador, de roupa… mas não pode simplesmente descartar pessoas.

Se realmente não puder ajudar alguém que já te ajudou em outro momento, coloque isso da maneira mais suave possível.

Dê o primeiro passo.

Fazer o mínimo esforço para ajudar alguém, não vai lhe custar tanto assim. Vai fazer você se sentir melhor consigo mesma e, no final, vai fazer você ser lembrada pelas pessoas na hora que precisa.

Finalizando…

Você não é lembrada apenas pelo que escreveu, pelos resultados do seu trabalho e por sua elegância. Você também será lembrada pela pessoa que é.

Tratar bem alguém quando você não está nos seus melhores dias não é ser falso. É ser evoluido, educado.

Isso tudo não vale apenas para o ambiente de trabalho. Vale para sua casa, para quando você está na rua, no mercado, no elevador… nunca se sabe quem opinará sobre você no futuro.

Faça a coisa certa… e o resto vem naturalmente. Pois para quem faz a coisa errada, o resto vem naturalmente também.

Good vibes for all we. =]

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





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