Sei que a maioria do nosso público é de mulheres; mas essas mulheres tem na vida alguns homens: pai, marido, filho, amigos e, por que não, o chefe.

Pensando nisso, resolvemos falar da campanha Novembro Azul. Conscientizando as mulheres, podemos, juntas, conscientizar os homens!

Novembro-Azul-659x659

Novembro Azul é uma campanha para conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, entre outras doenças masculinas.

O movimento surgiu na Austrália em 2003. Dia 17 de novembro é o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por isso do Novembro Azul. Assim como o Outubro Rosa onde vários monumentos públicos ganharam a cor rosa, em novembro ganham o azul. O Palácio do Itamaraty em Brasília, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Jardim Botânico em Curitiba, são alguns exemplos.

Novembro-Azul-013

Palácio do Itamaraty – Brasília

2abr2013-o-cristo-redentor-no-rio-de-janeiro-foi-iluminado-de-azul-na-noite-desta-terca-feira-2-para-marcar-o-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-1364939907921_956x500

Cristo Redentor – Rio de Janeiro

jardimbotanicoazul

Jardim Botânico – Curitiba

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama. Em 2013 apontou mais de 60 mil novos casos do câncer. O preconceito com o exame de toque retal ainda é alto no Brasil, isso justifica o motivo da doença em alguns casos ser diagnóstica tardiamente.

Para Aguinaldo Nardi, presidente do SBU, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata avançado. O câncer, se diagnosticado precocemente tem 90% de cura!

O câncer na sua fase inicial não tem sintomas, por isso é importante que o homem vá anualmente ao urologista para fazer acompanhamento. O exame de toque retal é indicado para homens a partir dos 50 anos, e 45 anos para homens com casos na família. Há também o exame PSA que é um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático. Quando o PSA é aumentado, tem grandes chances de o paciente ter câncer.

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada.

O tratamento depende do estágio que encontra-se a doença. O mais comum são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, ultrassom concentrado de alta intensidade.

Como a próstata é um órgão do aparelho reprodutor, a cirurgia e os demais tratamentos afetam a capacidade de ejacular e, por isso, a fertilidade. Em alguns casos raros, a função reprodutiva pode ser preservada.

Agora é a vez dos homens que nos cercam cuidarem um pouquinho de si. Vamos conscientiza-los e juntos vencer a doença!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





free-wallpaper-261
maju2

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>