boxear

A prática de lutas virou moda no Brasil. Karatê, boxe, jiu jitsu, capoeira, muay thai… até o MMA, que é a mistura de várias dessas lutas. As academias com essas modalidades se multiplicam, dia após dia, principalmente entre os homens. Mas e os benefícios do MMA para mulheres? E, mais ainda… luta combina com secretária?

Comece revendo sua opinião
Antes de começar a falar nos benefícios, você precisa se livrar de preconceitos:

  • Luta não é briga. Uma coisa é violência… briga! Luta é esporte, onde existe respeito e onde o ambiente é controlado pra que você vá só até o ponto que te interessa; no caso, diversão, preparo físico, saúde, bem estar… nada de olho roxo. ;)
  • Você não vai pra academia pra lutar com o Anderson Silva. Até pode treinar pra valer, se quiser. Mas em geral, você vai pra treinar movimentos de luta, com o mínimo de contato necessário, não para trocar socos de verdade com alguém.

Mas não quero ficar musculosa e cheia de marcas
Então as lutas são perfeitas pra você.

O que deixa a mulher musculosa não é o esporte, mas o esforço feito na musculação, geralmente reforçado por suplementação. Na prática de lutas em geral, o efeito é justamente o contrário. Mauro Cardaci, coordenador de lutas da Bodytech, explica que “Além de ser ótimo para secar gordura, o exercício define o corpo sem aumentar a massa muscular. Neles, o foco não é hipertrofia”. As modalidades combinadas ou modalidades mais completas (como o muay thai) tendem a modelar o corpo feminino, ao invés de masculinizá-lo.

ronda

Ronda Rousey, lutadora

Quanto a marcas e olho roxo? Bem… a não ser que você treine pra valer, as marcas que você vai ganhar em uma aula de MMA são as mesmas que você ganharia em uma sessão de musculação, por exemplo: mínimas.

Duvida disso? Pois conheça Ronda Rousey (foto), uma das maiores lutadoras de MMA da atualidade. Tão feminina quanto uma modelo, não é?

Mais do que isso, Sandy, a cantora de imagem super frágil, faz boxe desde 2007. Veja no vídeo abaixo.

Secretárias… lutando?
É. A musculatura fortalecida, no abdomen, principalmente, previne contra dores comuns em quem trabalha sentada, como nas costas.

Praticar um esporte te ajuda a dormir melhor incrivelmente melhor e, consequentemente, a estar mais preparada e relaxada para o dia seguinte.

Atividade física libera endofina, um hormônio que causa sensações de prazer e felicidade. Perfeito pros dias em que você está acabada, depois de batalhar no trabalho até o último minuto.

E o que faz isso o melhor de tudo, é imaginar os problemas (vale até lembrar do chefe) na hora de bater no saco de pancadas! =]

Resumindo, o esporte é uma excelente forma de contra-balancear a vida estressante do escritório.

Faz bem pra pele, pro corpo, auto-confiança, pro espírito e até pra produtividade. É mais que estar em forma; é qualidade de vida, é bem-estar.

Medo de ser a única mulher da academia?
Relaxe. Esse tempo já foi. Modalidades de luta já fazem muito sucesso entre mulheres e, em algumas academias, é comum encontrar um número maior de mulheres lutando do que de homens. Basta você escolher a academia certa e fugir das academias de “ogro”.

Mas se você ainda sente receio, pode experimentar o Body Combat, que mistura de movimentos de luta com música e ginástica… como neste vídeo:

Are you ready? Escolha sua modalidade… e vamos pra luta! =]

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





red_haired_woman_drinking_coffee-wallpaper-1280x960

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>