executivas fotos 04

Você com certeza já ouviu dizer que toda profissão tem seu lado ruim. Com o secretariado executivo não é diferente.

Não é toda secretária que trabalha em uma ótima empresa com um ótimo salário,  sabemos disso. Afinal, para chegar ao topo é preciso subir degrau por degrau, conquistar os objetivos aos poucos. Neste caminho há desafios e obstáculos a serem vencidos.

Em algumas situações, as secretárias acabam sendo confundidas com recepcionistas, copeiras, entre outras muitas  coisas nas empresas. Ainda é “aceitável” que isso aconteça, afinal, a profissão de secretariado executivo, que surgiu em 1867, ainda se apóia muito no feeling de bons profissionais e pouco em teoria. Alguns anos atrás, servir café, atender telefone e anotar recado eram as funções padrão de uma secretária.

Você também já ouviu alguém chamar a diarista (empregada doméstica) de secretária do lar? Muitos profissionais de secretariado não aceitam este tipo de coisa, porque para se tornar um secretário executivo é preciso anos de estudo e dedicação. E claro, querem ser reconhecidos pelos seus esforços.

Toda profissão tem seu valor! Mas ninguém chama um técnico de informática de médico de computadores. São coisas diferentes: médico é médico, técnico é técnico! Nem melhor, nem pior; são coisas distintas.

Nossa profissão já evoluiu muito, mas esse é um processo cíclico. O mundo muda e precisamos acompanhá-lo. Isso acontece conforme as empresas crescem e pedem habilidades mais específicas. A secretária vem ocupando um espaço importante dentro das empresas; é ela quem faz o elo diretores, funcionários, clientes, fornecedores… cada vez de forma mais estratégica.

É preciso que cada secretário faça sua parte para quebrar esses tabus que ainda exitem na sociedade. Se hoje a profissão está melhor, como de fato está, é porque muitas secretárias de talento fizeram mais do que o básico.

Se onde você trabalha  acontece esse tipo de coisa, é preciso, com muito jeito e persistência, mostrar qual é realmente o papel de uma secretária executiva.

Muitas pessoas, principalmente as mais conservadoras, podem não gostar e até mesmo torcer o nariz para a sua atitude. Mas é somente com persistência que você conseguirá evoluir. Mostre a importância e a diferença que uma secretária talentosa e bem informada traz para uma empresa. O reconhecimento não virá de forma fácil… mas grandes mudanças só chegam para pessoas de atitude. Nesses casos, os resultados chegam infalivelmente!

É bom pra você, é bom para a classe.

Traga idéias novas, experiências novas, impressões pessoais…

Não espere que o mundo mude pra você… isso é muito difícil! Mude você primeiro, para que o mundo reconheça em seguida.

Situações mais “constrangedoras” geralmente ocorrem em empresas pequenas onde não se encontram gestores modernos, onde a secretária é o “faz tudo”. Empresas de grande porte ou com gestão moderna já tendem a reconhecer mais o  papel importante de uma secretária dentro da organização.

Nós sabemos que uma empresa sem secretária é uma empresa sempre beirando o caos, se não já mergulhada nele.

Se isso não é reconhecido, talvez a culpa também seja sua.

Uma boa secretária precisa gostar do que faz. Investir sempre no crescimento profissional e pessoal, aceitar novos desafios e estar sempre por dentro de tendências profissionais (processos, tecnologias, métodos…).

Não sente-se motivada para isso? Talvez seja hora de mudar. Ou você quer trabalhar assim para sempre? Pense nisso.

Você não nasceu e estudou para um trabalho qualquer. Seu destino é ser uma super secretária. Faça isso valer.

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





mulher__estressada
SDC102902
  1. Ana says:

    Como se pode driblar os desafios quando nos deparamos com um gestor totalmente antiquado e autoritário? Tenho 29 anos de profissão, 24 de formação como secretária executiva. Ele me pede para somente registrar ligações, fazer planilhas de visitas, e fazer agenda. Sei que posso muito mais, mas ele não dá abertura para conversa. Por ser assessora da gestão anterior ele, ao que me parece, está me forçando a demitir-me. Tenho 5 anos na empresa e acho injusto sair sem meus direitos. Dá vontade de desistir da profissão!

    • Michele says:

      Olá Ana,

      Eu entendo perfeitamente sua revolta. Precisei ser clara e objetiva para conseguir crescer no meu emprego.
      Você já tentou expor suas ideias a ele? Falar quais são suas metas, seus objetivos, sua experiência… muitas vezes uma conversa bem clara ajuda a resolver…
      Agora, se você já tentou todas as possibilidades, só te resta sair mesmo. Muitas vezes as empresas são tem “espaço” para pessoas grandes, como é o teu caso.
      Procure uma outra oportunidade, com certeza você vai encontrar um lugar onde realmente valorizem você como pessoa e o seu trabalho.
      Agora sobre seus direitos, caso realmente você saia de seu emprego, pense que as vezes é preciso dar um passo para o lado para conseguir dar um grande passo lá na frente.
      Me conte quando tiver novidades tá?

      Beijos e sucesso sempre, você é super, jamais esqueça disso!! ;)

  2. Karina Duarte says:

    Oi Sou alunda do 2 ano de Farmacia, mas desde que li e ouvi sobre o curso de secretariado, meu coração bateu mais forte e estou muito dividida em continuar o curso ou seguir com a carreira de secretariado.
    Minhas duvidas estão com relação ao plano de carreira e salarios de uma secretaria. Sempre gostei de organização, e gosto de tudo no lugar,me identifiquei com o curso de farmacia na epoca pois sou muito curiosa e tenho facilidade para aprender as coisas.
    Agora estou nesse impasse, preciso me decidir essa semana sobre o que fazer, nem durmo direito com essa duvida.
    Vocês podem me ajudar falando mais sobre essa carreira fascinante?

    Aguardo ansiosa a opinião de vocês.

    Ah, aproveitando, acho as matérias e os site de vocês SUPERRRR!!! Parabéns!!!

    • Michele says:

      Olá Karina,

      Escolher uma profissão é realmente uma das tarefas mais difíceis da vida, em minha opinião. Porém é uma escolha que pode ser mudada, conforme vamos crescendo e amadurecendo. Hoje pensamos e gostamos de certas coisas, nos decepcionamos e passamos a gostar de outras, a vida é assim mesmo.
      A carreira de secretariado não é uma profissão fácil, como você pode ter lido neste post. Ela exige muita dedicação, paciência e amor por aquilo que faz. Mas qual profissão não tem seu lado ruim não é mesmo?
      Sobre sua dúvida em relação ao plano de carreira e salários, isso varia muito da empresa para qual trabalha, sua experiência e qualificação. Uma coisa que conta muuuito é o idioma, se você tiver um idioma estrangeiro fluente, pode ter certeza que ganhará bem. Mas só isso não basta, precisa ter muitas outras qualidades, como escrevemos neste post aqui http://www.supersecretariaexecutiva.com.br/blog/posts/as-qualidades-imprescindiveis-para-ser-uma-boa-secretaria-executiva/
      Aqui no site falamos bastante já sobre a carreira de secretariado. Leia, com certeza vai lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

      E seja qual for sua decisão, sucesso sempre!! E nos conte o que decidir, ok?

      Beijos ;)

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>