sono

Quem é que nunca teve uma noite mal-dormida e se sentiu péssima no dia seguinte? Ao chegar no serviço, a vontade é de que o expediente encerre logo e se possa descansar… afinal, quando o sono não é o suficiente para que o corpo se recomponha, os problemas são muitos: indisposição, bocejos ao longo do dia e olheiras são apenas os mais visíveis. Porém, os prejuízos podem ser muito maiores se a situação se repetir a longo prazo. Se você não estiver disposta para trabalhar, certamente seu rendimento cairá e isso poderá causar problemas no trabalho.

Quantas horas você precisa dormir para ficar bem durante o dia? Quais os efeitos a longo prazo de descansar pouco? E o que fazer para relaxar durante a noite e acordar mais disposto?

Quanto ao número necessário de horas de sono, especialistas afirmam ser relativo. O tempo ideal varia de pessoa para pessoa, mas é importante que seja o suficiente para que você possa se sentir disposta desde a manhã. No entanto, o número de horas considerado o mais próximo do ideal seria de 8 horas de sono. Assim, o coorpo teria tempo suficíente para relaxar e recompor os tecidos, evitando dores, cansaço e desconforto após acordar e no decorrer do dia.

Uma pesquisa feita durante quatro anos pela Universidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, aponta as principais consequências da falta de sono e dá algumas dicas para se obter um sono de qualidade:

Para dormir bem, é recomendado não fazer atividade física intensa até 3 horas antes de deitar, tirar os sapatos e vestir uma roupa confortável, esvaziar a mente e pôr as pendências e preocupações no papel, comer uma fruta ou algo leve à noite (evitar café e alimentos de difícil digestão), fazer uma leitura leve e ouvir uma música relaxante.

A secretária executiva é uma profissional que precisa estar constantemente em atividade, sem esquecer de que a aparência é importantíssima. Se você dormiu mal e além de indiposta, está com as terríveis olheiras, damos algumas dicas para disfarçá-las. Ninguém merece trabalhar com olheiras, não é mesmo? Mas o ideal mesmo é chegar em casa e tentar repor o sono perdido.

A dica para acabar com olheiras é o uso de corretivos coloridos para camuflar as olheiras mais escuras, eles neutralizam as manchas e são comercializados em várias cores. Mas para as mulheres com olheiras mais claras, a melhor opção é usar corretivos um ou dois tons abaixo da sua cor natural de pele.

A forma como é usado o corretivo também influência. Procure não exagerar na dose de corretivo, caso contrário pode parecer que você tomou sol com os óculos escuros.
Depois de cobrir a mancha unifique o tom da pele com a base. Em seguida passe pó para tirar o brilho.
Para as mulheres que possuem linhas de expressão, a dica é usar corretivos cremosos, já que os secos podem deixar a pele com um aspecto “craquelado”.
E se você não tiver uma esponja ou pincel pode aplicá-lo com os dedos mesmo: basta dar batidinhas suaves para que o resultado saia leve, sem exageros.

Cores de Corretivo para cada tipo de olheira:

– Para as olheiras acinzentadas compre um corretivo lilás.

– Para as olheiras marrom-escuras use o corretivo laranja.

– Já para as olheiras rosadas compre um corretivo azul turquesa.

Então secretárias executivas… teve uma noite mal-dormida? Aproveite essas dicas para esconder aquela terrível olheira. Mas lembre que o melhor mesmo é chegar em casa e recuperar o sono perdido para que isso não comprometa sua carreira e você fique cada vez mais super!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





  1. Letícia says:

    Quem tem filha pequena nunca dorme direito.
    Amanhece ainda com sono, mas tem que esta sempre linda e com disposição para o dia-a-dia.
    Tenho que conciliar as duas coisas: Trabalho e filha pequena !

  2. Patrcia Reni says:

    OLA REGI, SOU ALUNA NOVA, OBSERVEI QUE A DATA QUE ESTA MATERIA FOI ESCRITA E DE MARCO DE 2011. AINDA ESTA ATIVA? SE ESTIVER DEIXO AI MINHA OPINIAO SOBRE UMA BOA NOITE DE SONO, EU SOU O TIPO DE MULHER QUE SE NAO DURMO PELO MENOS 8 HORAS DE SONO CONSECUTIVOS, NO DIA SEGUINTE NAO FUNCIONO, FICO PESSIMA, TUDO ME IRRITA NAO CONSIGO DESENVOLVER NADA, MESMO QUE SEJA ROTINAS, GOSTEI DE LER ISSO PORQUE ASSIM FICO SABENDO QUE NAO E LUXO E SIM NECESSIDADE BJS E OBRIGADA

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