Você já pensou em dar um 360 na sua rotina em prol da sua qualidade de vida? Ser uma secretária freelancer, no conforto do seu home office, pode ser uma excelente opção.
Pensando nisso, o Super Secretária Executiva entrevistou a Carolina Pechir. Carol abriu mão da vida de escritório para trabalhar em modo home office. Algo que está dando super certo! Confira o papo que tivemos com ela:
Carol, Como você iniciou esse trabalho como secretária em home office?
Inicialmente, quais foram as dificuldades e as barreiras que teve de enfrentar?
Como você conquistou os clientes? Foi fácil a aceitação por parte deles?
Que tipo de serviço você presta para eles?
E quanto a remuneração, você esta conseguindo um bom retorno? Consegue receber o mesmo ou mais que uma secretária que trabalha no escritório?
Quais os benefícios de se trabalhar home office? Você voltaria para o escritório?
Que dicas você daria para todas as secretárias que gostariam de iniciar como freelancer?
Carolina Pechir, 29 anos, é formada em secretariado executivo com ênfase em assessoria organizacional pela Universidade Católica do Salvador.
Dicas para se tornar uma secretária freelancer de sucesso
- Disciplina e dedicação: Você precisa se comprometer com o trabalho, não é porque esta em casa que pode pegar e sair passear. Poder, você pode, esse é uma dos benefícios de se trabalhar em casa; mas você tem que saber que assim como qualquer outro trabalho precisa de dedicação e empenho para que ele aconteça. Nada acontece sem que corramos atrás do objetivo.
- Vista a roupa do trabalho: Sim, mesmo estando em casa vista-se como se estivesse indo a empresa. Isso te deixará mais confiante e motivado.
- Mantenha contato com outros profissionais: Importante para que você não fique parado pela falta de troca de experiências e conhecimento com outros profissionais. Faça parte de redes sociais, de grupos, como exemplo, o grupo de whatsapp do Super Secretária Executiva, onde tem secretárias do Brasil todo trocando experiências.
- Crie um ambiente apropriado: Separe um espaço em casa para montar o escritório, isso te ajudará a separar a vida pessoal da profissional e melhora a produtividade.
- Organize o tempo: Estipule horários para iniciar e finalizar o trabalho como também para as refeições. Essa disciplina te ajudará a produzir melhor e não trabalhar demais.
Como evitar o isolamento do home office
Trabalhar home office não significa se isolar no mundo. O silêncio e a falta da agitação do ambiente de trabalho pode te assustar no primeiro momento, dando a impressão de isolamento. A falta de conversa no momento do cafezinho, contar sobre as férias com os colegas de trabalho pode fazer falta. Essa sensação de isolamento pode ser mais difícil para algumas pessoas que para outras. Para evitar essa sensação, veja algumas dicas:
- Sair dar uma volta: Coisa rápida de meia hora, ver pessoas, respirar ar puro, dar uma volta no parque, levar o cachorro fazer suas necessidades. Além de te ajudar, isso te proporciona uma melhor qualidade de vida por estar se exercitando.
- Ir ao supermercado: Essa é uma coisa que pode vir a acontecer, deixar a dispensa e a geladeira vazia por preguiça de ir ao mercado ou então ficar adiando essa atividade. Aproveite isso e torne esse momento como uma distração.
- Comprar roupas novas: Não é só porque esta trabalhando em casa que precisa deixar de fazer compras, não! Tire um dia da semana para ir ao shopping, se presenteie com uma roupa nova, isso te ajudará a renovar as energias.
- Ligue para alguém: As vezes dez minutos de conversa jogada fora por te ajudar tanto quanto uma sessão de terapia. Pode ser uma amiga que você não conversa a muito tempo, um antigo colega de trabalho, a mãe, até mesmo a vizinha.
- Marque almoços: Eles podem ser de negócios ou com os amigos, tanto faz, o importante é não perder os contatos.
- Vá para a academia: Essa é outra dica importantíssima. Lá você vai ver pessoas, fazer novas amizades e ter uma vida mais saudável.
- Dê som ao seu home office: Se o silêncio demais te assusta, ligue a tv ou uma música, isso quebra essa sensação de solidão.
- Participe de cursos: Matricular-se em curso também é uma ótima saída para evitar o isolamento. Além de conhecer pessoas novas estará enriquecendo seus conhecimentos.
- Você não esta sozinho: Verdade, você não é o único! Uma pesquisa realizada pela revista Home Office Computing concluiu que 27% dos empreendedores sentem falta da estrutura que a empresa proporciona, como suporte técnico, assistentes, etc, e 15% tem saudades da interação em equipe. Porém, nenhum deles sente-se arrependido.
- Converse com os amigos: Fale sobre o seu medo de isolar-se com eles. Tenho certeza que eles dedicaram um tempo extra para estarem mais presente na sua vida.
Depois de todas essas dicas você optar por desfrutar do aconchego do seu home office, boa sorte! Saiba que estaremos sempre aqui para ajudar, dar dicas, trocar conhecimento ou simplesmente bater um papo :)
Agora siga em frente e comece a montar seu home office seguindo nossas dicas.