etiqueta

Antigamente a etiqueta era algo somente de nobres. Com o passar dos tempos veio ganhando cada vez mais a sociedade e hoje, não há quem não use a etiqueta praticamente em tudo na vida. Seja no trabalho, em casa, no telefone, no modo de vestir-se, etc. Ah, tem sim quem não use, acredite secretária! Você com certeza já se deparou com uma pessoa meio sem noção. Se você ainda não esbarrou numa pessoa assim, com certeza vai esbarrar um dia.

O objetivo principal da etiqueta é facilitar o convívio das pessoas, para que vivam de uma forma harmoniosa e respeitosa.

Veja essas 10 dicas que podem fazer toda a diferença na sua vida profissional e pessoal:

  1. Coloque a ética em primeiro lugar: não há nada pior do que aquelas pessoas que querem ganhar vantagem em tudo. Pessoas assim, não deixam passar uma oportunidade sem querer sair ganhando em cima.
  2. Invista em informação: estude, leia, viaje sempre que puder, vá ao cinema, ao teatro!
  3. Adquira desenvoltura social: participe sempre que puder de jantares de negócios, coquetéis, feiras, palestras, cursos. Você poderá ganhar muitos pontos positivos na sua carreira se conseguir se sair bem nessas situações. É bom manter contatos profissionais.
  4. Cuide da aparência: é muito difícil ter uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Pense nisso!
  5. Seja seletivo, não preconceituoso: não torça o nariz para tudo o que é novo ou diferente daquilo do qual esta habituado. O preconceito faz com que as pessoas percam novas oportunidades.
  6. Saiba ser reverente sem ser subserviente: a hierarquia existe para que todos respeitem, mas não confunda respeito ao chefe com bajulação.
  7. Mantenha o bom humor: mantenha o alto astral no seu dia a dia, ele faz seu trabalho render e aparecer mais, pode confiar. Nada mais desagradável do que um colega de trabalho mal humorado que só sabe reclamar do trabalho e da vida.
  8. Seja cooperativo e não competitivo: saber trabalhar em equipe é hoje uma das qualidades essenciais de um bom profissional.
  9. Fuja das fofocas: não seja aquele profissional que aproveita a hora do cafezinho para ficar falando da vida alheia. Escute mais do que fale.
  10. Gerencie seu estresse: lembre sempre que há vida fora do trabalho. Problemas pessoais devem ser resolvidos em casa e problemas profissionais na empresa.

Secretária pratique essas 10 atitudes e veja como elas podem fazer sim a diferença! Seja super e destaque se dos demais!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





  1. Daniele says:

    Boa tarde pessoal!
    Gostaria de manifestar a minha alegria em encontrar um site como este. Estou fazendo Secretariado Executivo Bilingue, encontrei informações muito relevantes e já estou aplicando as no meu dia a dia, no trabalho. E para a melhoria desse espaço tão rico, gostaria de sugerir que fosse feita uma análise mais detalhada das publicações no sentido de evitar alguns erros (provavelmente de digitação); na matéria acima, por exemplo, foi escrito “convício das pessoas” no lugar de “convívio das pessoas”. Esse tipo de falha pode causar interpretações errôneas, repetindo ainda o caso acima, convício é o mesmo que injúria, então ficaria “injúria das pessoas” e não é o que queremos. Fica a dica!
    Parabéns pelo site, muito bom!

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