O período de experiência é utilizado pelas empresas para observar, avaliar e verificar como é o trabalho do novo contratado. Essa fase é determinante para o futuro do profissional na organização. Nos primeiros meses, a chefia é responsável pela avaliação, mas a equipe também participa informalmente. É fundamental pensar em como acertar, no novo trabalho.
A especialista Andrea Bavier, consultora de recursos humanos da Luandre aponta cinco erros mais comuns cometidos que prejudicam o recém-contratado. Veja as dicas de como se sair bem:
Desinteresse: Um dos erros mais cometidos pelos recém contratados é não demonstrar interesse nas tarefas. O profissional deve mostrar interesse e buscar informações sobre seu trabalho, sobre as normas da empresa, enfim, adequar-se a empresa. Pergunte sempre, observe, mostre porque a empresa fez uma boa escolha te selecionando. Estude sobre o assunto caso a empresa seja de outro ramo. É importante adaptar-se o mais rápido possível, para que assim você possa mostrar todas as suas habilidades.
Falta de Integração com a equipe: Lembre-se: somos um time, independente da empresa que você esteja, e você faz parte dele. Veja como as pessoas se relacionam e tratam umas as outras. Evite agir sem se importar com as regras da empresa ou então da equipe.
Atrasos e faltas: Procure não faltar. Não se atrase ou peça para sair durante o horário de trabalho. Assuntos particulares devem ser resolvidos e tratados fora do horário de trabalho. Claro, para toda regra a uma exceção, portanto seja cauteloso.
Individualismo e arrogância: Demonstre suas capacidades e realize tarefas sempre compartilhando com todos, mas tome cuidado para que não seja interpretado como o “sabe tudo”. Evite se isolar para que não seja tachado como arrogante. Não desenvolva atividades levando em consideração apenas seu conhecimento ou ponto de vista. Caso tenha uma nova ideia para implantar na empresa, procure informar-se primeiro. Alguém já tentou isso? Não deu certo? Porque? Pergunte a opinião de quem esta a mais tempo na empresa.
Criticas e fofocas: Não critique métodos, processos ou qualquer outra coisa sem ter embasamento para tal. Falar mal da empresa ou dos colegas de trabalho também não é saudável, afinal de contas, você acabou de chegar e escolheu trabalhar naquela organização. Evite se envolver em conflitos e as famosas fofocas que rodeiam o ambiente de trabalho.