Cada vez mais, as empresas estão interessadas em saber exatamente quem você é antes de contratá-lo. Perguntas aparentemente desconectadas de sua entrevista e da vaga almejada estão sendo cada vez mais utilizadas: “Já roubou no trabalho”? “Já mentiu para seu chefe”? “Você teve problemas familiares durante a infância”? Soa estranho, não é? Porém, acostume-se.

Como já dissemos, os RH têm adotado testes de personalidade que envolvem crenças, ética, temperamento. Difícil dizer o que esperam como resposta, mas conheça alguns dos mais utilizados e saiba o que você pode encontrar na próxima entrevista. Não se assuste se entregarem a você uma folha com mais de 200 perguntas para serem respondidas por escrito, nem prenda-se ao velho pensamento: “será que fui bem”? Afinal, testes de personalidade não avaliam seu desempenho, mas procuram encontrar testes de sua personalidade. A melhor opção é responder com sinceridade para obter um retrato fiel de sua personalidade.

D- Potential: Sistema de levantamento de potencial e competência profissional – É uma coleta de competências gerenciais que identificam a forma como os líderes se organizam com relação à gestão do tempo, flexibilidade, adaptação às mudanças, conflitos, negociação, entre outros. São analisadas 10 competências administrativas e 10 gerenciais. É possível identificar se a pessoa prefere atividades de campo, intelectuais, administrativas ou executivas e como é sua habilidade em se relacionar com as pessoas.

O teste consiste em 100 pares de frases, e o candidato deve escolher entre as opções A e B em cada um destes pares. O relatório final realiza um mapeamento dos pontos em que o profissional está pronto, o que tem bem desenvolvido, o que não tem e ainda, o que tem em excesso.

QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica – Avalia a personalidade por meio de de escolhas situacionais, ou seja, aquelas que devem ser tomadas de acordo com o contexto, que demonstram a capacidade de adaptação ao ambiente e também às pessoas. Foca nas áreas de afinidade, aptidão e interesse, buscando definir comportamentos individuais.

É composto por um questionário com seis exemplos de situações que podem acontecer no ambiente de trabalho. Cada uma oferece 15 pares de afirmações, e o candidato deverá escolher as que mais se aproximam de seu comportamento em tal situação.

Prevue – É um teste que lida muito com o racioncínio lógico. Compõe-se de um conjunto de avaliações psicométricas, que envolvem habilidades, interesses, velocidade de raciocínio e personalidade.

O candidato que realizar esse teste irá deparar-se com exercícios de lógica e de cálculo, anagramas, questões de interesse pessoal, de múltipla escolha e do tipo gosto/não gosto.

The Birkman Method – Composto de 298 questões, é usado há mais de 50 anos para medir o comportamento do candidato em seu estado normal e quando submetido a uma tensão. Procura caracterizar seus interesses, seu estilo e suas necessidades.

Das questões, 250 devem ser respondidas com “verdadeiro” ou “falso”. As 48 restantes pedem que o candidato selecione ocupações de uma lista. baseado na premissa de que todos os empregos são igualmente pagos e desconsiderando talentos do examinado.

CPI 260 – Desenvolvido já na década de 50, levanta características e informações sobre a maneira como você reage na vida, como está construída sua autoimagem, como você se compara aos outros. O relatório final indicará qual é o seu estilo: implementador, incentivador, inovador ou visionário.

É composto de 260 questões que devem ser respondidas por escrito. São descritivas, portanto, relaxe e esteja ciente de que levará um bom tempo para concluí-lo.

AAEE – Análise de aderência à ética profissional – Normalmente, é utilizado para cargos ligados a finaças e administração. É um teste de ética aplicado a determinadas situações no trabalho. É composto de três etapas: um questionário eletrônico, um formulário com informações pessoais e uma entrevista presencial. São avaliados aspectos como percepção moral, pressão situacional e transparência.

Constam perguntas como “Você já ofereceu suborno a alguém”? . “Está satisfeito com seu salário”? e assim por diante.

Como é possível perceber, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo. Por isso, invista sempre em você, no seu aperfeiçoamento profissional, e por que não, pessoal. É muito importante estar sempre super! Leia, informe-se, procure construir uma carreira sólida e com bons relacionamentos. Agora, você já conhece alguns dos principais testes de personalidade, e certamente, não irá assustar-se (tanto) caso em sua próxima entrevista de trabalho seja convidada a realizar algum deles.

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





good-sleep-smile
brindes
    • Michele says:

      Olá Evelyn,

      Muito bom mesmo o artigo que a Regi escreveu, parabéns Regi!!
      Também adorei!
      Evelyn, fique a vontade para sugerir conteúdos e tirar dúvidas, ok?

      Beijos e um ótimo final de semana ;)

  1. Aline says:

    Gostei muito desse site. MEu nome é Aline tenho 29 anos. sou formada em Pedagogia. Pos graduada MBA em gestao de Pessoas.
    Ja trabalhei na area no momento não; Estou a procura de outra faculdade, onde tenho um ponto de interrogação. O Que fazer. ainda nao sei qual minha vocação, no que tenho prazer em trabalhar. Caso tenha algum site, livro qualquer coisa. que possa me ajudar ficarei grata.. obrigada . fiquem Com Deus..

    • Michele says:

      Olá Aline,

      Realmente decidir uma carreira é uma decisão dificil de ser tomada.
      Você deve analisar nos empregos que já teve o que te fazia melhor… o que te dava mais prazer… o que deixava meio de cara e chateada também para descartar.
      Vai anotando e aos poucos você vai descobrir…
      Se tiver curiosidade sobre determinada profissão tente conversar com alguem da área para saber certinho como é, porque, só quem esta atuando sabe como realmente é o dia a dia de determinada profissão.
      Mas saiba também que todas tem o lado bom e o lado não tão bom, digamos assim, mas é preciso amar aquilo que faz.
      Quando se ama o que faz tudo se torma muito mais fácil e o reconhecimento vem com toda certeza.
      Espero que tenha lhe ajudado.

      Beijos e uma ótima semana ;)

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>