A secretária deve sim saber comportar-se em todos os momentos, pois é dotada de discrição e elegância.

Muitas pessoas tem uma visão errada sobre etiqueta, pensando que é somente aquele monte de pratos, talheres, taças na mesa, não é mesmo? Pois engano seu! Etiqueta vai muito além disso.

Para entender o que é etiqueta é simples: se você esta na sua casa e resolve acender um cigarro. Até aí tudo bem, não há problema nenhum nisso, mas, se por um acaso você esta no escritório onde há várias pessoas, isso afeta as demais e é aí que é preciso ter o bom senso, ter etiqueta profissional.

Muitas pessoas vivem como se o mundo fosse feito só para elas, não pensam e não respeitam o espaço dos demais. Por exemplo, você adora ouvir música alta na sua casa, tudo bem, quem não gosta às vezes para relaxar e se distrair não é mesmo? Porém, o seu vizinho pode não curtir o mesmo tipo de música que você ou então para piorar ainda mais a situação, tem criança pequena em casa que costuma dormir várias vezes durante o dia, já pensou? Procure pensar nas pessoas que estão a sua volta, ser educado não custa nada!

Etiqueta é isso, serve para que todos vivam de uma forma civilizada. Não é apenas porque é chique ou esta na moda, e sim, um conjunto de princípios que faz com que cada um respeite o espaço do outro.

Confere algumas lições de etiqueta profissional que pode ajudar você a ser ainda mais super:

1- Use, mas não ABUSE: Tenha sempre em mãos seus cartões de visita, mas seja seletivo ao distribuí-los.  Afinal, eles contem informações sobre você.

O jeito correto de usar cartões pessoais e profissionais ainda confunde muita gente. No seu cartão profissional deve conter todas as informações necessárias para que o contato tenha continuidade, por exemplo, nome completo, cargo, endereço com o CEP, telefones com o DDD e e-mail. Jamais mande colocar no seu cartão de visitas o número do seu celular. Quando você achar conveniente você mesmo anota a mão. Claro que tem uma exceção caso seu celular seja o seu telefone comercial.

Opte por cartões discretos. Os pessoais na cor pérola e branco com fontes na cor azul marinho ou preta são super elegantes.

Quando for entregar seu cartão há alguém, cuide para entregar com a parte impressa sempre para cima, assim, a pessoa que esta recebendo pode ler o que esta escrito.

Se você é conhecida pelo sobrenome, peça para colocar ele em destaque, como negrito ou itálico.

Durante uma reunião controle a ansiedade para entregar seu cartão ao executivo principal. Cabe a ele tomar a iniciativa.

Cartão com foto? Isso nós deixamos somente para aquelas pessoas que trabalham numa empresa de filmes fotográficos.

Evite cartões coloridos ou com figuras/desenhos a não ser que você seja design. Hoje há muitos tipos de cartões, mais lembre sempre que o menos é mais.

É importante que você guarde em um porta-cartão os cartões de seus contatos. Assim você mantêm tudo organizado e quando vir a precisar, sabe exatamente onde procurar.

2- Aproveite, pero NO MUCHO: você deve se divertir nas festas da empresa, claro, afinal, o objetivo principal delas é a integração dos funcionários ou comemoração. Mas tome muito cuidado para não passar dos limites.O final do ano é a época de maiores números de festas e algumas pessoas acabam passando dos limites, e outras ainda pensam que os excessos serão perdoados. Mas estão enganados. Você ainda pode acabar virando alvo de piadinhas dentro da empresa por causa desse deslize.

3- Grosso, EU?! Espero que as secretárias aqui do blog não façam parte desse time, né? Afinal, devemos sempre ser educadas e discretas.

Na empresa sempre tem aquela pessoa que esta pronta para fazer aquele comentário sobre os outros, que muitas vezes é incapaz de olhar para si mesmo. Existe muitos tipos de pessoas grosserias, por exemplo o chaminé, que é aquela que mesmo trabalhando em uma sala onde todas as janelas são lacradas por causa do ar condicionado insiste em fumar e ai daquele que reclamar. Totalmente sem noção heim.

E as cheirosas? É aquela pessoa que se entope de perfume e que todo mundo sabe que ela chegando antes mesmo dela abrir a porta. Isso é sério secretárias, imaginem vocês trabalhando um dia todo com um perfume que até pode ter um cheiro bom, mas que no final do dia vai lhe trazer uma boa dor de cabeça e nesse caso, nem a Neusa pode ajudar.

O nervosinho é aquele profissional que esta sempre a ponto de explodir com o primeiro que cruzar o seu caminho. Acha que somente ele tem problemas a resolver e que todo mundo tem que entender.

4- Chique até debaixo d’água: secretária, problemas todo mundo tem, uns piores e outros um pouco menos, mas isso não é motivo nenhum para falta de educação. Esta com problemas na família? Converse com seu superior e explique a situação (sem detalhes), converse também com seus colegas mais próximos que trabalham contigo diariamente, eles com certeza entenderam essa fase. Doença? Procure o médico da empresa e veja se consegue alguns dias de licença, assim você se recupera e volta com tudo. Mais cuidado para essas coisas não virarem rotina. Nada mais deselegante que aquela pessoa que só sabe reclamar e se lamentar da vida.

