marketing-home-office

É cada vez mais comum que secretárias abram mão de horas da vida pessoal em nome da vida profissional. No mundo corporativo atual, isso não acontece somente com secretárias, mas com qualquer um que tenha uma carreira profissional mais exigente.

Sua rotina acaba tomando muito do seu tempo. Reuniões mais demoradas do que o planejado começam causando atrasos na volta pra casa e acabam por interferir negativamente em coisas mais sérias, como acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Levá-los à escola e participar de reuniões de pais podem virar raridade.

Por motivos como esses é que algumas secretárias inovadoras e corajosas estão optando pela vida de freelancer, onde administram suas próprias carreiras. Trabalham em casa e prestam serviço para empresas como consultoras ou desenvolvendo projetos.

Optar por viver de “freelas” significa mais tempo com a família, não ter chefe e ter um horário de trabalho mais flexível. Mas não pense que trabalhar em casa é só mordomia. Trabalhar como freelancer requer muita disciplina e equilíbrio emocional, pois, como em qualquer outra profissão autônoma, você passará por altos e baixos e é preciso estar consciente disso.

Sendo freelancer você não tem um rendimento fixo, como o salário que recebe todo mês. Por isso, precisa ser boa em finanças para conseguir se sair bem nos dias de “vacas magras”, quando o trabalho é mais escasso. Precisa lidar com a pressão dos clientes e até com os momentos onde não terá absolutamente nada para fazer.

Para trabalhar em casa é preciso dar limites tanto para clientes quanto para os filhos. Não é só porque você esta em casa que esta disponível o tempo todo, é preciso separar os teus momentos de trabalho. É importante que para isso você tenha um escritório ou então uma bancada em casa para trabalhar. Sem disciplina, sua carreira está em risco!

Algumas dicas para você, secretária, que pensa em ser freelancer:

– crie uma carteira de clientes: é importante que no início você tenha clientes que gerem uma renda com a qual consiga pagar seus gastos básicos, como telefone, material de escritório, transporte, aluguel, etc.

– seja profissional: abra uma empresa, faça um site, crie uma logomarca. Isso passa profissionalismo e os clientes passam a confiar mais no seu trabalho. Você não compraria na loja de roupas com cara de bar… ou compraria?

– cuidado com calotes: mais cedo ou mais tarde isso acontecerá com você. Uma saída é pedir uma porcentagem do pagamento adiantado. E lembre-se de registrar tudo com um contrato.

– separe um tempo: verifique em qual momento do dia você é mais produtiva e separe esse tempo para trabalhar. É importante que separe essas horas e reserve-as somente para isso.

– veja o que é necessário: pense como você consegue mentalizar que esse momento você esta trabalhando. Algumas pessoas conseguem trabalhar em casa o dia todo de pijama, por exemplo, outras precisam vestir-se como se estivem indo a empresa. Veja a melhor forma para você e adapte-se, com certeza seu trabalho ficará melhor e você produzira mais.

A vida de freelancer não é para todas. Os benefícios são muitos, os riscos também. Com espírito empreendedor, muita disciplina e competência acima do normal, você pode chegar lá. Ser freelancer é só pra quem é super… e olhe lá. ;)

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





relacionamento interpessoal
redes_sociais
    • Michele says:

      Olá Janaina,

      Que bom que gostou do conteúdo. Toda a equipe do Super Secretária Executiva agradece!
      É, secretária freelancer exige dedicação e é preciso sim ter coragem para dar o ponta pé inicial.
      Temos certeza que se você optar pelo freela vai arrasar!!

      Beijos e uma ótima terça-feira ;)

  1. Daniela Hispagnol says:

    Olá Sou empresária do turismo de luxo e preciso de uma secretária freelancer para colocar meu mailing em dia, alguém que domine o assunto e que mantenha minha comunicação com clientes e fornecedores em dia e banco de dados atualizado.

    E que fale bem inglês para traduções de algumas tarefas, domine bem PDFs e Power Points para execução de alguns trabalhos.

    Aguardo contatos, Obrigada, Daniela Hispagnol : goute@goute.com.br

    • Ângela Pinho says:

      Olá D. Daniela…
      Gostaria de saber se a pessoa que procura tem que estar necessáriamente no Brasil?É que comecei agora e como ainda não tenho nenhum cliente poderia ajudá-la.

