Origens da profissão de secretária
Será que você, secretária executiva, conhece a história e as origens de sua profissão? A função de secretária data de tempos remotos. Seus primeiros registros surgem no tempo dos faraós, época em que era exercida pelo sexo masculino, através da figura dos escribas.
A revolução industrial traz mais uma vez a necessidade de pessoas exervendo funções de secretário. Após as duas guerras mundiais, devido à escassez da mao-de-obra masculina, surge neste cenário a figura feminina,com forte atuação na área.
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, surge no cenário europeu e norte-americano a figura feminina. No Brasil, a mulher surge na década de 50, ao mesmo passo em que são implantados cursos de datilografia e de técnico em secretariado,visando a especialização destas mulheres.
Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985. Em 1988 foi criada a Fenassec – Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná. Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.
O trabalho da secretária assume, atualmente, uma posição mais independente, tomando decisões e direcionando às mãos da chefia os assuntos que julgar necessários. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias. Trata-se,assim, de uma tarefa de extrema confiança, que exige da funcionária discrição e responsabilidade.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente, a secretária em todos os seus estágios assume um volume de trabalho considerável.
Origem da palavra Secretária
A palavra “secretária” tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:
- Secretarium – lugar retirado;
- Secretum – lugar retirado, retiro;
- Secreta – particular, segredo.
Com o tempo, ocorreram mudanças tanto no significado como na grafia desses termos, surgindo, assim, Secretária
Viram só? Através dos tempos, a secretária foi assumindo identidade própria e um reconhecimento cada vez maior! Portanto, valorize e invista na sua profissão, super secretária!!