Olá seretárias!
Como vocês sabem, desde 2009 a nossa ortografia passou por uma reforma e muitas modificações com relação à acentuação e separação de palavras aconteceram.
Neste ano de 2011, encerra-se o prazo para adaptação às novas regras. Ou seja, até o ano passado, se você escrevesse de acordo com as regras antigas, não haveria problemas. Mas a partir de agora, é obrigatório que a regra utilizada seja do Acordo Ortográfico de 2009.
Para ajudá-las na redação dos muitos documentos e textos do dia-a-dia, apresentamos aqui algumas das principais mudanças, para que todas possam continuar SUPER SECRETÁRIAS!

Uso do Trema

Lembram do trema, os dois pontinhos que iam em cima do “u” quando ele deveria se pronunciado (ü)? Ficou combinado no acordo que ele não existe mais. Portanto, pode abandonar completamente seu uso.

Acento agudo

Nas palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é a tônica, ou seja, a mais forte), quando nesta sílaba temos ditongo (encontro de duas vogais) eu ou oi, não utiliza-se mais o acento. Observe algumas palavras que mudaram:

ideia, jiboia, plateia, estreia, boia, joia, heroico.

Acento circunflexo

As palavras com duas vogais “e” ou “o” seguidas não têm mais acento.

Leem, creem, voo, enjoo, perdoo.

Em breve estaremos publicando mais dicas!

Tem alguma dúvida? Perguntem, faremos o possível para tirar suas dúvidas!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





executiva11
  1. Monise says:

    Boa tarde,

    Meu nome é Monise, tenho 27 anos, estudante de direito, atualmente trabalho numa construtota.

    Gostei muito das dicas, estou sempre tentando coloca-las em práticas, mas gostaria de fazer um curso de secretária, vocês poderiam me indicar alguma em Niterói/RJ ou no Rio de Janeiro/RJ?

    Obrigada,

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>