      Obrigada pelo tempo dispensado… Ângela Pinho

  2. Wancelia Velozo says:

    Olá, boa tarde!

    Gostei muito dessa matéria sobre secretária freelancer. Sou secretária executiva e atualmente faço curso de inglês. Já estou indo pro nivel intemdiário.
    Deixo aqui minha disponibilidade para serviços, caso alguém se interesse. Será que podem me dá alguma dica de alguém que precise? Aguardo retorno. Obrigada!!!

    • Michele says:

      Olá Wancelia,

      Muito obrigada! Toda a equipe do Super Secretária Executiva agradece :D
      Vou deixar registrado aqui a sua disponibilidade para serviços de freelancer, quando surgir alguma oportunidade, aviso.

      Beijos e um ótimo final de semana ;)

  3. Ângela Pinho says:

    Boa noite a todos…

    Antes de mais queria dizer que gostei muito da matéria que publicou.Serviu para tirar algumas dúvidas que eu tinha relativamente a esse trabalho.
    Gostaria que me dissessem como posso começar uma vez que já tomei a decisão de trabalhar como secretária freelancer pois estou desempregada desde o ano passado,depois de ter sido mãe,e como fui mãe este ano novamente o meu tempo é passado maioritáriamente em casa.Tenho experiência em secretariado,office avançado,digitalização,arquivo,internet e e-mail,etc, e queria saber também como encontro trabalho para iniciar já…

    Obrigada e bom fim de semana :)

    • Michele says:

      Olá Ângela,

      Uma dica: as pessoas só saberam que você deseja trabalhar como freela se você falar, não é mesmo?
      Procure divulgar nas suas redes sociais, para seus contatos, amigos… assim fica mais fácil.
      Vou guardar seu contato aqui, quando surgir alguma coisa pelo blog lhe aviso.

      Boa sorte nessa nova etapa da sua vida.
      Qualquer coisa pode contar com a equipe do Super Secretária Executiva, teremos o maior prazer em lhe ajudar no que for possível.

      Beijos e uma ótima semana ;)

  4. Roberta says:

    Olá,

    Sou secretária tem 10 anos e também gostaria de ingressar como ” Freelancer ” pois moro muito longe do meu trabalho e não tenho muito tempo para fazer quase nada pessoal.

    Por trabalhar tanto tempo no ramo, tenho alguns requisitos como Informática, Inglês e etc que contribuem para uma boa qualificação.

    Aguardo contato para os interessados.

    Roberta. ( robertabarbosa@gmx.com )

  5. Angela Dolores Cleto Casari says:

    Olá…muito prazer

    Sou Secretária…atualmente estou cobrindo férias como Telefonista,com muita experiência,boa dicção,fluência em Espanhól,estou cursando Inglês,tenho ótima aparência (modéstia á parte),Informática,Depto. Pessoal(Senai),Libras (básico).
    Gostaria de iniciar como Secretária freelancer.
    Gostaria de pedir à você algumas dicas,como…preços…etc…
    Desde já agradeço.

    Angela

    • Michele says:

      Olá Angela,

      O valor vai depender do trabalho que você vai desenvolver.
      Geralmente se cobra por hora ou então você fecha um valor certo por determinada tarefa, por exemplo, organizar a agenda.
      Veja na sua cidade qual o valor do salario e em cima disso você calcula o seu valor.

      Beijos ;)

      • Angela Dolores Cleto Casari says:

        Olá Michele..já comecei meu negócio,fiz cartõezinhos e td mais…tenho muitos contatos.Sou de Sorocaba se quizer me indicar estou à disposição.

        Bjs e Obrigada

  6. Giovanni says:

    Prezada Michele,

    Trabalho no ramo de investimentos, representando uma companhia internacional e necessito de uma secretária que trabalhe de sua propria casa. Dirijo uma equipe de 20 agentes. Preciso de alguem que tenha habilidade em agendar reuniões com novos clientes (por telefone), resolução de pendencias e domine o ingles e/ou espanhol. Necessário o conhecimento das rotinas de informatica: word, excel, navegação na internet para controle de plataforma de clientes e agentes, utilização de equipamentos como scaners, impressoras etc.
    Precisa ser alguem que more em São Paulo Capital, pois no futuro, poderemos contratá-la em escritório proprio, com registro em carteira etc. Possibilidade de receber treinamento na sede da empresa em Miami – EUA.

