667airplane

Se você, secretária, ainda não precisou planejar viagens executivas, esse dia fatalmente chegará!  E quanto mais cedo chegar, melhor. Em geral é sinal de bons negócios para a empresa.

Uma viagem bem planejada, sem dores de cabeça e propícia ao sucesso, depende muito de um bom trabalho da secretária.

Tendo isso em mente, é hora de considerar questões como praticidade e economia… principalmente quando o número de viagens aumenta. Você não vai querer que cada compra de passagem seja um parto; no fim do mês, claro, você vai querer os créditos por conseguir economizar preciosos reais na fatura do cartão de crédito.

A boa notícia é que as empresas aéreas estão loucas para nos ajudar! E o Super Secretária Executiva vai encurtar o caminho ainda mais:

Dicas para a GOL (www.voegol.com.br)

No site da Gol é possível criar um login e senha para sua empresa. Passo 1: crie. Passo 2: use esta conta SEMPRE! Para todas as suas compras.

Com esses dados você pode cancelar e alterar facilmente qualquer bilhete comprado. Não precisa enfrentar no telefone os atendentes do fatídico  0300… que, aliás, está sempre ocupado. E parece que o atendimento demora ainda mais quando a viagem e urgente, coincidentemente…

A outra boa notícia é que efetuando essas operações pelo site você não paga as taxas administrativas que pagaria se isso fosse feito pelo telefone.

O login no site ainda permite que você administre os créditos quando perde um vôo ou quando cancela um bilhete. Neste caso existem taxas administrativas, mas a parte interessante é que, diferente do que acontece em outas companhias, os créditos podem ser utilizados para compras em nome de outros passageiros. Ponto importante para a GOL.

Também é possível solicitar reembolso de compra conforme a necessidade. Mas é importante que cada tipo de tarifa (econômica, programada, promoção) cobra um valor diferente pela remarcação, cancelamento e reembolso. Sempre atenção para ver qual é a melhor opção!

Dicas para a TAM (www.tam.com.br)

Recentemente descobri que a  Tam também tem uma ferramenta bem legal para tarifas corporativas. É o Smart Business Tam, solução corporativa de venda direta.

Esta ferramenta está disponível apenas para empresas que não tem vínculo contratual com agências de turismo. Isso acontece para que as agências não criem uma guerra por clientes…

O Smart esta disponível online, no próprio site da Tam. Não é preciso instalar nada! E o melhor, é uma ferramenta gratuita que a Tam oferece a seus clientes.

Uma vantagem super importante que você ganha utilizando o Smart é poder fazer reservas de trechos com o prazo de 48 horas para emitir o bilhete. Tirando os benefícios óbvios disso, é importante porque as tarifas variam muito, principalmente na véspera do embarque. Com isso é possível garantir a compra com tarifas mais baixas mesmo quando a viagem ainda não é uma certeza, sem pagar taxas de realocação.

Outra coisa importante pra quem compra muita passagem pra pessoas diferentes: o sistema também permite fazer compras faturadas. Ou seja, adeus cartão corporativo!

Nosso amigo Smart também manda SMS e e-mail com informações do bilhete comprado. Isso é perfeito para nós, secretárias! Poupa o trabalho de enviar comprovantes para vários lugares. Confirmou a compra… pronto! O sistema faz o resto.

Também é possível deixar cadastrado determinados passageiros, aqueles que viajam com freqüência. Assim não é preciso preencher sempre todos os dados solicitados para compra. Menos tempo preenchendo formulários chatos, mais tempo pra você fazer o que é realmente importante. Super, não é?

A empresa que utiliza esta ferramenta ainda garante um desconto especial para suas compras de 1 a 5% sobre o valor do bilhete.  Analisando friamente, não parece um desconto significativo. Mas para empresas que utilizam agências de turismo para compra de passagens, esse desconto acaba sendo maior, pois as agências cobram taxa de 10% sobre o valor da passagem. No fim das contas, sua economia pode chegar a 15% do valor total. Pensar longe é super também. ;)

Dicas para a  TRIP (www.voetrip.com.br)

A Trip também tem tarifas corporativas com valores diferenciados. Esses descontos variam conforme a frequência de compra de passagens. Aqui fidelidade compensa: quanto mais você utilizar Trip, maior o seu desconto.

