Já ficou em dúvidas sobre como proceder ao escrever um e-mail? Teve medo de pecar pelo excesso – ou pela falta – de formalidade? Então, super secretária executiva, preste atenção nas dicas que seguem:

Vamos começar com a história…
Mais antigo que a própria internet, o correio eletrônico é uma das formas mais importantes de comunicação virtual. A primeira troca de mensagens eletrônicas foi em 1965, e possibilitava a comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.
Porém, apesar da praticidade, a velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenção, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso não ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com a releitura e acertos no “tom” da mensagem.
No seu ambiente profissional, onde a comunicação pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso, um e-mail deve ser redigido com o máximo de atenção, para não dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.

Atenção, secretárias!

– Nada de enfeitar demais. Use palavras simples, do cotidiano e de fácil compreensão.
– Para um texto conciso e claro, basta relê-lo e cortar termos desnecessários, evitando dizer em muitas palavras o que pode ser dito em poucas.
– Tenha sempre em mente o receptor da mensagem, etente adequar o tom, com o cuidado de reler ao final o texto.
– Cuidado com palavras mal colocadas e com destinatários errados. Uma simples mensagem destinada à pessoa errada por engano pode causar grandes estragos!

Aproveite as dicas, super secretária executiva, e melhore cada vez mais!  Até a próxima!

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Mestre em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.





apresen.1

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>