A primeira impressão é a que fica. Já ouviu isso? Pois sim, é em boa parte verdade.

E em muitos casos essa primeira impressão nos contatos corporativos é representada por uma secretária.

Ninguém precisa parecer uma modelo para ter sucesso no secretariado. Não é isso. Tem a ver mais com vontade de estar elegante do que a beleza propriamente dita. Determinados cuidados passam uma imagem muito positiva sobre você e sobre aquilo que você representa.

Lembra da Andrea Sachs, papel da Anne Hathaway, secretária de “O Diabo veste Prada”? No filme ela passa por uma transformação que, embora no caso dela envolva o uso de roupas e acessórios de grife, é mais uma transformação de atitude. Sua beleza continua a mesma. Mas a forma como ela se porta por si só lhe abre portas profissionais, fazendo com que as pessoas a vejam de outra forma, levando-a a sério.

Elegância é a chave. Sensualidade, ao contrário, pode pesar contra você e desclassificar seu profissionalismo. Sensualidade até pode ser usada positivamente, mas isso é motivo para outro post!

A regra é simples de ser entendida: em que loja você prefere comprar? Na arrumadinha e aconchegante, ou na bagunçada, com tudo empilhado?

Essa regrinha serve para tudo. Inclusive para a sua empresa… e, lembre-se, em muitos momentos, como secretária, a sua imagem é a única imagem que alguém pode ter da empresa.

Entendido isso, o Super Secretária Executiva quer dar algumas dicas para te ajudar a arrumar o cabelo para o trabalho sem sair das tendências de moda.

Na correria do dia a dia de levantar cedo, chegar tarde e em alguns casos ainda estudar a noite, ficamos com muito pouco tempo para dispensar horas na frente no espelho, tentando arrumar o cabelo… que, aliás, tem dia em que parece ter vontade própria. Não nos obedece.

É principalmente nesses dias que temos que buscar penteados-chave, que caem bem em qualquer ocasião.

Coques, rabos de cavalo e a quentíssima trança (usada com elegância extrema por Marcela Temer na posse da presidente Dilma, penteado SUPER na moda) podem ser ótimas opções.

O blog da Claudinha Stoco ensina a fazer vários penteados super bacanas, que podem ser aproveitados por secretárias no dia-a-dia.

Uma ótima escolha é o coque com volume.

Aqui Claudinha Stoco ensina em um passo a passo como fazer o coque.

Mas você que gosta de cabelos soltos… lembre-se de sempre mantê-los bem cortados e hidratados.

Aqui a Claudinha também da uma boa idéia para quem prefere os cabelos soltos.

Dica extra! Tenha sempre na bolsa um prendedor de cabelo e uma escova para te ajudar, caso precise prender para uma reunião de negócios ou simplesmente para pentear… porque um cabelo todo desajeitado pode passar uma imagem de desleixo. Coisa que você não é. Você é super.

Aqui (no aqui colocamos o link que esta ali) Claudinha Stoco ensina em um passo a passo http://claudinhastoco.virgula.uol.com.br/guia-do-cabelo-coque-com-volume/

Mas você que gosta de cabelos soltos… lembre-se de sempre mantê-los bem cortados e hidratados.

Aqui (colocamos o link que esta ali) a Claudinha também da uma boa idéia para quem prefere os cabelos soltos http://claudinhastoco.virgula.uol.com.br/guia-do-cabelo-meio-preso/

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





  1. Katarina says:

    Sobre a dica “Tenha sempre na bolsa um prendedor de cabelo … caso precise prender para uma reunião de negócios…”:

    Gostaria de saber que “prendedor de cabelo” é adequado, por exemplo, para uma reunião.
    Elástico não serve, certo? Mesmo se enfeitadinho. E uma “piranha” de plástico, serve? Simples, ou com penduricalhos, é tudo elástico e piranha de plástico. Que prendedor serve para uma executiva?

    • Michele says:

      Olá Katarina,

      Os prendedores de cabelo devem ser discretos, para que eles não chamem mais atenção do que todo o resto.
      Aqueles “rabicós” simples, preto, marrom, da cor de seu cabelo são ótimos! Com eles você faz um rabo de cavalo e está pronta para a reunião.
      Nada de muito colorido, cheio de penduricalhos… a dica é simples: discreto! Assim não tem como você errar.
      Espero que tenha esclarecido suas dúvidas…
      Obrigada :D

  2. Rosimeire says:

    Vocês falaram de cabelo e mostraram fotos de mulheres com cabelos maravilhosos, e quem não tem cabelo liso? No meu caso por exemplo meu cabelo é muito crespo, como devo fazer eu num quero usar mais produtos químicos.

    • Michele says:

      Olá Rosimeire,

      Eu entendo que você não queira mais usar produtos químicos, afinal, estragam muito os cabelos. Eu mesma já usei alguns e larguei mão….
      Vou preparar um post de cabelos crespos e enrolados para secretárias, que tal?
      Vai ficar super.

      Beijos ;)

  3. Simone Batista says:

    Meus cabelos são muito cacheados e finos, além de ser um pouco rebeldes..rsrsrsr
    Embora me dêem muito trabalho, gosto mesmo de usar soltos. Mesmo que sacrifique 10 min a mais do meu sono..afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto, não adianta se vestir bem e deixar o cabelo arruinar sua elegância!=)

  4. Simone Batista says:

    Meus cabelos são muito cacheados e finos, além de ser um pouco rebeldes..rsrsrsr
    Embora me dêem muito trabalho, gosto mesmo de usar soltos. Mesmo que sacrifique 10 min a mais do meu sono..afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto, não adianta se vestir bem e deixar o cabelo arruinar sua elegância!=)

  5. Isadora Nogueira says:

    Olá, adorei tudo nesse site. Mas não vi nenhum tipo de penteado para cabelos crespos ou cacheados, poderia dar dicas de alguns penteados? Como para cabelo longo, ou cabelo curto. Obrigada! Besitos :*

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>