Para conseguir esse beneficio é preciso se cadastrar diretamente no site da Trip, no canto superior direito, onde diz “Cadastro Agência”.

Após alguns dias a Trip entra em contato contigo, solicitando alguns documentos como contrato social, relatório de gasto anual em passagens aéreas, entre outros, para, aí sim, liberar o acesso para você.

Uma das coisas bacanas da  Trip é a opção de reservar o bilhete para poder emitir mais tarde. Parecido com a GOL, cancelar e alterar diretamente pelo site.

Com certeza essas dicas serão úteis para secretárias que, assim como eu, são responsáveis por conseguir o melhor vôo com o melhor valor, para fechar os melhores negócios. Experimente! Essas ferramentas ainda serão grandes amigas suas.

Por enquanto é só! Bons vôos pra você que é super ;)

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





mulher_lendo_livros
  1. Karina Castro says:

    Amei o blog gente, não conhecia estão de parabéns.
    Sobre esse post, gostaria de saber se esse cadastro que pode ser feito na GOL é apenas para pessoa física, pois procurei no site na área de cadastramento e não encontro uma página específica para empresas.

    Aguardo retorno.
    Beijo

    Karina Castro.

    • Michele says:

      Olá Karina, fico muito feliz que tenha gostado :D toda a esquipe do Super Secretária Executiva agradece!

      Sobre o cadastro na Gol é sim pessoa física, a pessoa que é responsável pelas compras das passagens aéreas da empresa. Por exemplo, onde eu trabalho sou responsável por toda a organização das viagens, tanto diretores como funcionários, tenho meu cadastro lá e lá fica registrado todas as minhas informações, e-mail, os voos que comprei, cancelei e etc. Mas isso não interfere em nada, somente facilita para que não precise preencher todos os dados todas as vezes que for comprar e também você tem a liberdade de alterar/cancelar seus voos sem precisar ligar para eles.
      A Tam e Trip fazem pessoa jurídica, lembrando que em ambas é necessário cadastrar a pessoa que será responsável pelas compras…
      Espero ter esclarecido suas dúvidas, se precisar de alguma coisa estamos a disposição!!
      Beijos!

      • Juliana says:

        Oi Michele,
        Muito interessante os assuntos do blog, parabéns!
        Minha pergunta é sobre a compra de passagens aéreas: a sua empresa não compra as passagens com uma agência de turismo? é tudo pelos sites das cias aéreas? Pergunto porque também faço as compras de passagens aéreas na minha empresa e tenho dúvidas sobre este assunto. Um abraço

        • Michele says:

          Olá Juliana,

          Obrigada! Ficamos contentes em saber que gostou dos assuntos abordados aqui =]
          Logo que entrei na empresa que trabalho hoje eles compravam somente com agências de viagens, e como há uma taxa para isso, começei eu mesma a comprar as passagens.
          Hoje todos os assuntos relacionados a viagens, hotéis são comigo e faço tudo direto pelo site das companhias mesmo.
          Qualquer dúvida terei o maior prazer em lhe ajudar!

          Beijos ;)

  2. Karina Castro says:

    Obrigada pelas informações Michelle,

    é possível me mandar o link das páginas de cadastro da TAM e Trip?
    Estou com dificuldade de encontrar no site!

    Beeijo’

    • Michele says:

      Oi Karina,

      Primeiramente um representante da companhia vai lhe fazer uma visita e te apresentar bem certinho como funciona as ferramentas. Somente a Gol é possível fazer sozinha o cadastro.
      Eu tenho aqui os e-mails dos representante que eu conheci que atendem Curitiba e região, você pode entrar em contato e dizer que também gostaria de participar e pedir um representante da sua região.
      Trip -> michelicassia@voetrip.com.br Executiva de Vendas Trip Curitiba
      Tam -> Eleandro.Oliveira@tam.com.br Executivo de Vendas Tam Curitiba

      Após a visita eles iram pedir alguns documentos da empresa, vão te passar uma ficha de cadastro, contrato para aí então liberar a ferramenta. Mais super vale a pena :D

      Qualquer dúvida, é só perguntar que eu te ajudo!

