A secretária Executiva tem como principal atribuição a comunicação.

Entre as várias maneiras de comunicar-se, no seu dia a dia são utilizadas todas elas: a postura corporal, fisionomia, andar, tom de voz, gestos. Além da comunicação oral e escrita, através de atendimento telefônico, interpessoal, contato com clientes internos e externos, colegas de trabalho, elaboração de documentos, e-mails…

Por que não utilizarmos uma ferramenta tão bem explorada nessa profissional para agregar à empresa resultados positivos, visando produtividade e motivação permitindo que a mesma atue diretamente na Comunicação Interna da empresa melhorando a satisfação no ambiente de trabalho, gerando um excelente Clima Organizacional.

Por ser um elo de ligação entre setores,  clientes externos, internos e diretoria e por circular por toda a organização poderá proporcionar um resultado mais rápido na resolução de conflitos e na gestão da informação, tendo em vista que gerir bem pessoas é um fator importante para a lucratividade e o bom andamento da empresa. É através da administração das pessoas e das informações que obteremos um resultado final favorável.

Em algumas organizações ainda observamos controle e censura das informações, retenção de conhecimento não transmitidos aos funcionários e falta de esclarecimento de mudanças organizacionais, tudo isso por medo da concorrência e de vazamento de informações importantes.

A secretária executiva possuem uma visão e uma participação holística de todos os setores através da sua atuação na área secretarial. É conhecedora da importância das pessoas e de seu empenho para um resultado satisfatório nos processos da empresa. Por esse motivo pode atuar como um suporte ativo e contínuo da Comunicação Interna em parceria com líderes, gerentes e diretores na busca de melhorias para o fim de uma comunicação fechada, centralizadora e ineficaz.

A Comunicação Interna quanto ferramenta estratégica pode mudar a postura do colaborador motivando-o a realizar e sugerir algo novo, implantando mudanças positivas no ambiente de trabalho. Para tais realizações é necessário que o funcionário conheça e compreenda a visão e os valores da empresa para que esteja apto a contribuir com novas idéias.

A Comunicação Interna contribui na conscientização dos funcionários sobre os objetivos a serem alcançados, e no direcionamento de seus esforços para mudanças positivas, pois o Planejamento Estratégico da empresa só terá bons resultados se as pessoas conhecerem, se comprometerem e entenderem seu papel dentro das organizações.

Eu e Luciane agradecemos a Mariana, Secretária Executiva, formada pela Anhanguera – Rondonópolis – MT pelo ótimo conteúdo que disponibilizou para publicarmos aqui no blog.

Se você, Secretária Executiva, também tem algum conteúdo que gostaria de publicar aqui, envie para nós!

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





  1. Rosangela C.D Silva says:

    Olá boa tarde!

    Adorei o Blog, sou estudande de Secretariado e usei vários tópicos em meu trabalho de PPI para conclusão do semestre. Por esse motivo gostaria de perguntar-lhes se não gostariam de responder ao questionário que irei incluir neste trabalho?
    Seria muito interessante e importante para mim.

    Agradeço pela atenção,

    Rosangela.

  2. Adriely says:

    Oiii eu faço técnico em secretáriado, e estou começando a elaborar o tcc que seria um trabalho para conclusão de curso. O tema é referente a comunicação e linguagem corporal na area secretarial.Será que vocês poderiam me dar umas ideias e esclarecer mais ou menos esse tema para que eu possa ter um bom desevolvimento no trabalho??? Peguei algumas informações necessárias noi blog, que por sinal ja foi um bom começo, mas teria que esclarecer mais ideias.
    Desde já eu agraço a ajuda!!!

    • Michele says:

      Olá Adriely,

      O tema que você escolheu é um ótimo tema, tem muita coisa que você pode pesquisar.
      Por exemplo, como é a forma de comunicação escrita da secretária, como ela se comporta no e-mail da empresa, nos comunicadores interno da empresa, se ela mantém a forma correta de escrever ou se fala como se estivesse se comunicando com um amigo no msn. A forma dela se comunicar com os clientes, funcionários, chefia, telefone na empresa. A forma corporal também é tão importante quanto a oral… ela se mantém formal na empresa, se comporta como tal…
      Se tiver dúvidas pode entrar em contato comigo, terei o maior prazer em lhe ajudar no que for possível.
      Depois me conta como foi no TCC heim… tenho certeza que você vai arrasar!

      Beijos ;)

    • Michele says:

      Olá Gabi,
      Bom, não tem uma fórmula secreta para ser uma boa secretária executiva, porém, com duas coisas básicas é possível ser uma super secretária executiva: muita força de vontade e pró atividade!
      Com essas duas coisas é possível alcançar tudo o que desejamos!
      Ser secretária exige muito do profissional, mas é uma profissão maravilhosa e vale cada esforço.
      Tenho certeza que você é uma super secretária =D
      Super beijo e um ótimo feriado ;)

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>