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Cada língua tem suas próprias características, que se moldam à região, grupo social e finalidade. Com o inglês não é diferente. Quando os negócios – ou “business” – estão em primeiro plano, você certamente irá precisar aprender aspectos específicos de cada situação. A seguir, listamos os pontos mais abordados nas aulas de Business English.

Uso de vocabulário específico

A escolha das palavras é uma grande arma para agregar credibilidade. Se seu objetivo é impressionar por seu profissionalismo e eficiência, terá de se preparar. Nas aulas de Business English em geral se aprende a usar um vocabulário mais aguçado, assertivo e formal, pois é o modo como se fecha negócios na maioria dos países de língua inglesa.

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Falando sem rodeios

Saber dar foco e direcionar a conversa a seu favor, sem perda de tempo, é também outro assunto corriqueiro nas aulas. Aqui, o importante é desenvolver a habilidade de ser conciso, ou como os americanos dizem “less is more”, quando querem ir direto ao ponto. A ideia é fazê-lo sentir-se confortável e agir deste modo na hora de fechar negócio.

Preparando-se para as perguntas

Para convencer e influenciar pessoas no trabalho ou em uma conversa de negócios, o profissional precisa ter em mente o que é mais importante para seu interlocutor. Ou seja, questões como “o que estou propondo?”, “sobre o que estamos falando?” ou “a partir de quando?” precisam ser respondidas antes de serem perguntadas. Do contrário, você estará exigindo uma interação que lhe custará mais tempo e que pode diminuir o interesse de quem escuta, dando a sensação de ansiedade ou até irritabilidade.

Expondo os temas

Assim como no Brasil, pessoas ocupadas não gostam de perder tempo com algo que não lhes interessa. No mercado internacional isso não é diferente. Por isso, é muito comum estudantes do curso de Business English desenvolverem maneiras mais eficientes de apresentação de temas. Na via de regra, vale o seguinte: primeiro o mais importante, por fim os detalhes. Com isso evita-se mal entendidos e economiza-se mais tempo.

Relacionando-se com o cliente

Muitas vezes o profissional terá de convencer clientes para fechar negócios, em especial quando se tratar daqueles mais indecisos. Porém, ter em mente as diferenças culturais pode ser um fator decisivo para o sucesso. Nos EUA, por exemplo, uma ótima maneira de influenciar pessoas é demonstrando os benefícios reais que poderão ser obtidos.

O profissional deve deixar claro o que o cliente leva em troca, esforçando-se, também, para criar um clima harmônico entre ambos e propondo soluções para sua necessidade. Além disso, é válido salientar os ganhos da empresa para maximizar a credibilidade.

 

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





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