escrevendo

VÍCIOS DE LINGUAGEM

Dando continuidade ao nosso assunto sobre os vícios de linguagem, segue mais um deles: a cacografia constitui um grande problema nos momentos em que precisamos redigir um texto, seja ele formal ou informal. Portanto, atenção para não errar:

CACOGRAFIA

São os erros de grafia (escrita). Alguns casos costumam causar dúvidas mesmo aos mais experientes, por isso, listamos algumas das ocorrências mais frequentes:

Forma Incorreta Forma Correta
Encima Em cima
Em baixo Embaixo
Derrepente De repente
Afim A fim
Atraz Atrás
Trás Traz (verbo trazer)
Quizer Quiser
Quaze Quase
Concerteza Com certeza
Excessão Exceção
geito Jeito
Magestoso Majestoso

Aproveitem bem as dicas e fiquem ainda mais super!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





  1. Keity says:

    Olá Regi.
    Adorei as dicas sobre cacografias, são palavras simples que usamos diariamente e nem percebemos que estamos errando, com certeza vou prestar mais atenção!
    Beijos
    Saudades.

    • Regi says:

      Olá Keity!

      Fico contente em saber que as dicas foram úteis! Não deixe de acompanhar nossos posts, pois procuraremos contribuir sempre com dicas que fazem parte do seu dia a dia!

      Abracos!

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>