etiqueta_marketingpessoal4_310110145831812

Que a secretária é aquela profissional que deve seguir a risca as regras de etiqueta profissional, nós já sabemos. E para dar continuidade a essas lições e ficar ainda mais super, separei algumas dicas importantíssimas que não podem ser esquecidas.

Você com certeza ficou com vontade de mandar esse post aqui para um colega de trabalho totalmente sem noção! Algumas pessoas não costumam colocar em prática a etiqueta profissional. Por isso, use-a e destaque-se com todo o profissionalismo e elegância que as super secretárias têm :D

6- Indelicadezas modernas: a evolução tecnológica nos trouxe milhões de coisas boas, nós sabemos. Mas trouxe outras nem tão boas assim. Um exemplo bem prático disso é o celular. Com alguns modelos mais modernos podemos ficar online 24 horas por dia. Já ouvimos falar muito de como deve ser usado o celular, mas é sempre bom reforçar. Desligue o aparelho sempre que a ocasião exigir (cinemas e reuniões, por exemplo). Assim como em locais que exigem que os aparelhos sejam desligados, como em bancos. Se estiver em uma reunião e esta esperando uma ligação urgente, comunique todos no inicio da reunião. Mas não é só porque você aguarda essa ligação que pode deixar ele tocar e fazer todo aquele tumulto. Coloque no modo silencioso ou no vibra, peça licença e atenda discretamente.

Algumas pessoas costumam ser grosseiras quando nós, secretárias, não temos autorização de passar o número do celular do diretor. Nestes casos, estamos somente cumprindo ordens. Seja educada e anote o telefone e o nome da pessoa para passar o recado ao diretor assim que possível. Se ele achar necessário, ele mesmo passa o número ou lhe autoriza.

Os e-mails também valem ser citados. Devemos sempre responder a todas as mensagens que chegam e que pedem um retorno. Seja breve e evite letras coloridas, margens floridas, etc no e-mail da empresa. Esse tipo de coisa se for do seu agrado, deve ser usado no e-mail pessoal. Evite repassar correntes, piadas, orações, isso também deve ser tratado no seu e-mail particular.

7- Conversa fiada: cumprimentar as pessoas com um “bom dia”, “boa tarde”, “como vai?”, “tudo bem?” assim como tantas outras maneiras que você já sabe são usadas diariamente, digamos assim, que por todo mundo. Algumas pessoas esquecem que esse é só um modo educado de cumprimentar as pessoas e manda vê nas reclamações da vida, da empresa, do colega e não sei mais de quem.  E você, que levantou alegre, feliz, de bem com a vida, acaba por ficar deprimido também com tantos problemas e lamentações da outra pessoa.

Quando conhecemos a pessoa e temos tempo de ouvir ainda vai lá, mas o pior é qquando estamos atrasados ou pior, nem somos íntimos da pessoa a ponto de ouvir suas reclamações.

Se te cumprimentarem assim, principalmente no trabalho, seja elegante e sempre responda que sim, que esta tudo bem. Evite cometer essa gafe, por favor. Deixe para desabafar com pessoas que realmente podem lhe ajudar, amigos, familiares e pessoas das quais você tem intimidade para expor sua vida particular.

Outro exemplo de conversa fiada vem de pessoas que costumam pedir favores o tempo todo. Ficam dando milhões de desculpas, enrolam, etc. Ah não, a gente até mesmo já sabe o que “aquela” pessoa vai querer, um favor! Ajudar os outros é sempre bom, faz bem tanto para quem é ajudado como para nós, mas algumas pessoas não têm noção e nem se esforçam para tentar realizar suas tarefas sozinha.

Então, vigie-se e tome cuidado para não alugar os ouvidos alheios, ok?

8 – Beijoqueiro, basta um: deixe beijos para seus amigos e parentes, poupe seus colegas de trabalho.

Sabe aquela mania que algumas pessoas tem de tratar clientes, colegas de trabalho e ate mesmo desconhecidos por “meu bem”, “querida” e tantas outras maneiras expressões afetuosas? Sim, isso é inconveniente. Soam falsos. Guarde expressões desse tipo para as pessoas que realmente são seu bem e queridas para você.

E nada de chegar no escritório e beijar seus sei lá quantos colegas de trabalho todos os dias… que tempo perdido heim… e pior, que chato também né? Pense bem… Guarde abraços e beijos para ocasiões que realmente pedem, como aniversários, projetos bem sucedidos ou na despedida de um colega que esta saindo da empresa.

Nos devemos sim expressar nosso apreço pela nossa equipe de trabalho, mas de um modo mais profissional.

Aproveite essas super dicas super secretária executiva!!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





redes_sociais
  1. Cláudia Roberta says:

    Olá,
    leo seu blog diariamente. Adoro todos os conteúdos. O da etiqueta então é essencial na vida da secretária. Trabalho como secretária e me preocupo muito com tudo desde o comportamento, o vestimento, e agora que passou o frio pois estou no estado de Goiás poderia dar uma dica de como vestir neste calor.

