Ah o cafezinho… difíceis são as manhãs, sem uma xícara de café.

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo todo. Consumido logo pela manhã, para ajudar a acordar, depois do almoço ou durante o expediente… um bom café é ânimo puro.

A história de amor entre café e os humanos, começa no século IX. De lá pra cá, Minas Gerais tornou-se o estado brasileiro com a maior produção de café, com cerca de 50% da produção nacional e 17% da mundial!

Confira como essa saborosíssima bebida pode, em doses moderadas, ser um grande aliado da sua saúde:

– Ajuda a evitar zumbidos no ouvido: cerca de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem com zumbidos crônicos no ouvido. Segundo uma pesquisa realizada pela Brigham and Women Hospital, o zumbido esta ligado diretamente à perda de audição. Os médicos monitoraram 65 mil mulheres que consumiram, diariamente, 450 a 599 miligramas de café. As mulheres que consumiram mais cafeína, tiveram incidência de 15% a menos de zumbido! A cafeína estimula o sistema nervoso central. Em testes anteriores, o efeito positivo sobre o aparelho auditivo, foi comprovado.

– Ajuda na memória: a cafeína ajuda a memória a longo prazo. Em um estudo, Michael Yassa constatou que quem consumia cafeína conseguiu responder melhor a um teste de memória, comparado com aqueles que não tomam café. Porém ,Michael orienta a beber com moderação. Grandes doses de cafeína podem ter efeitos colaterais como insônia, alteração do ritmo cardíaco e nervosismo.

– Ajuda a diminuir risco de suicídio: pesquisa realizada pela universidade Harvard, associou o consumo de café com a redução de 50% dos riscos de suicídio entre homens e mulheres. Incrível! O estudou revelou que as chances caem pela metade para aqueles que consumem de 2 a 4 xícaras de café diariamente. Isso acontece porque o café age diretamente no sistema nervoso central; é um ótimo anti-depressivo; ajuda na produção de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina. Isso também explica a menor taxa de depressão em admiradores do café.

– Ajuda a evitar depressão feminina: mulheres que bebem café possuem menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. A pesquisa foi realizada pela Harvard com mais de 50 mil mulheres; o risco é menor em 20% para aquelas que consomem diariamente na dosagem recomendada, de 2 a 4 xícaras. A depressão é a quarta maior causa de morte no mundo, podendo chegar a ser a segunda até 2020.

Cafe

 

Nem tudo são flores. Há também o lado ruim do café, que, como tudo na vida, em exagero faz mal.

O café em grandes doses, pode causar transtornos mentais temporários. Entre os principais efeitos colaterais do café, estão:

  • insônia;
  • nervosismo;
  • excitação;
  • alteração no ritmo cardíaco.

2 a 4 xícaras de café por dia, representam cerca de 450 mg de cafeína. É a quantidade recomendada por especialista. Nesta quantidade, estimula a atenção, o aprendizado, a memória e a concentração.

Falando em café… você já tomou a sua dose de hoje?

Esse assunto me deixou com água na boca! Fui alí, pegar uma xícara pra mim. Do bom café. Afinal, life is too short for bad coffee. ;)

infografico-cafe5

Os pesquisadores estudaram 50 739 mulheres, com idade média de 63 anos. Elas estavam livres da doença quando o estudo começou em 1996.

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





boxear
free-wallpaper-261

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>