Você com certeza já ouviu dizer que toda profissão tem seu lado ruim. Com o secretariado executivo não é diferente.
Não é toda secretária que trabalha em uma ótima empresa com um ótimo salário, sabemos disso. Afinal, para chegar ao topo é preciso subir degrau por degrau, conquistar os objetivos aos poucos. Neste caminho há desafios e obstáculos a serem vencidos.
Em algumas situações, as secretárias acabam sendo confundidas com recepcionistas, copeiras, entre outras muitas coisas nas empresas. Ainda é “aceitável” que isso aconteça, afinal, a profissão de secretariado executivo, que surgiu em 1867, ainda se apóia muito no feeling de bons profissionais e pouco em teoria. Alguns anos atrás, servir café, atender telefone e anotar recado eram as funções padrão de uma secretária.
Você também já ouviu alguém chamar a diarista (empregada doméstica) de secretária do lar? Muitos profissionais de secretariado não aceitam este tipo de coisa, porque para se tornar um secretário executivo é preciso anos de estudo e dedicação. E claro, querem ser reconhecidos pelos seus esforços.
Toda profissão tem seu valor! Mas ninguém chama um técnico de informática de médico de computadores. São coisas diferentes: médico é médico, técnico é técnico! Nem melhor, nem pior; são coisas distintas.
Nossa profissão já evoluiu muito, mas esse é um processo cíclico. O mundo muda e precisamos acompanhá-lo. Isso acontece conforme as empresas crescem e pedem habilidades mais específicas. A secretária vem ocupando um espaço importante dentro das empresas; é ela quem faz o elo diretores, funcionários, clientes, fornecedores… cada vez de forma mais estratégica.
É preciso que cada secretário faça sua parte para quebrar esses tabus que ainda exitem na sociedade. Se hoje a profissão está melhor, como de fato está, é porque muitas secretárias de talento fizeram mais do que o básico.
Se onde você trabalha acontece esse tipo de coisa, é preciso, com muito jeito e persistência, mostrar qual é realmente o papel de uma secretária executiva.
Muitas pessoas, principalmente as mais conservadoras, podem não gostar e até mesmo torcer o nariz para a sua atitude. Mas é somente com persistência que você conseguirá evoluir. Mostre a importância e a diferença que uma secretária talentosa e bem informada traz para uma empresa. O reconhecimento não virá de forma fácil… mas grandes mudanças só chegam para pessoas de atitude. Nesses casos, os resultados chegam infalivelmente!
É bom pra você, é bom para a classe.
Traga idéias novas, experiências novas, impressões pessoais…
Não espere que o mundo mude pra você… isso é muito difícil! Mude você primeiro, para que o mundo reconheça em seguida.
Situações mais “constrangedoras” geralmente ocorrem em empresas pequenas onde não se encontram gestores modernos, onde a secretária é o “faz tudo”. Empresas de grande porte ou com gestão moderna já tendem a reconhecer mais o papel importante de uma secretária dentro da organização.
Nós sabemos que uma empresa sem secretária é uma empresa sempre beirando o caos, se não já mergulhada nele.
Se isso não é reconhecido, talvez a culpa também seja sua.
Uma boa secretária precisa gostar do que faz. Investir sempre no crescimento profissional e pessoal, aceitar novos desafios e estar sempre por dentro de tendências profissionais (processos, tecnologias, métodos…).
Não sente-se motivada para isso? Talvez seja hora de mudar. Ou você quer trabalhar assim para sempre? Pense nisso.
Você não nasceu e estudou para um trabalho qualquer. Seu destino é ser uma super secretária. Faça isso valer.