Olá, secretária executiva! Se você chegou até este texto, é porque obviamente está fazendo uso do assunto sobre o qual falaremos novamente: a internet. Sabemos que nem sempre é fácil saber exatamente como proceder com relação às inúmeras redes sociais que a internet nos proporciona. Porém, também não se pode ignorar a importância de estar atualizada e em contato com estes meios.
As estatísticas apontam a importância que a internet tem tido no cotidiano das pessoas. O tempo despendido nos sites de relacionamento saltou de três para cinco horas e meia por mês nos últimos três anos. Sete em cada dez adultos utilizam as redes para contatos profissionais. Com tudo isso, nada mais natural do que algumas questões de relacionamento pessoal migrarem para o meio online. Por isso, é preciso precaução com a maneira como nos comportamos no mundo virtual, pois é preciso manter a etiqueta mesmo no mundo virtual.
Algumas dúvidas com relação ao mundo online são muito frequentes. Mas será que o nosso perfil profissional pode ser afetado por nosso comportamento online? Vamos comentar algumas dúvidas mais frequentes:
– Será que as empresas dão importância ao que se escreve em redes sociais ao analisarem currículos?
Muita! Por isso, é importante cuidar de tudo o que você escreve quando assina embaixo. Se a empresa for da área de tecnologia, a importância é ainda maior. Algumas empresas, ao verificar que o candidato não tem perfil online ou não está nas redes, nem chamam para entrevistas.
– Se um contato profissional me chamar para se “amigo” no Orkut, Facebook ou outra rede social, é indelicado recusar?
Convites para participar de algo na vida virtual é como na vida real: você só aceita se estiver a fim ou se achar que vale a pena. Não esqueça de que recusar é um direito seu.
– É ruim misturar assuntos pessoais e profissionais no Twitter?
Não há mal nenhum em fazer brincadeirinhas ou posts pessoais. Agora, se você quer relevância profissinal, concentre-se na sua área de atuação. Há redes com perfil pessoal, como o Orkut, e outras mistas, como o Twitter. Escolha a que tem mais a ver com o seu objetivo. Siga nos no Twitter @superseblog!
– Em redes sociais voltadas para o trabalho, como é o caso do Linkedin, dá pra recusar convites?
Você também só aceita os convites que quiser, mesmo se for pra recomendar alguém, ou apresentar um amigo a outro contato da rede.
– Qual é a regra geral para ter um blog ou perfil com o mesmo “tema” de seu trabalho na vida real?
É evidente que o mau uso das mídias sociais pode causar risco ao futuro dos funcionários na companhia. Cuidado para não denegrir concorrentes, nem tenha a obrigação de responder a todas as críticas. Um estudo realizado pela consultoria americana Proof point mostra que 8% das mil empresas que fizeram parte dos estudos já demitiram um funcionário por causa de posts inadequados.
Já demos também algumas dicas sobre como manter a etiqueta na internet aqui.
Seja profissional, super secretária, e tenha no mundo virtual a mesma super postura que você tem no mundo real!