    Beijos,
    Cláudia

    • Michele says:

      Olá Cláudia,

      Primeiro muito obrigada por nos acompanhar diariamente :D Fico muito contente. Toda a equipe do Super Secretária Executiva agradece!
      Vou preparar um post somente com dicas para o verão, que tal?
      Manter a elegância no verão não é nada fácil né?

      Beijos e boa semana ;)

  2. Maria says:

    Boa tarde
    Tenho uma duvida.
    Quando uma secretária recebe alguem que está chegando para uma reunião com o Chefe, ao acompanhar a pessoa à sala de reuniões, deve ir á frente da pessoa, indicando o caminho e entrar primeiro na sala ou deixar a pesooa passar á frente?
    Obrigada

  3. Mayer says:

    boa tarde, tenho uma duvida sobre etiqueta/comportamento.
    Trabalho em um grande escritorio de engenharia, e quando começei a trabalhar a cabei me identificando (fazendo uma grande amizade) com uma colega… ficamos muito amigas de contar segredos uma para outra. Mais foi se passando o tempo e as mascaram cairam (literalmente)…. Descobrir que essa pessoa que eu achava que era minha amiga na verdade era uma verdadeira NAJA… Ela contava tudo que eu falava para ela as nossas outra colegas (ela fazia fofoca). Quando descobrir não fiz nada… simplismente começei a ignorar ela. Ela foi e perguntou para uma calega pq eu estava braba com ela… esse terceira colega disse que não sabia (ela sabia) e que era para ela me perguntar. Para piorar ela finge que nada aconteceu e ainda quer ser minha “amiga”. Mais eu fiquei com tanta raiva dela… Não sei se por sorte, a mascara dela (serio ela usava mascara, se fingia de pobre coitada sem dinheiro.. e sempre aparecia com roupa e coisas novas) Todos nos da empresa estamos vendo realmente quem ela é… Queria saber na tua opnião se a minha posição perante esta colega foi correta? Eu queria que ela viesse me contar e pedir desculpa por ter feito tanta fofoca. Fiquei muito magoada com ela.

    ATT,

    • Michele says:

      Olá Mayer,

      Esse tipo de situação é bastante complicada mesmo, entendo perfeitamente porque você ficou magoada, afinal, você a considerava sua amiga.
      Mas tente seguir em diante, não adianta guardar mágoas, não é mesmo? Não faz bem pra ninguem.
      Só acho, na minha opinião, que você não deve mais ser tão sincera e amiga com essa sua colega, ela já demonstrou que não merece sua amizade.
      Se você achar melhor, chame-a para conversar e explique a situação, mas só se você achar que realmente há necessidade. Se não, continue como esta, seguindo em diante sempre.
      Boa sorte e tente conversar com ela, para que tenham um clima harmonioso na empresa, né?

      Beijos e depois me conte como foi! ;)

  4. francilene says:

    Ola bom dia
    Eu recebi uma proposta de trabalho e meu futuro patrão me disse que meu cargo vai ser de secretaria executiva ou seja acessora executiva você pode me dizer o que realmente esse cargo executa
    Obrigada

  5. Josi says:

    Olá boa noite,

    gostei muito do blog, não o conhecia ainda, hoje é a primeira vez que estou explorando!

    Trabalho em uma empresa de grande porte a seis anos, terminei o curso de Secretariado Executivo Bilíngue no final do ano passado e vou começar a trabalhar na secretaria da empresa semana que vem! Estou feliz por finalmente poder exercer a profissão que tanto gosto.
    Parabéns pelo blog!

    Abraços, Josi.

  6. Adriana Matias says:

    Bom dia, estou fazendo um trabalho relacionado com secretária multifuncional, e acabei achado vcs, li várias mensagens e gostei muito. Estou fazendo Técnico em Secretariado e estou gostando muito, vou citar o site de vcs no meu trabalho. Bjs

  7. Tatiane says:

    Olá meninas,

    Sou Secretária Executiva Bilíngue e amo o que faço, a cada dia descubro que posso ir além, tudo depende de nós. Tenho um reconhecimento conquistado pelos meus chefes ao longo de 4 anos e meio em uma empresa. Portanto, se ainda está em dúvida de fazer ou não “Secretariado Eecutivo bilíngue” procure artigos e matérias, pois, é uma profissão maravilhosa, gratificante (pessoal e financeiro), cito o financeiro porque o mercado está valorizando mais essa profissional.

    Um grande abraço a todas,

    Tatiane

  8. Thamires says:

    Olá , sou técnica em secretariado, eu indo para uma entrevista de trabalho , procurei informações sobre entrevistas e achei o site de vocês! muito interessante, parabéns! Dicas Ótimas!

  9. Ingrid says:

    Olá Michele. Tenho 16 anos e estou começando a carreira de secretária fazendo técnico na área. Etiqueta realmente é fundamental ainda mais no ambiente de trabalho.
    Seria ótimo você escrever algo sobre nós jovens que ainda estamos começando nessa área tão complexa e de certo modo, compensadora.
    Obrigada.

  10. Fabieli says:

    Sou secretária executiva e sempre busco novos sites para me atualizar. No entanto é difícil encontrar um site com conteúdo relevante. Parabéns pela iniciativa de criar esse site, pois valoriza e esclarece o que é ser secretária executiva.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>