Aquela regra básica de que a primeira impressão é que fica vale muito em uma entrevista de emprego. Além dos requisitos básicos avaliados em uma entrevista de emprego, o traje com que o candidato se apresenta pode ser o diferencial necessário para conseguir a vaga.

O que não pode? Evitar roupas muito curta, coladas, transparentes, brilhantes, salto muito alto, perfume muito forte, maquiagem exagerada, etc.

Antes de escolher a roupa, procure informar-se qual a maneira de se vestir, assim, como as demais informações e o perfil da empresa.

Nem sempre o terno é a melhor opção, dependendo do cargo e da empresa, pode ser formal demais, aí a importância de se informar antes.

Alguns cargos exigem que a pessoa seja um pouco mais descolada, informal, como por exemplo: Designer, Publicitário, Marketing, Ilustrador, Animador, Cineasta, etc.

Para entender um pouco melhor, pedi a opinião de dois profissionais de áreas diferentes para dar a opinião deles, vamos conferir?!

– Rafael Pedroso, supervisor de mais de 30 pessoas na Midiaweb Inteligência Interativa, agência web, com sedes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro:

“Se alguém chega de terno pra uma entrevista na agência, é sinal de que essa pessoa não entende direito o que a gente faz aqui. Precisamos de pessoas criativas e antenadas em tendências… é isso que vendemos! Em uma entrevista você tem que conhecer a pessoa em 20 minutos! A imagem com certeza é fator determinante pra escolha de quem será contratado… porque se uma pessoa se apresenta como formal demais, certamente eu vou associar essa formalidade à sua forma de pensar… se a pessoa se apresenta com visual mais “descolado”, eu associo isso justamente a criatividade… o mais importante pra nós… um super ponto positivo”.

– Vânia Reinheimer, gerente de RH em uma empresa da área de comércio de grãos com sedes no Oeste do Paraná, Santa Catarina e no Mato Grosso:

“A aparência do entrevistado é muito importante em uma entrevista, pois é o primeiro “olhar” que o entrevistador terá – cara a cara.  O que se deve vestir? Social? Pode jeans? Vestido? O que se deve vestir? São perguntas difíceis de responder para muitas pessoas. O figurino precisa estar de acordo com a empresa. Algumas exigem um “look” mais formal, outras nem tanto. Se adéque à empresa desde a entrevista de emprego. Dependendo da empresa, um jeans e uma camisa podem ficar super legal. Como saber isso? Tente fazer uma breve pesquisa sobre a empresa antes da entrevista. Há aquelas que exigem um alto grau de formalidade. Se a dúvida ainda existir, escolha sempre a roupa mais formal. A preferência da roupa deve estar vinculada ao tipo de cargo que você está se candidatando. Cargos mais elevados, como supervisoras, diretoras, gerentes, por exemplo, deve ser sempre formal.Na escolha da roupa, não exagere! Lembre-se que você não está indo para nenhuma festa! Não use cores chamativas (verde limão, rosa pink, por exemplo), brilhos, decotes exagerados e comprimento de saia muito curtos! Ou, até mesmo, roupas demasiadamente apertadas. Quanto às cores, opte por cores neutras. Use uma roupa confortável que não vá lhe incomodar. Lembre-se você precisa estar relaxada e confiante. Vestir uma roupa que lhe incomoda, pode lhe atrapalhar e até tirar sua concentração durante a entrevista de emprego!”

“Use maquiagem leve! Use o básico: corretivo (para atenuar olheiras, espinhas, manchinhas), blush (para dar aparência saudável na face), máscara de cílios (para ajudar a levantar o olhar) e batom cor de boca! Se for passar sombra, opte pelas cores que apenas dão um “ar” que tem cor. Os cabelos devem estar preferencialmente presos para dar um ar mais “clean”. Quando for escolher acessórios, dê preferência pelos discretos. Brincos, anéis pequenos e colares sutis. Apenas para dar um toque no visual. Seja discreta! Isso é muito importante na hora de escolher o visual para a entrevista. Obviamente, vestir não é o mais importante em uma entrevista de emprego, mas com certeza faz toda a diferença. A imagem que você passa por meio da escolha do seu “look” diz muito sobre você! Lembre-se disso!”

E então, com que roupa ir?

