sono

Quem é que nunca teve uma noite mal-dormida e se sentiu péssima no dia seguinte? Ao chegar no serviço, a vontade é de que o expediente encerre logo e se possa descansar… afinal, quando o sono não é o suficiente para que o corpo se recomponha, os problemas são muitos: indisposição, bocejos ao longo do dia e olheiras são apenas os mais visíveis. Porém, os prejuízos podem ser muito maiores se a situação se repetir a longo prazo. Se você não estiver disposta para trabalhar, certamente seu rendimento cairá e isso poderá causar problemas no trabalho.

Quantas horas você precisa dormir para ficar bem durante o dia? Quais os efeitos a longo prazo de descansar pouco? E o que fazer para relaxar durante a noite e acordar mais disposto?

Quanto ao número necessário de horas de sono, especialistas afirmam ser relativo. O tempo ideal varia de pessoa para pessoa, mas é importante que seja o suficiente para que você possa se sentir disposta desde a manhã. No entanto, o número de horas considerado o mais próximo do ideal seria de 8 horas de sono. Assim, o coorpo teria tempo suficíente para relaxar e recompor os tecidos, evitando dores, cansaço e desconforto após acordar e no decorrer do dia.

Uma pesquisa feita durante quatro anos pela Universidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, aponta as principais consequências da falta de sono e dá algumas dicas para se obter um sono de qualidade:

Para dormir bem, é recomendado não fazer atividade física intensa até 3 horas antes de deitar, tirar os sapatos e vestir uma roupa confortável, esvaziar a mente e pôr as pendências e preocupações no papel, comer uma fruta ou algo leve à noite (evitar café e alimentos de difícil digestão), fazer uma leitura leve e ouvir uma música relaxante.

A secretária executiva é uma profissional que precisa estar constantemente em atividade, sem esquecer de que a aparência é importantíssima. Se você dormiu mal e além de indiposta, está com as terríveis olheiras, damos algumas dicas para disfarçá-las. Ninguém merece trabalhar com olheiras, não é mesmo? Mas o ideal mesmo é chegar em casa e tentar repor o sono perdido.

A dica para acabar com olheiras é o uso de corretivos coloridos para camuflar as olheiras mais escuras, eles neutralizam as manchas e são comercializados em várias cores. Mas para as mulheres com olheiras mais claras, a melhor opção é usar corretivos um ou dois tons abaixo da sua cor natural de pele.

A forma como é usado o corretivo também influência. Procure não exagerar na dose de corretivo, caso contrário pode parecer que você tomou sol com os óculos escuros.
Depois de cobrir a mancha unifique o tom da pele com a base. Em seguida passe pó para tirar o brilho.
Para as mulheres que possuem linhas de expressão, a dica é usar corretivos cremosos, já que os secos podem deixar a pele com um aspecto “craquelado”.
E se você não tiver uma esponja ou pincel pode aplicá-lo com os dedos mesmo: basta dar batidinhas suaves para que o resultado saia leve, sem exageros.

Cores de Corretivo para cada tipo de olheira:

– Para as olheiras acinzentadas compre um corretivo lilás.

– Para as olheiras marrom-escuras use o corretivo laranja.

– Já para as olheiras rosadas compre um corretivo azul turquesa.

Então secretárias executivas… teve uma noite mal-dormida? Aproveite essas dicas para esconder aquela terrível olheira. Mas lembre que o melhor mesmo é chegar em casa e recuperar o sono perdido para que isso não comprometa sua carreira e você fique cada vez mais super!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>