speak2

Existe uma grande barreira que separa os que “falam inglês” daqueles que são fluentes no idioma.

Alcançar fluência depende de vários fatores, como entender razoavelmente a estrutura gramatical do idioma e conseguir completar raciocínios inteiros em inglês, sem muito esforço. Outro fator muito importante é o vocabulário. Um bom vocabulário vai garantir que você não trave no meio de frases por causa de uma única palavra, diminuindo também o uso do embromation, te livrando de situações constrangedoras como essa:

httpv://www.youtube.com/watch?v=MlMPvlhnY28

Existem várias formas de aumentar seu vocabulário, mas uma que ainda pode ser mais explorada, é o uso da internet. Tem muita gente com boa vontade, produzindo conteúdos legais e gratuitos, que podem ser melhor aproveitados! Separamos uma lista com alguns, que farão toda a diferença na sua preparação!

Inglês no Supermercado http://www.inglesnosupermercado.com.br/
Interessantíssimo! Utiliza produtos do dia-a-dia, que você compra no supermercado, para explicar termos da língua inglesa que acabamos ignorando. O criador, Frederico Vasconcelos, sempre está postando novidades.

Aprenda inglês com a BBC http://www.bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/
A BBC é provavelmente a rede de tv e rádio mais bem conceituada da Inglaterra. A Beeb, como é chamada carinhosamente por lá, disponibiliza um serviço fantástico! No site, você encontra uma lista de matérias em português… mas a matéria completa é em inglês. Com a diferença de recursos como a tradução de alguns vocábulos ao final do texto, a opção de ouvir o som das palavras, a matéria toda para ouvir em áudio… Como se não bastasse, oferece vídeos com tradução, exercícios com respostas. O único ponto de atenção é que estamos falando do inglês da rainha, o genuíno, da Inglaterra, que tem uma pronúncia mais forte e diferença de algumas palavras para o inglês dos Estados Unidos. Mas isso está longe de ser um inconveniente; dependendo das suas intenções, pode ser até uma vantagem.

English Experts http://www.englishexperts.com.br/
Um projeto paralelo de um gerente de projetos, que virou coisa séria! Excelente conteúdo, ajuda a melhorar o seu inglês com posts agradáveis, de conteúdo muito variado. Tem a vantagem de ser bem leve e descontraído. Propõe-se a ser um guia para quem estuda inglês pela internet! Se não é, passa perto.

Wordsmith http://wordsmith.org/awad/sub.html
Neste site você se cadastra para receber uma palavra nova por dia. Aprende seu significado e aplicação desta em frases, para melhorar a compreensão.

ESL Pod http://www.eslpod.com/
Tem uma coleção de podcasts para baixar (em mp3) com diálogos (geralmente entre um homem e uma mulher). O conteúdo é bem didático, bem gravado e falado de forma bem clara… recomendado para estudantes de todos os níveis, pois possui um texto para que você vá acompanhando o diálogo. Mas a grande vantagem, na minha opinião, é poder ouvir enquanto você faz coisas como andar de bicicleta, correr, dirigir…

Word Games http://www.eastoftheweb.com/games/
Vai usar seu tempo com passatempos? Que tal deixar um pouco para fazer em inglês?
Este site oferece alguns jogos gramaticais simples, como forca e palavras cruzadas.

É importante é trazer o idioma para a sua rotina. Entre de cabeça na cultura de países de língua inglesa, que não tem erro! Existem coisas simples, mas muito efetivas, que podem ser feitas no seu cotidiano, sem que você tenha que dedicar mais horas de estudo a isso.

  • Para nossa sorte, os americanos produzem muitas séries de TV e filmes de boa qualidade, para todos os gostos. Assista-os o máximo que puder! Além de aprender palavras novas, você vai entender características da cultura americana que são diferentes da nossa. Isso também é importante! Se não conseguir assistir sem legenda, não tem problema. Com as legendas em português você aprenderá, da mesma forma. Se você gosta muito de novelas, por exemplo, pense em trocar uma delas por seriados como House, Gossip Girl, Friends, Dexter…
  • Quando for ler um livro que é traduzido, tente fazê-lo em inglês! Essa não é fácil, especialmente em títulos mais antigos ou de um tema muito específico, mas os resultados são excelentes.
  • Ao ouvir uma música em inglês, procure prestar atenção na letra… filosofar sobre o conteúdo das letras pode ajudar bastante.
  • Menos globo.com, menos Jacaré Banguela. É importante consumir conteúdo em inglês! Ao invés de sites de notícias brasileiros, uma vez ou outra, dê uma olhada no site da CNN, por exemplo. No youtube, não tenha medo dos vídeos em inglês… tente! E na hora de rir, acesse menos os sites de humor brasileiros e comece a ver sites como o www.9gag.com. Isto é particularmente importante, porque nesse tipo de site de humor, você entrará em contato com o inglês informal, usado nas ruas e no msn entre amigos, onde you pode virar simplesmente u.
  • Se jogue na conversação. Em algumas cidades brasileiras, existem iniciativas de conversação em inglês entre brasileiros. A Livraria Curitiba, por exemplo, costuma promover eventos de conversação em suas livrarias algumas vezes ao mês. Mas isso também vale para contatos de msn, chats, contatos do Facebook… quanto mais você conversar em inglês, melhor!

Existe ainda um serviço sensacional, o Livemocha… mas esse ainda vai ganhar uma matéria só sobre ele, assim como, prometo, o Google Tradutor! ;)

Pronta? Então vamos deixar esse vocabulário mais super? =]

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





esnomaybe

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>