-> Mulheres:

-> Homens:

Aproveitem estas super dicas e conquistem aquela vaga de emprego tão desejado, mas lembrem-se: roupa não é tudo, mas com certeza faz toda a diferença para se tornar Super!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





      • Maria do Carmo Lima says:

        Olá Michele. Tudo bem?
        Muito bom o material. Parabéns!
        Gostaria de solicitar autorização para utilizá-lo nas aulas de Secretariado que leciono, claro que mencionando a fonte.
        Aguardo seu retorno.
        Grata,

    • Iris Gabriele Neves da Silva says:

      BOA TARDE ILMO. SENHOR(a)
      MARINEZ ROQUE
      GOSTARIA DE FORMA:
      NESSA SEGUNDA-FEIRA IREI PARA
      UMA ENTREVISTA DE EMPREGO,TENDO COMO VAGA O CARGO DE SECRETARIA.
      NÃO SEI QUE ROUPA DEVO USAR.
      NO DIA 31/05 ATÉ O DIA 04/06 IREI
      PARTICIPAR DE UMA FEIRA CHAMADA
      BAHIA FARM SHOW,É UMA FEIRA DE AGRONEGOCIOS.SEREI RESCEPCIONISTA DA FORD EMPRESA DE CARROS,NÃO SEI QUE ROUPA
      E QUE CALÇADO DEVEREI USAR.
      ME AJUDA POR FAVOR!

      ANTECIOSAMENTE
      IRIS GABRIELE NEVES DA SILVA

      • Michele says:

        Olá Iris,

        Para a entrevista de emprego aconselho que use uma calça social com uma camisa ou uma blusa mais adequada caso não tenha a camisa. Você é da Bahia? Aí com certeza o clima é muito quente, então nos pés pode usar um sapato ou até mesmo uma sandália, mas lembre de estar com as unhas tanto das mãos quanto dos pés bem feitas e limpas ok?
        Para o evento que vai participar a mesma coisa, caso a Ford não disponibilize uniformes para ser usado pelas recepcionistas, você também poderá usar uma calça social preta e uma camisa, nos pés o mais adequado é o sapato… ficará linda!

        Espero que tenha te ajudado!
        Boa semana e boa sorte na sua entrevista! Arrase no evento!!
        Beijos ;)

  1. Jéssyca says:

    Olá,

    Por gentileza, poderiam sanar uma dúvida que tenho?

    Atualmente trabalho em uma empresa de publicidade e marketing como assistente de diretoria, participo de reuniões com os diretores e empresários. Sou nova lá, comecei esta semana, mas percebi que os funcionários, no geral, usam roupas informais. Na minha condição de assistente de diretoria, que tipo de roupa devo usar? Como participo de reuniões eu acho que devo estar sempre vestida com terninhos, saias sociais e camisas. Mas, qual é a sua dica?

    Muito obrigada!

    • Michele says:

      Bom dia Jéssyca,

      Devemos sempre nos adaptar conforme a empresa. Geralmente empresas de publicidade e marketing são mais descoladas e não exigem roupas sociais, porém, por trabalhar com a diretoria e participar de reuniões com clientes e etc, acho sim que deve estar bem apresentável, com roupas sociais.
      Você também pode variar, procure saber a agenda de reuniões e nestes dias esteja vestida mais formal, fica melhor para você e para a empresa.
      Mas eu acho que mesmo que sua empresa seja informal, nosso cargo exige que estejamos bem vestidas, não necessariamente sempre de terninho, mas uma calça jeans, um sapato, uma camisa… entende? Fica ótimo!:D

      Espero que eu tenha te ajudado, caso ainda tenha dúvidas, fique a vontade para perguntar!

      Beijos e boa sexta feira ;)

  2. Brunna says:

    Já me decidi o que vou ser:Secretária executiva,amei as dicas,tenho 14 anos estou no primeiro ano do ensino médio, e já pensando em fazer um curso superior de secretariado e outros,e um curso de idiomas,vou começar a ajuntar dinheiro de agora para comprar maquiagens discretas,roupas sociais,coisas simples para passar uma boa impressão na hora da entrevista.

    • Michele says:

      Bom dia Brunna,

      Ótima escolha a sua, ficamos contentes em saber que te ajudamos… sempre que tiver dúvidas e sugestões pode entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe ajudar!
      Nas maquiagens, lembre que não há necessidade de ter muuuitas e sim poucas de qualidade, ok?
      Conforme for conseguindo seus objetivos, conte para nós, vamos adorar acompanhar sua carreira!
      Beijos ;)

  3. Liah says:

    Olá. Sou engenheira de petróleo e gostaria de saber qual seria o look ideal, já que a maior parte das empresas desse ramo são multinacionais. Poderia usar jeans, já que sinto-me muito confortável com ele ? E em relação a engenharia civil deve vestir-se do mesmo jeito ? Grata.

