Você já sentiu dores nas costas? De vez em quando, sempre? Ou foi uma vez só? As estatísticas apontam que 80% das pessoas sofrerão com dores nas costas pelo menos uma vez na vida. Portanto, se você ainda não passou por isso, fique atenta, pois as possibilidades de que aconteça são grandes.

Entre os fatores que podem ocasionar o problema, temos principalmente fatores genéticos, excesso de peso, sedentarismo, problemas psicológicos, como stress, a má postura e andar com bolsas e mochilas muito pesadas. Identificou alguns? A maioria das secretárias vivencia algumas dessas situações diariamente, o que exige uma atenção especial à sua coluna.

A má-postura atinge muitas pessoas. A correria do dia a dia faz com que criemos uma postura errada, que parece mais confortável, e por isso acabamos sofrendo com dores e desconforto. Já falamos sobre esse assunto e demos dicas sobre os cuidados ao digitar e trabalhar ao computador em “Cuidado com sua postura”.

Você já parou para pensar na quantidade de coisas que carrega em sua bolsa? Todas as mulheres que carregam bolsas ou mochilas pesadas já sentiram ou vão sentir dores nas costas. O ideal seria que a mochila não ultrapassasse 10% do seu peso total. Por exemplo, se você pesa 60 kg, em hipótese alguma, pelo bem da sua coluna, você deve carregar mais que seis quilos. E, ainda por cima, outro mau-hábito é o de usar a bolsa sempre do mesmo lado. Nossas vértebras têm memória: São forçadas todos os dias e acabam se acostumando a manter um ombro mais baixo que o outro, causando desvios de coluna.

Portanto, algumas dicas para prevenir esses problemas:

– Procure deixar sua bolsa o mais leve possível. Caso não consiga, dê preferência a mochilas, que distribuem o peso por igual, ou a malas de rodinha, que também eliminam a pressão sobre a coluna.

– Ao usar bolsas de alça lateral, independente do peso, procure alternar o lado em que você a  carrega. O mesmo vale para pastas e bolsas de mão.

– Procure alternar também o lado para o qual você deita ao dormir. Assim, você permitirá que sua coluna repouse por inteiro.

Felizmente, a maioria dos casos de dores nas costas tendem a ser passageiros e passam rapidinho. Porém, há casos em que a dor é mais intensa e desgasta mais. Por isso, caso você já tenha sentido ou esteja sentindo essas dores, saiba quando elas se tornam preocupantes:

– Quando as dores ultrapassam três meses;

– É acompanhada de febre, perda de peso, irritação ou ansiedade;

– É forte a ponto de acordá-la à noite.                            

A secretária executiva cuida da empresa, dos colegas de trabalho, da diretoria. E, ao chegar em casa, continua sendo mãe, esposa, dona de casa. Você cuida de tudo e de todos. Por isso, claro que merece um tempinho para você. Cuide-se e continue super!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





Bolsa de mulher

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>