    Contato – Giovanni – 11 99445564

    • Monique Almeida says:

      Sr. Alexandre boa tarde, tudo bem?

      Trabalho há mais de 3 anos como Secretária de Diretoria, tenho ampla experiência na função. Possuo conhecimentos e experiências também em trabalhos administrativos e de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
      Assim, ofereço meus serviços a Empresários, Diretores/Executivos, Profissionais Liberais e Empresas, nos seguintes processos:

      Ø Terceirização de tarefas administrativas;
      Ø Cotações gerais;
      Ø Organização de agenda;
      Ø Agendamento de reuniões;
      Ø Cadastramento de cartões de visita em sistema (Excel/ Outlook);
      Ø Redigitação de textos;
      Ø Relatórios para reembolsos e outros financeiros;
      Ø Digitalização de documentos em geral;
      Ø Processamento de textos;
      Ø Formulários; e outros …….

      *O valor da prestação do serviço pode ser estipulado considerando um valor hora padrão, preestabelecido no ato da contratação, ou, ainda, por demanda de trabalho e/ou projetos elaborados.

      *Todos os serviços são prestados diretamente de minha home office e outros acessos conforme demanda.

      Casa haja interesse, favo me contactar via e-mail ou Skype.
      Obrigada!

      Atenciosamente,
      Monique
      Skype: moniquepkp22

    • Monique Almeida says:

      Sr. Giovanne boa tarde, tudo bem?

      Trabalho há mais de 3 anos como Secretária de Diretoria, tenho ampla experiência na função. Possuo conhecimentos e experiências também em trabalhos administrativos e de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
      Assim, ofereço meus serviços a Empresários, Diretores/Executivos, Profissionais Liberais e Empresas, nos seguintes processos:

      Ø Terceirização de tarefas administrativas;
      Ø Cotações gerais;
      Ø Organização de agenda;
      Ø Agendamento de reuniões;
      Ø Cadastramento de cartões de visita em sistema (Excel/ Outlook);
      Ø Redigitação de textos;
      Ø Relatórios para reembolsos e outros financeiros;
      Ø Digitalização de documentos em geral;
      Ø Processamento de textos;
      Ø Formulários; e outros …….

      *O valor da prestação do serviço pode ser estipulado considerando um valor hora padrão, preestabelecido no ato da contratação, ou, ainda, por demanda de trabalho e/ou projetos elaborados.

      *Todos os serviços são prestados diretamente de minha home office e outros acessos conforme demanda.

      Casa haja interesse, favo me contactar via e-mail ou Skype.
      Obrigada!

      Atenciosamente,
      Monique
      Skype: moniquepkp22

  7. Elisangela says:

    Boa madrugada,
    Adorei a matéria. Acabei de sair do emprego, sou Formada em Tecnologia em secretariado pelo Grupo Uninter, e adoro minha profissão.Essa matéria me fez abrir a mente com relação a minha carreira profissional. Moro em Curitiba, e, se alguém, tiver interesse em adquirir serviços Freelance, estou a disposição.
    Att,
    Elisangela

  8. Inês says:

    Olá Michele
    Quero dar os parabéns pelo blog,estou cursando Técnico em Secretariado e estou usando suas matérias como pesquisa para o meu TCC,estou maravilhada com tanta informação.
    Obrigada por me ajudar tanto.
    Abraços e muito sucesso.

    • Michele says:

      Olá Inês,

      Fico feliz que os artigos estão ajudando no seu trabalho.
      Quando terminar e apresentar, me conte como foi. Tenho certeza que você vai arrasar!
      Good Luck!!

      Beijos ;)

  9. Shirley Araújo says:

    Michele,

    Parabenizo pela elaboração do blog e pela matéria apresentada, sobre secretária freelancer. Muito interessante ter abordado este assunto.
    Sou secretária há 10 anos e almejo trabalhar como freelancer. Gostaria de receber informações de como iniciar este trabalho, pois atualmente trabalho em uma empresa e por estar com um filho pequeno de 2 aninhos, vejo, através deste trabalho, a oportunidade de ficar mais tempo com meu pequeno, pois ele passa o dia inteiro na creche.
    Conto com sua ajuda em me enviar informações de como inicar.
    Agradeço a atenção e fico no aguardo de breve retorno.