    • Michele says:

      Olá Liah,

      Não existe uma regra para vestir-se. Devemos nos adaptar conforme o estilo da empresa onde trabalhamos. Algumas exigem que seja formal, com terninhos, saltos, outras não. Verifique o estilo da sua empresa e veja como pode adaptar-se ao seu estilo. Se gosta de jeans, dá sim para fazer looks ótimos com ele. Por exemplo, com uma camisa e um scarpin, fica muito elegante.
      Qualquer dúvida estamos aqui para ajudá-la, ok?

      Beijos e bom início de semana ;)

  4. Danielle Cota says:

    Olha sou uma adolescente de 18 anos e tenho muitas dúvidas sobre entrevista de emprego,deixei currículos em vários lugares para o cargo de vendedora e queria saber como eu deveria me vestir na entrevista pode me ajudar?

  5. daiane says:

    oi
    adorei suas dicas de como se vestir para entrevista de trabalho
    agradeço a você pois vou usar suas dicas
    são muito valiosas
    eu como estou me profissionalizando no momento
    vo precisar de muitas dicas
    obrigado
    até mais Michele

  6. Sílvia says:

    OI
    ESTOU TENTANDO O MEU PRIMEIRO EMPREGO E COLOCAREI UM CURRÍCULO EM UMA EMPRESA E JÁ ESTOU ME PREPARANDO PARA UMA ENTREVISTA (CASO ME SOLICITEM). GOSTARIA QUE VOCÊ ME DESSE ALGUMAS DICAS PARA QUE ROUPA USAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO PARA OFFICE BOY. SE DEVE SER MUITO FORMAL OU NÃO (JÁ QUE É PARA UM CARGO MAIS LIGHT MAIS MESMO ASSIM É EM UMA EMPRESA).

    GOSTEI MUITO DO POST!!!N :D
    DESDE JÁ AGRADEÇO, SÍLVIA.

    • Michele says:

      Olá Silvia,

      Mesmo sendo para a vaga de office boy, indico que você vá com uma roupa mais propícia para a entrevista de emprego.
      Não precisa ser formal, mas por exemplo, calça jeans e camisa fica ótimo.
      Lembre que a primeira imagem é a que fica!
      Boa sorte e nos conte como foi!
      Estou torcendo para que seja selecionada para o emprego :)

      Super beijo e uma ótima semana ;)

  7. Rafael says:

    Michelle bom dia!!!
    Tenho uma entrevista para Supervisor de Limpeza de uma Multinacional, gostaria de uma ajuda sua… Hoje é Sexta-Feira devo ir de terno com camisa social sem gravata ou com gravata?
    Agradeço

  8. Laís says:

    Bom dia, meu namorado irá participar de uma seleção para assistente de administração em uma instituição de ensino particular! Ele escolheu uma camisa lilas social, calca jens preta e sapato também social preto! Será que está informal demais? Ele deveria ir de terno?

  9. LUCIANA says:

    ESTOU TENTANDO O MEU PRIMEIRO EMPREGO E COLOCAREI UM CURRÍCULO EM UMA EMPRESA E JÁ ESTOU ME PREPARANDO PARA UMA ENTREVISTA (CASO ME SOLICITEM). GOSTARIA QUE VOCÊ ME DESSE ALGUMAS DICAS PARA QUE ROUPA USAR EM UMA ENTREVISTA PARA VENDEDORA NUMA LOJA MUITO REQUISITADA,ME AJUDEM COMO DEVO IR
    ME AJUDEM SE PUDER

  10. Rafa Asa Indomável says:

    MUITO BOM! EU USO POLOS DE UMA CONCEITUADA GRIFE. ISSO PODE SER UM DIFERENCIAL? É VERDADE QUE ESTUDOS APONTAM ONDE AS PESSOAS COM ROUPAS DE LOGOTIPOS FAMOSOS, MANTENDO UMA PERSONALIDADE FORTE E COMBINAÇÕES PROPORCIONAIS TORNAM-SE IMPARES AOS DEMAIS?

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>