Passou a noite chorando e esta com aquelas olheiras horríveis? Recorra para a maquiagem, bolsas de água gelada ou chás para desinchar os olhos. O que não pode acontecer é que na manhã seguinte as pessoas lhe perguntem o que houve, porque aí já sabe, é aquela choradeira novamente.

5- Deslizes de verão: você pode e deve colocar as “manguinhas de fora”, afinal, usar blazer no verão é uma tarefa quase impossível. Mas tome muito cuidado aqui para não comprometer a sua imagem.

Ficar elegante num calor de mais de 30 graus não é nada fácil, ainda mais que calor e verão pedem roupas leves e frescas. Mais isso não quer dizer que você pode usar aquela saia curta ou aquele shortinho de passear na praia na empresa, como eu disse “passear na praia”.

Para nós mulheres nada de barriga de fora, transparência, roupas coladas demais. Deixe tudo isso para o final de semana. Evite também rasteiras, elas são ótimas para um passeio no parque. E vale lembrar: unhas das mãos e pés devem estar impecáveis assim como os cabelos bem limpos. Atenção redobrada também na depilação. Use um bom desodorante e cuidado mais uma vez com o perfume. Verão pede roupas e calçados frescos e um perfume refrescante, eles geralmente são auto-astral, pelo menos comigo =]

Acompanhe os próximos posts com mais lições de etiqueta… será super!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





etiqueta
etiqueta_marketingpessoal4_310110145831812
  1. Layslane says:

    Olá, meninas!!!

    Leio todos os artigos do blog, são uma maravilha, eu tenho 17 anos e escolhi a área de administração, trabalho como secretária mais quero crescer e me tornar profissional.
    Tenho que trabalhar sempre bem vestida, mais no verão que sapatos devo usar??

    Beijos”

    • Michele says:

      Olá Layslane,

      Ficamos contentes em saber que esta gostando dos conteúdos :D
      No verão, o calçado varia muito conforme a região que você mora e o tipo da sua empresa. Se ela é uma empresa mais liberal, não exige nada muito formal você pode usar sandálias, sapatos abertos como os peep toes, mas tudo com um pouco de salto ok? Na minha opinião é mais profissional. Agora, algumas empresas não permitem calçados abertos (sandálias), então, nesse caso os sapatos fechados como os scarpins e os peep toes são as melhores opções.
      Se tiver dúvidas, estou aqui para ajudá-la.
      Beijos ;)

  2. Ariel says:

    Olá, essa foi a primeira vez em que deparei com um blog que aborda esclusivamente assuntos relacionados com secretárias executivas.
    Verdadeiramente é uma profissão muito especial e devido a isso deve ser-lhe atribuido o seu devido valor. Quero portanto parabéniza-las pela bela iniciativa que tiveram de por essa ideia em execusão.
    Estou nos meus primeiros meses dos 18 anos e pretendo fazer o curso de relações públicas e secretariado executivo, pois na cidade( fora do brazil, mehlor dizendo, na Àfrica) em que eu estou actualmente resedida só tem esse curso( nessa área).
    Mas tem uma questão que sempre perturba-me.
    “Tenho 1 metro e meio e sou um pouco magra, portanto aparento ser criança. Falo com certas dificuldades, pois desde criança ( não sei se podem entender) tenho a língua rasa, mas não tanto assim…rsrsrs.
    entre outras”.
    Questão: Mesmo com essas dificuldades posso seguir com esse meu desejo?

    Com muita delicadeza, peço que se for da vossa vontade e se não for um empedimento no vosso dia-a-dia, que me ajudem com essa questão e possívelmente com outras que poderão vir em breve, se Deus quizer.
    Agradecida.
    Abraços a todos.

    PS:com pedidos de perdão imformo que esse não é o meu verdadeiro nome, pois não desejo ser reconhecida.

    • Michele says:

      Olá Ariel,

      Primeiramente muito obrigada! Ficamos felizes que tenha gostado do Super Secretária Executiva.
      Aproveite as super dicas, afinal, esse espaço é nosso.
      Ariel, nada impede que você seja uma super secretária, muito menos esse problema que você tem ao falar.
      Procure ajuda, tenho certeza que você vai conseguir resolver.
      Agora, em relação ao seu problema de altura, saiba que eu também sou pequena (1,60) e magra e isso não me atrapalha em nada em relação ao meu trabalho.
      Estude muito, aprenda outros idiomas e arrase!!! Não ligue não para tamanho, isso é um detalhe que não interfere, pode acreditar!
      E estarei aqui sempre que precisar, pode contar comigo no que for posssível.

      Beijos um ótimo final de semana ;)

  3. Eliane says:

    Olá, Michele!

    Adorei o post. Apenas uma observação: no item “Use, mas não abuse”, o correto é “Quando for entregar seu cartão a alguém … ” ao invés de … há alguém. Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  4. kelly lucy says:

    olá,meu nome é kelly e eu estarei me formando no fim deste ano em secretariado executivo e o tema do me tcc será: ” a etiqueta adequada para o bom perfil de uma secretaria executiva nas instituições modernas e globalizadas” mais eu estou me sentindo meio perdida em relação o assunto.gostaria se possível,vocês me ajudarem com alguns artigos para que eu possa começar a formar idéias…obrigada!

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>