NATURE

Em 1972 a ONU criou o dia mundial do meio ambiente, que é celebrado em todo dia 5 de junho. Hoje, por sinal. =]
Lá se vão 30 anos, pra mais, e uma vez ou outra eu me pergunto, intrigado: por que  é tão difícil incorporar sustentabilidade ao nosso cotidiano?

O que parece é que sustentabilidade (e questões em geral que envolvem o meio ambiente) soam como algo muito distante, que dependem de decisões do governo ou de atitudes inviáveis. Que não há muito o que eu, cidadão possa fazer; tampouco você, secretária.

Pois então: esse pensamento de impotência frente ao problema é uma das armadilhas do pensamento coletivo. O caminho para a conscientização da sociedade passa obrigatoriamente pela mudança da postura de cada indivíduo e, num segundo momento,  da sociedade à qual esse indivíduo está ligado. Sim, super secretária! Se sua empresa trabalha com políticas de sustentabilidade ou não, é um problema 100% seu. ;)

A história do jovem idealista

Diz a lenda que um jovem, dotado dos sentimentos mais puros possíveis, mudou-se para uma das mais longínquas montanhas do Tibet afim de tornar-se discípulo de um sábio… mas com uma finalidade bem clara: aprender o que precisava para tornar o mundo um lugar melhor.

No primeiro dia de aprendizado, o mestre entregou uma pequena tartaruga aos cuidados do jovem. As instruções eram simples: “cuide dela”; nada mais.

No primeiro dia o jovem fez conforme as orientações do seu mestre e, cheio de expectativas, procurava antecipar a lição que viria com essa tarefa.

Passou uma semana… e tudo o que ele fez foi cuidar da tartaruga. Passou um mês. Passou dois e… mais nada.

Já de saco cheio daquilo tudo, o jovem fez suas malas e procurou o mestre para devolver-lhe a tartaruga, antes de ir pra casa. Contrariado e com muita coisa entalada na garganta, o jovem (que a essa altura já não achava seu mestre tão sábio assim…) não suportou e desabafou:

– “Deixei tudo o que eu tinha e vim pra cá, aprender o com o senhor tudo o que pudesse, para no fim, ter o que precisava para mudar o mundo; e tudo o que fiz desde então, foi cuidar de uma tartaruga”.

O mestre acolheu a tartaruga de volta… sorriu… e disse:

 – “Você vem até aqui cheio de expectativas, esperando resolver os problemas do mundo todo, cuidando de todo mundo… mas não conseguiu passar dois meses cuidando de uma tartaruga.”

O jovem entendeu que  a primeira grande mudança que fazemos no mundo, fazemos no mundo que nos cerca. O resto vem com o tempo.
E é assim, uma atitude por vez, que se constrói um planeta mais sustentável.

Ideias simples de sustentabilidade que você pode implantar no seu trabalho

sustenta

Os resultados práticos

Se você acha que o Super Secretária Executiva está vindo pra cima de você com um papo de bicho-grilo e que isso tudo é muito trabalho pra pouca vantagem prática pra sua vida… antes de qualquer coisa, lamento! =/

Mas você vai mudar de ideia quando ler o case de sucesso que a Michele escreveu, quando trocou a empresa de entregas da empresa por uma empresa sustentável. Ela assumiu os riscos e colheu os frutos. =]

http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/blog/posts/case-de-sucesso-entregas-sustentaveis/

bike heart sticker

Rafael Kretzer Pedroso é gerente de projetos de TI, com especialização em metodologias ágeis, e presta serviços de consultoria relacionada a TI e planejamento web.





hope
happy-woman-image

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>