workingmom

Você já pensou em dar um 360 na sua rotina em prol da sua qualidade de vida? Ser uma secretária freelancer, no conforto do seu home office, pode ser uma excelente opção.

Pensando nisso, o Super Secretária Executiva entrevistou a Carolina Pechir. Carol abriu mão da vida de escritório para trabalhar em modo home office. Algo que está dando super certo! Confira o papo que tivemos com ela:

Carol, Como você iniciou esse trabalho como secretária em home office?

Tive altos picos de stress no antigo trabalho, tão sérios que ia parar na emergência do hospital com frequência. Então resolvi que durante um ano pelo menos, só iria fazer atividades esporádicas. Substituir alguém em férias, serviços home office e etc.
E foi assim o primeiro convite, conversando com um MEI (Micro Empreendedor Individual), ele disse que tinha dificuldades na parte financeira e adm do seu negócio e eu ofereci os meu serviços. Acertamos valores e funções e eu comecei a fazer o trabalho de casa. Logo depois fui indicada por uma terceira pessoa, que eu já havia comentado sobre o meu novo projeto. Um representante comercial, o qual precisava de alguém para trabalhar home office, já que ele não tinha um escritório. Acordamos tudo e estou trabalhando com os dois faz uns 8 meses.

Inicialmente, quais foram as dificuldades e as barreiras que teve de enfrentar?

A maior dificuldade foi de cumprir horário em casa. Achei que fosse mais fácil. Que não teria tanto compromisso, que podia fazer as atividades a hora que eu quisesse, porém descobri que trabalhar home office requer mais compromisso do que trabalhar no escritório. É preciso muita disciplina, para que não tenha distração com as situações externas, disciplinas com horários, prazos, almoço, descanso, tudo. A palavra chave para home office eficaz é disciplina.
Hoje determino horário de trabalho, de almoço, de descanso, de fim de expediente.

Como você conquistou os clientes? Foi fácil a aceitação por parte deles?

A conquista foi boca a boca, passei para todos do meu ciclo meu novo projeto, e se alguém precisasse ou soubesse de alguém, que me indicasse. E foram assim os primeiros clientes, os quais tenho até hoje. 
Também recebi alguns “não”, não é fácil prospectar clientes para este nicho. Os empresários ainda têm muita resistência com serviços home office. Acredito que os clientes alvos sejam, MEI por não ter funcionários e precisar de um suporte administrativo e pequenas empresas. 
Definitivamente, existe muita dificuldade de prospecção de clientes.

Que tipo de serviço você presta para eles?

Gerenciamento administrativo e financeiro. Pós venda, reclamações, problemas logísticos,  atendimento telefônico, feed back, formação da agenda de atividades, digitação e elaboração de documentos, cobranças, serviços auxiliares de controle financeiro, de estoques, atividades de compras de mercadorias, fornecimento de informações aos clientes internos e externos, agendamento de carga. Entre outros.

E quanto a remuneração, você esta conseguindo um bom retorno? Consegue receber o mesmo ou mais que uma secretária que trabalha no escritório?

O faturamento é pequeno. Por conta da quantidade de clientes, só tenho dois e um deles o serviço é só financeiro. Diminui 1/3 do meu salário. Mas foi algo planejado, paguei minhas contas, vendi meu carro, diminui o meu custo de vida para que esse novo projeto fosse possível. Abdiquei de um salário bom para cuidar da minha saúde mental e física.

Quais os benefícios de se trabalhar home office? Você voltaria para o escritório?

Benefícios são vários. Não tem trânsito, a alimentação é melhor. Termina o expediente, já está em casa. Além disso percebi que produzo mais e melhor no home office. Sinto falta das relações humanas, de contato com pessoas, da equipe. Sempre trabalhei com cargo de liderança com equipe de 10 a 30 pessoas e isso faz falta. 
O meu objetivo com o serviço home office,foi por um curto período, para que eu pudesse melhorar dos resquícios do trabalho anterior.Como já havia dito, tive sérios problemas e não me sentia preparada para enfrentar um novo escritório, um novo “chefe” e toda a rotina. O trabalho home office, tem muitas vantagens e hoje estou trabalhando para que funcione, que evolua (inclusive financeiramente), mas se por ventura não acontecer, eu voltaria para um escritório.

Que dicas você daria para todas as secretárias que gostariam de iniciar como freelancer?

Acredito que se mais profissionais conquistarem esse espaço, será mais fácil quebrar a resistência dos empresários nos serviços home office. É claro que há algumas situações que precisam ser presenciais e o home office não será viável. E para o inicio do freelancer, é preciso paciência, perseverança e Networking, para aumentar suas possibilidades de prospecção.
Ainda não é fácil conquistar os clientes para este novo nicho, mas é possível.
— <3 —
Caroline Pechir - secretária freelancer

Carolina Pechir – secretária freelancer

Carolina Pechir, 29 anos,  é formada em secretariado executivo com ênfase em assessoria organizacional pela Universidade Católica do Salvador.

