palavras

Barbarismo

É um vício ou figura de linguagem que consiste no erro de português, cometido na grafia ou na pronúncia. É popularmente conhecido como “assassinato do português”.

Ex: Quebrei a garrafa de vrido (vidro)

Fizesse as pazes com tua irmã? (Fizeste)

Os cobertores já estão drobados (dobrados)

Estou com um pobrema (problema)

Assine aqui com sua rúbrica (rubrica)

Arcaísmo

Há, na língua portuguesa, várias expressões e construções sintáticas que, embora comuns no passado, deixaram de participar da norma atual. Elas se constituem em arcaísmos linguísticos. Essas expressões, por comprometerem a clareza e atribuírem, ao texto, um tom excessivamente precioso e pedante, devem ser evitadas, sempre que possível. Portanto, atenção ao escrever seus textos.

Alcaide: prefeito

Ceroula: cueca

Nosocômio: hospital

Outrossim: também

Hum: um

Soer: acostumar

Cincoenta: cinquenta

Essas foram algumas dicas importantes sobre nossa língua portuguesa. Aproveitem e continuem super secretárias executivas.

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





crase

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>