Dia 21 de junho, início do inverno no Hemisfério Sul. As árvores já estão meio desfolhadas, o sol aparece muito pouco, e às vezes, as chuvas vêm com tudo. É mais úmido e cinzento.
O primeiro dia do inverno tem o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Já é aí que o nosso organismo começa a sentir os efeitos da mudança de estação. Não posso afirmar sobre o inverno em regiões brasileiras mais quentes, como Norte e Nordeste, mas nas regiões Sul e na Sudeste, sentimos muita diferença de uma estação para outra.
Tenho certeza de que não fui a única que acordou no horário de sempre, mas estava tão escuro que achou que o horário do relógio estivesse errado. Aí já vem aquela preguicinha de levantar, pois um dos estímulos para que nosso corpo “acorde” e tenha disposição é a presença de luz. Da mesma forma, a escuridão estimula a chegada do sono. Por isso, nos primeiros dias de inverno, a tendência é que nos sintamos menos dispostos, mais cansados, com aquela sensação de quem não dormiu direito.Não pense que tem algo de errado com você: é assim mesmo, em poucas semanas, o organismo já estará adaptado e sua disposição normal voltará.
É comprovado que em países onde o sol aparece pouco durante o ano, o índice de doenças tais como depressão, stress e outros males psicológicos é muito mais alto. Por isso, a produtividade de muitas pessoas acaba diminuindo muito no inverno. Com isso, alguns problemas podem surgir no seu ambiente profissional, pois não importam as causas, espera-se que você tenha a mesma disposição o ano todo.
Veja algumas dicas para sentir-se mais disposta e driblar os dias de frio que estão chegando:
– Muitas pessoas sentem um friozinho e já começam a espirrar… gripes e resfriados, bem como problemas respiratórios são muito comuns nesta época. Por isso, reforce suas reservas de vitamina C. Pode ser aumentando a ingestão de frutas e verduras de cor amarela e vermelha, que têm uma megadose de vitaminas, ou se necessário, tomando suplementos vitamínicos. O importante é se prevenir. Além de aumentar sua imunidade a gripes e resfriados, as vitaminas melhoram a disposição, dão mais ânimo e fazem com que você se sinta melhor.
– Aqueça-se. Capriche nas roupas quentinhas. Aproveite a estação mais fria – e mais elegante – do ano para arrasar no visual.
– Hidrate-se muito. Muitas pessoas deixam de ingerir a quantidade necessária de líquidos e acabam prejudicando sua imunidade e também a pele, que tende a ficar ressecada nos dias de frio. Por isso, capriche nos líquidos e também no uso de hidratantes. No inverno, eles funcionam melhor que os óleos. Então, nada de preguiça: muito hidratante! Vale para o rosto e para o corpo.
– Tenha cuidado com os aquecedores. Se possível, programe para que o ambiente não fique superaquecido, mas agradável para evitar o choque de temperaturas quando sair. Caso não seja possível, nunca saia de um ambiente quente sem casacos, pois a temperatura de fora é sempre muito mais baixa.
– Não é porque o sol não está aparecendo com vontade que você não deve se animar. Continue com as programações que te fazem bem, pois o frio não é empecilho para seu bem estar.
Aproveite nossas dicas e lembre-se que cada estação tem o seu encanto. Vamos curtir o inverno!