klout

Muito se fala em presença digital, em utilizar profissionalmente os benefícios das redes sociais, em aproveitar os recursos dos serviços digitais para melhorar de vida… mas é muito difícil medir quão efetivas têm sido suas tentativas de tornar-se mais influente com tudo isso… ou melhor, era difícil medir.

Klout é um serviço que investiga suas participações na internet, a repercussão daquilo que você publica, a maneira como você interage com as pessoas (e com quais pessoas) e como elas interagem com você. Baseado nisso, é gerado o Klout Score, que nada mais é do que uma nota (que vai de zero a cem) para o seu grau de influência.

Barak Obama, por exemplo, tem um score de 94, altíssimo! Um valor dificílimo de ser alcançado. Apenas para efeito de comparação, o meu score atual é de 50.

O Score é um número variável e vai depender do quanto você está sendo influente naqueles últimos tempos. Tudo pode mudar… e pode ser acompanhado! Klout disponibiliza gráficos para que você acompanhe seu desempenho com o passar do tempo.

Gráfico demonstrativo da evolução do Klout Score
Gráfico demonstrativo da evolução do Klout Score

O pessoal que mantém o serviço diz que é difícil dizer qual seria um bom score, porque depende muito dos seus objetivos e da sua rede de contatos, mas que a média geral de score fica em torno de 20 pontos!

Parece bacana, claro, saber qual o tamanho do seu poder de influência e comparar-se com outras pessoas… pois isso está diretamente ligado à sua popularidade… e todo mundo quer ser popular! Mas e profissionalmente, isso tem algum efeito?

Pelo menos para o canadense Sam Fiorella, sim, teve! Ele estava indo muito bem em uma entreviste de emprego, em uma grande empresa canadense de marketing. Foi desclassificado ao ser questionado sobre seu Klout Score, que era 35, abaixo dos seus concorrentes à vaga.

É muito difícil (mas não impossível) que o mesmo vá acontecer com você, ou seja, que você perca uma oportunidade por ter um Klout Score baixo.
Por outro lado, acho mais importante pensar em como você pode trabalhar seu Klout Score e em como você poderia usar isso a seu favor.

Imagine que você é quem está contratando. Tem em mãos, dois currículos de características parecidas… exceto por um fato: um deles tem um item que o outro não tem: “grau de influência, medido em Klout Score, 75”.

Comprovar que você tem desenvoltura e capacidade para ser influente é uma vantagem óbvia… pode ser determinante! Não despreze isso.

Agora imagine o efeito que isso pode ter no seu currículo, ao concorrer a uma vaga de emprego, ou mesmo na imagem que as pessoas têm de você:
Certamente que seu chefe, ao saber que o seu Klout Score é maior que o dele, teria, junto com uma pontinha de inveja uma enorme inveja, a curiosidade de saber um pouco mais sobre você, seu trabalho e sua capacidade. Resumindo, melhora a forma como as pessoas olham pra você… é como se tivessem ouvido falar bem de você por uma fonte isenta.

Acha que isso não faz efeito? Pois bem… meu conselho é: faça o teste!
Tenho casos de secretárias que aconselhei a investir um pouco do seu tempo em iniciativas online para alavancar sua carreira. Isso lhes rendeu, além de “respeito”, novas oportunidades dentro da empresa e até convites para novos empregos.
A propaganda é a alma do negócio.

Como medir seu Klout Score?
Não tem segredo! Entre em http://www.klout.com e entre com sua conta do Facebbok ou do Twitter, sem medo. O site é seguro e você não terá problemas com sua conta. ;)

Procure incluir o máximo possível de redes sociais às quais você está integrada! Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr… tudo isso conta e ajuda a medir com mais precisão o seu grau de influência.

Como aumentar seu Klout Score?
Até determinado ponto, é possível melhorar seu score com alguns pequenos cuidados… mas isso é assunto para um próximo post… mas prometo, eu escrevo.

See you, super secretárias.

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





Captura de Tela 2012-05-12 às 21.59.43
socialbusiness

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>