Pós graduada em Gestão de pessoas e Desenvolvimento Humano.
Trabalha há 10 anos no cargo de liderança exercendo funções pertinentes aos serviços secretariais.
O Super Secretária Executiva agradece a Carol pela entrevista e deseja sucesso nessa nova etapa.
Que venham os desafios!! =)

Dicas para se tornar uma secretária freelancer de sucesso

  • Disciplina e dedicação: Você precisa se comprometer com o trabalho, não é porque esta em casa que pode pegar e sair passear. Poder, você pode, esse é uma dos benefícios de se trabalhar em casa; mas você tem que saber que assim como qualquer outro trabalho precisa de dedicação e empenho para que ele aconteça. Nada acontece sem que corramos atrás do objetivo.
  • Vista a roupa do trabalho: Sim, mesmo estando em casa vista-se como se estivesse indo a empresa. Isso te deixará mais confiante e motivado.
  • Mantenha contato com outros profissionais: Importante para que você não fique parado pela falta de troca de experiências e conhecimento com outros profissionais. Faça parte de redes sociais, de grupos, como exemplo, o grupo de whatsapp do Super Secretária Executiva, onde tem secretárias do Brasil todo trocando experiências.
  • Crie um ambiente apropriado: Separe um espaço em casa para montar o escritório, isso te ajudará a separar a vida pessoal da profissional e melhora a produtividade.
  • Organize o tempo: Estipule horários para iniciar e finalizar o trabalho como também para as refeições. Essa disciplina te ajudará a produzir melhor e não trabalhar demais.

Como evitar o isolamento do home office

Trabalhar home office não significa se isolar no mundo. O silêncio e a falta da agitação do ambiente de trabalho pode te assustar no primeiro momento, dando a impressão de isolamento. A falta de conversa no momento do cafezinho, contar sobre as férias com os colegas de trabalho pode fazer falta. Essa sensação de isolamento pode ser mais difícil para algumas pessoas que para outras. Para evitar essa sensação, veja algumas dicas:

  • Sair dar uma volta: Coisa rápida de meia hora, ver pessoas, respirar ar puro, dar uma volta no parque, levar o cachorro fazer suas necessidades. Além de te ajudar, isso te proporciona uma melhor qualidade de vida por estar se exercitando.
  • Ir ao supermercado: Essa é uma coisa que pode vir a acontecer, deixar a dispensa e a geladeira vazia por preguiça de ir ao mercado ou então ficar adiando essa atividade. Aproveite isso e torne esse momento como uma distração.
  • Comprar roupas novas: Não é só porque esta trabalhando em casa que precisa deixar de fazer compras, não! Tire um dia da semana para ir ao shopping, se presenteie com uma roupa nova, isso te ajudará a renovar as energias.
  • Ligue para alguém: As vezes dez minutos de conversa jogada fora por te ajudar tanto quanto uma sessão de terapia. Pode ser uma amiga que você não conversa a muito tempo, um antigo colega de trabalho, a mãe, até mesmo a vizinha.
  • Marque almoços: Eles podem ser de negócios ou com os amigos, tanto faz, o importante é não perder os contatos.
  • Vá para a academia: Essa é outra dica importantíssima. Lá você vai ver pessoas, fazer novas amizades e ter uma vida mais saudável.
  • Dê som ao seu home office: Se o silêncio demais te assusta, ligue a tv ou uma música, isso quebra essa sensação de solidão.
  • Participe de cursos: Matricular-se em curso também é uma ótima saída para evitar o isolamento. Além de conhecer pessoas novas estará enriquecendo seus conhecimentos.
  • Você não esta sozinho: Verdade, você não é o único! Uma pesquisa realizada pela revista Home Office Computing concluiu que 27% dos empreendedores sentem falta da estrutura que a empresa proporciona, como suporte técnico, assistentes, etc, e 15% tem saudades da interação em equipe. Porém, nenhum deles sente-se arrependido.
  • Converse com os amigos: Fale sobre o seu medo de isolar-se com eles. Tenho certeza que eles dedicaram um tempo extra para estarem mais presente na sua vida.

Depois de todas essas dicas você optar por desfrutar do aconchego do seu home office, boa sorte! Saiba que estaremos sempre aqui para ajudar, dar dicas, trocar conhecimento ou simplesmente bater um papo :)

Agora siga em frente e comece a montar seu home office seguindo nossas dicas.

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





happy-woman-image
successgirl

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>