Quero começar falando da diferença entre o que todas nós, secretárias executivas, ouvimos na faculdade e o que realmente acontece no mercado de trabalho.

No mundo acadêmico ouvimos que a secretária executiva deve ser uma profissional moderna, proativa, dinâmica, cuja função é indispensável para o bom funcionamento da organização… Porém, com algumas exceções, na prática a secretária continua atendendo telefone, servindo café e cuidando de arquivo, claro.

Não é para isso (ou apenas para isso) que estudamos tanto. Não é para isso que passamos tanto tempo da nossa vida a estudar. Exercer apenas esse tipo de atividade interfere diretamente na forma como somos reconhecidas pelo restante da empresa.

Por outro lado, não são nossos chefes (a quem sempre culpamos…) os que vão aumentar nosso valor. Isso tem que partir da própria super secretária executiva.  A super secretária executiva só será reconhecida como tal se por sua própria vontade de vencer!

A boa notícia é que o caminho pode ser relativamente simples, baseado em ações simples, que, muitas vezes por falta de tempo ou até de conhecimento específico, deixamos de praticar. Dar dicas, idéias e interagir em atividades do cotidiano da empresa podem ser a chave do nosso sucesso!

Este blog tem por intenção ajudar a todas nós, super secretárias executivas.

Queremos que toda secretária executiva seja melhor vista e reconhecida dentro da organização onde trabalha.

Se você é ou ainda quer ser uma super secretária executiva, bem-vinda ao seu lugar. =]

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





destaque2
  1. Marinez Roque says:

    Tudo bem?

    Se puderem, postem modelos de documentos que mais utilizamos no nosso cotidiano, tais como: atas, convites para autoridades, requerimentos,etc.

    Obrigada,

    Marinez Roque.

  2. Daniele Almeida says:

    Parabéns pela iniciativa de criar o site para nós, secretarias executivas, que estando na ativa ou não, desejamos estar sempre atualizadas com tudo referente a nossa profissão. Realmente ainda encontramos algumas restrições e certos preconceitos relacionada a nossa função mas aos poucos percebo que isso está sendo resolvido, algumas empresas já estão percebendo a diferença entre uma simples secretária a ser uma Super Secretaria Executiva.

    • Michele says:

      É isso mesmo Daniele!
      Esta mudando muito nossa profissão e sendo muito valorizada também… o que é ótimo para nós, secretárias executivas.
      É uma profissão nova ainda, com muito para crescer, diferente de uma simples secretária que já existe a muitos anos.
      Devemos continuar sempre mostrando e valorizando para todos qual a diferença de secretária e de uma secretária executiva, afinal, não fazemos curso superior e tudo mais para ser uma simples secretária né? e sim uma Super Secretária Executiva!!
      Obrigada pela visita no blog!! ;)

  3. Karoline says:

    Olá meninas,
    Meu nome é Karoline tenho 14 anos e estou fazendo um curso no CEPRO no colégio Rio Branco.
    Meu professor pediu para os alunos fazer uma entrevista com um profissional da área que pretendemos trabalhar e eu pretendo ser uma secretária executiva assim como vocês.
    Bom gostaria de marcar um dia para poder entrevista alguma de voces.
    Por favor me respondam esse recado assim que possível.
    Agradeço desde já.

  4. Flavia says:

    Olá,Michele

    Meu nome é Flavia, estou no último semestre do Curso de Secretariado, eu e meu grupo formado por 4 meninas estamos confeccionando nosso TCC e estamos com muitas dificuldades para encontrar material para o nosso tema que é: “Evolução da Secretária, uma questão de Gênero. Preconceito ou não?”, trata-se dos preconceitos, estereótipos enfrentados pela secretária, lutas e conquistas, de como a mulher foi inserida nesta profissão. Se não for muito incomodo, gostaríamos de saber se tem a possibilidade de nos indicar alguma revista, artigos ou livros que falam um pouco deste assunto e também saber se tem possibilidade de fazermos uma entrevista com algumas perguntas que enviaríamos por e-mail?
    Você poderia informar seu email para que possamos enviar o questionario.

    Desde já agradeço pelo atenção,

    Grata,

  5. Giuliane Cruz says:

    Olá.. Primeiramente, Parabéns pela iniciativa..
    Sou estudante de secretariado executivo e durante três anos de muita luta, o site me ajudou bastante em trabalhos e assuntos da área.
    Hoje venho com uma dúvida a todas vocês profissionais que já atuam no ramo, afinal, eu ainda não cheguei lá. rss
    Venho pedir ajuda no meu trabalho de conclusão de curso, e não tenho totalmente a visão que vocês profissionais atuantes tenha.
    O tema é “A Secretaria Executiva como mediadora nas questões culturais”.
    O objetivo do artigo, é falar sobre a importancia do conhecimento da cultura para que a Secretaria Executiva possa mediar o executivo nas negociações com outros países.

    Pretendo falar um pouco da cultura, da globalização (motivo da aproximidade cultural), negociação e dar dicas para que a secretaria possa deixar um ambiente familiar ao executivo que vem de fora. Essa na verdade seria um diferencial para uma negociaçãod e sucesso.

    Muitas de vocês vivem isso hoje, como vocês lhe dão com executivos que vem de fora? Vocês preparam o ambiente para recebe-los? Sei lá.. como é o processo..
    Morro de curiosidade para saber.. rss
    Agradeceria muuuito o contato de vocês, por isso, disponibilizo meu e-mail: giulianecruz@rocketmail.com
    Obrigada a todas pela inspiração, motivo pelo qual escolhi e estou prestes a concluir o curso.

    Atenciosamente,
    Giuliane Cruz
    Técnica de Informática Jr.

    • Michele says:

      Olá Giu,
      Fico muito feliz em saber que nossos artigos te ajudaram =]
      É importante para nós esse retorno, é o que nos motiva a continuar fazendo e buscando o melhor para a nossa profissão!
      Ainda não temos nada no site sobre esse tema. Vou preparar um post sobre o assunto nos próximos dias para te ajudar.
      É um tema diferente mais bem importante!
      Ah, logo logo você será uma super secretária, quando apresentar seu trabalho nos conte como foi, tenho certeza que você vai arrasar defendendo sua tese.
      Super beijo e um ótimo feriado! ;)

  6. Sandra rodrigues says:

    Ola meninas, hoje e um dia dedicado a vocês, e eu venho parabenizalas, e presentes las com uma sessão de cuidados de pele e uma super aula de maquiagem, sou consultora de beleza Mary Kay , e uma amo o que faço e presentear vocês e uma honra!!! Entrem em contato pelo fone :(51)32481275 ou pelo face Sandra Catarina Mendes Rodrigues!, bjs

  7. PAULA CRISTINA says:

    Prezada Michele,

    Meu nome é Paula e sou formada no Curso de Letras. Estou terminando o Curso de MBA em Secretariado Execuivo pela Uninter/Facinter. Gostaria de saber se com minha formação curso superior em Letras e pós graduação no Curso de MBA em Secretariado Execuivo pela Uninter/Facinter poderia ter o registro com o secretária e exercer a funçao de secretaria executiva? Ou seria necessário que eu fizesse uma nova graduação em Secretariado Executivo? O curso de Pos graduação não me dá o direito de exercer a profissão? E se eu fizer o técnico de secretariado e tiver a pós graduação, poderei exercer o cargo de secretária executiva?

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>