Convencer os outros de que sua ideia ou projeto tem valor não é uma tarefa fácil. Quem sabe usar bem as técnicas de persuasão se sai melhor nesse desafio. Sabemos que no mercado de trabalho, a argumentação é uma habilidade importante, pois a maneira como você expõe suas ideias pode proporcionar destaque, ou ainda – na pior das hipóteses, se a argumentação não for das melhores – te colocar pra trás.

Quem possui o poder de argumentar bem tende a destacar-se, pois consegue envolver colegas, clientes, plateia e o proprio chefe com maior facilidade. Existem muitas pessoas que têm boas ideias, mas não sabem como “vendê-las”, e por isso, acabam ficando estagnadas profissionalmente durante muito tempo. Acompanhe alguns pontos importantes que podem auxiliá-la a desenvolver sua persuasão:

Ninguém é dono da verdade: Quem acha que sabe tudo e não dá espaço para contra-argumentações não convence ninguém. Quando somos incisivos demais, sem dar oportunidade para outras interpretações, a tendência é não agradar. Lembre-se de que mesmo quando está na sua área e tem conhecimento dela, as pessoas confiam mais nos seus argumentos se há cuidado no que está sendo dito e se há abertura para questionamentos. A pessoa que está ouvindo suas ideias sentirá-se mais à vontade se puder compartilhar seus pontos de vista. Portanto, nunca seja muito agressiva, mas evite ser passiva demais também, do tipo que concorda com tudo que dizem. Dê espaço para argumentações, mas permaneça focada no seu ponto de vista.

Prepare-se para ouvir: Uma atitude aberta é o primeiro passo para quebrar o gelo e conseguir aceitação das pessoas. Se sua proposta não estiver sendo bem aceita, nada de ficar de cara fechada. Peça sugestões para seu chefe e colegas e os envolva para mehorar o seu projeto.

Construa relações fortes: Se você quer persuadir alguém, precisa criar uma relação de confiança. Esse elo pessoal está bem estabelecido quando você percebe que seus chefes, colegas e clientes se sentem à vontade para trocar ideias e críticas constantemente. Convencer alguém que confia em você é muito mais fácil. Para construir um bom relacionamento, procure estabelecer colaboração mútua, e não esqueça que seu trabalho depende dos seus esforços, do de seus colegas e de seu chefe.

Elogios sinceros funcionam: É fato que um elogio ajuda a melhorar o clima e preparar uma pessoa para ser convencida. Mas cuidado: isso só funciona se a amabilidade for sincera. Se existe alguma característica no seu chefe que você não gosta, não tente disfarçar e elogiar, pois ele certamente perceberá a falsidade, gerando desconfiança. Tome cuidado ao elogiar para não parecer bajulador. Evite elogiar exageradamente, principalmente na frente dos outros.

Raciocínio lógico e soluções: Esteja sempre bem preparada antes de qualquer apresentação. Levante argumentos lógicos, com embasamento, que você saiba justificar caso surja alguma dúvida ou questionamento. Leve sempre soluções para os possíveis problemas que possam ser apresentados. Se você já tiver pensado nos pontos negativos de um projeto, ganhará maior credibilidade na hora de persuadir.

Outra dica importante é prezar sempre pela simplicidade. Existem algumas atitudes simples que ajudam você a se tornar mais convincente:

– Sorria sempre. Simpatia não faz mal a ninguém e melhora o clima de uma reunião tensa.

– Seja educada, lembre-se sempre dos nomes das pessoas com quem você vai conversar.

– Evite discutir simplesmente para mostrar que sua ideia é melhor. Use fatos para argumentar.

– Controle o pessimismo e as reclamações. Não fique resmungando pelos cantos e tire lições das críticas.

Viu só? Persuadir bem exige alguns cuidados, pois o risco de parecermos arrogantes, ou, pelo contrário, sem opinião são muito grandes. Exercite essas habilidades e sucesso, super secretária executiva!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





férias
  1. Michele says:

    Olá Regi… adorei o post…
    Saber argumentar e convencer a chefia, colegas de trabalho ou qualquer pessoa não é uma tarefa fácil… mas com certeza com suas dicas ficaremos super!
    As vezes só conseguimos uma promoção, um aumento ou até mesmo um reconhecimento profissional quando sabemos argumentar e defender nossa ideia.
    Parabéééns!! :D
    Beijos
    Mi

  2. Regi says:

    É isso mesmo meninas…precisamos ser fiéis às nossas ideias, mas sem esquecer que sempre tem alguém que precisa ser convencido do que estamos dizendo, e para isso, temos que ser convincentes, sem perder a elegância jamais! Beijos

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>