    Grata,

    Shirley Araújo
    shirleyuc@bol.com.br e gentileza me adicionar no facebook: shirley araújo

      • Shirley says:

        Bom dia Michele,

        Fiquei feliz com o retorno e já estou no aguardo (anciosa) do post, com todas as dicas para iniciar o trabalho. Na verdade, desde que li esta reportagem, já andei fazendo algumas anotações referente ao trabalho de freela. Preciso que você me dê as coordenadas: como divulgar, por onde começar, preço dos serviços, como dividir os serviços para montar uma pequena tabela de preços com valores justos para os clientes e para mim, modelo de contrato de serviços, quais os serviços mais procurados, etc. Enfim, estou disposta mesmo a iniciar este trabalho. Ainda este ano.
        Aguardo retorno.
        Shirley Araújo

  10. Cristina says:

    Olá.Amei descobrir este site,todos os dias entro aqui pra conferir algo.Moro em MG e trabalho como vendedora de material de construção,iniciei este ano meu curso de secretariado pela Unifran e faço também curso de inglês.Como estou em uma cidade que não tem muito emprego gostaria de pedir dicas para que eu possa ingressar nesta carreira que tanto sonho,onde devo procurar e como procurar emprego na área,o que devo estudar ou fazer,o meu curso é tecnólogo.Enfim se tiver que começar como free,ou como fazer estagio,to muito perdida,me ajude. . . Aguardo um retorno e muito obrigado

    • Michele says:

      Olá Cristina,
      Na sua cidade não tem nada de mercado de trabalho para SE?
      Nesse caso fica bem difícil, mas não impossível.
      Procure estudar muito, ler bastante, ficar fera em um idioma.
      Para iniciar na carreira procure fazer estágios, conversar com profissionais da área para trocar experiências e claro se formar na área.
      Quando precisar, estamos aqui para ajudar no que for possível.
      Beijos e um ótimo dia ;)

  11. Dilamar says:

    Que maravilha! Por favor, dê-me dicas para anúncios aqui em Goiânia, Goiás. Além das rotinas administrativas, faço redação de atas, ofícios, estatuto, cartas comerciais e outros documentos.
    Dilamar Carvalho.

  12. Lina Bigalli says:

    Boa tarde, Michele!

    Estou desempregada e tenho pensando muito em mudar a rotina de trabalho the minha vida, devido a uma série de situações, e estava penswando exatamente em desenvolver algo como secretária executiva freelancer, uma vez que temho muito conhecimento nesta aréa e em vários segmentos do mercado. Hoje, já estou com 48 anos e tenho certeza de que seria muito interessante para mim este novo desafio, mesmo porque a disputa no mercado com os trainnes, chega por vezes, a ser injusta com quem já passou dos 40. Trabalhei em projetos the PETROBRAS, the SAMARCO MINERAÇAO e tambem faço trabalhos autonomos como tradutora. Porém, nao tenho a minima ideia de como começar… dar o primeiro passo. Será que vce poderia me orientar?

  13. Monique says:

    Olá Michele,

    amei seu site!!! Trabalho como Secretária de Diretoria, e decidi depois de ver seu site a fazer trabalhos Freelancer para Diretores, para ganhar um valor a mais. E esta dando certo, já peguei um trabalho….
    Continue dando dicas, é muito bom para nós! rsrsrs….

    Quais são os tipos de trabalhos podemos fazer freelancer (a distância) de Secretariado ? Aguardo dicas e sugestões….

    Obrigada bjos!

  14. Daniela says:

    Ola Michele, gostei muito deste artigo ! Sou formada em secretariado executivo e gostaria de saber como faco para iniciar trabalhos free em casa, pois tenho 2 filhas e gostaria de conciliar trabalhos no periodo da tarde em que ela estao na escola. Se possivel gostaria de receber todas as dicas possiveis pois nao gostaria de enterrar esta carreira. Desde ja te agradeco.e mail daniela3004@ig.com.br. Daniela

  15. Daniela says:

    Ola Michele, sou secretaria formada gostaria de obter dicas e contatos para iniciar este trabalho free. Parabens pela iniciativa. Conheco ingles, informatica, internet. Moro em Osasco, estou fora do mercado ha 7 anos desde quando minha filha mais velha nasceu, mas agora quero retornar nesta profissao se possivel. Desde ja agradeco. Meu email daniela3004@ig.com.br Daniela

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>