      Beijos ;)

  3. Tatiane Silva de Souza says:

    Olá Michele, Boa noite. Em primeiro lugar quero dizer que amo o blog da super secretária. Eu estou entrando em uma nova empresa e terei que comprar passagens, estou com um pouco de medo pois no meu último emprego quem comprava as passagens não era eu, então não tenho experiência e estou com medo de errar. Qual dica você dá para essa secretária iniciante? Obrigada! Um super beijo!

    • Michele says:

      Olá Tati,

      Muito obrigada! Ficamos contentes… toda a equipe do Super Secretária Executiva agradece :D
      Cada companhia aérea tem um método para comprar, umas são super fáceis e outras mais chatinhas que adoram cobrar umas taxas a mais nos bilhetes… por exemplo a Webjet, que cobra pelo assento, pela bagagem, pelo seguro, etc etc… Outras cobram por um espaço maior entre as poltronas… Eu costumo comprar muitas passagens por dia, então, quando for comprar e ficar com dúvidas pode entrar em contato comigo pelo e-mail supersecretariaexecutiva@gmail.com que terei o maior prazer em lhe ajudar no que for possível, ok?

      Tenha um bom início de semana e sucesso nessa nova empresa!
      Beijos ;)

      • Tatiane Silva de Souza says:

        Olá MIchele, boa noite.
        Muito obrigada por sua resposta, quando estiver comprando a passagem e tiver dúvidas com certeza entrarei em contato com você. Um beijo e uma ótima semana.

    • Michele says:

      Olá Maria,

      Faremos o possível para lhe avisar. Se você tiver twitter você pode seguir o @passagensaereas que sempre anúncia quando terá passagens aéreas.

      Beijos e boa semana ;)

  4. Joana Oliveira says:

    Olá Michele,
    Compro em média 250 passagens por mês em trechos nacionais com TAM, GOL e AZUL e meus diretores sempre me perguntam se a milhagem das passagens compradas pela empresa podem ser direcionadas aos passageiros e também à empresa… você conhece algum programa desse tipo? Grata.

    • Michele says:

      Olá Joana,

      Sobre a milhagem você deve pegar o bilhete e entrar em contato com as companhias e cadastrar para cada passageiro. Acho que é somente pessoa física.
      Se informe direitinho nas companhias, cada uma costuma trabalhar de uma maneira.
      Boa sorte!
      Depois nos conta para também sabermos.

      Beijos ;)

  5. Veridiana says:

    Oi Michele, boa tarde!

    É a 1ª vez que entro no seu blog, e simplismente amei!!!
    Sou secretária, e no seu blog estou conseguindo tirar muitas dúvidas…
    Vc está de parabéns Michele, precisáva-mos mesmo de um blog só para secretária…rsrs

    beijinhos e uma excelente semana!

    Veridiana

    • Michele says:

      Olá Veridiana,

      Obrigada =]
      Fico muito contente em saber que você gostou e que os temas abordados aqui esta lhe ajudando.
      Fique a vontade para sugerir temas novos e tirar dúvidas.

      Beijos ;)

  6. Daniella says:

    Parabéns pelo post. Boas dicas essas! As vezes tem coisa tão fácil de fazer para conseguir passagens mais baratas, mas q nem passam pela nossa cabeça, ou por falta de disciplina, acabamos comendo bola, como é o caso de simplesmente criar uma conta e usá-la sempre.
    Eu gosto muito do http://www.zupper.com.br Me economiza tempo porque consigo ver resultados em datas próximas as q eu escolhi em uma única página de resultados. Sem essa de ficar indo e voltando, cada hora testando uma data diferente. Dá inclusive para fazer busca de finais de semana. Recomendo para quem quiser testar! Valeu!

  7. Luci says:

    Olá sou recepcionista, sou eu que faço agenda dos diretores e quero me aprefeiçoar para ser secretária, porém tenho muito a aprender e principalmente a escrever, ter redação própria.Oque você me indica.

    • Rafael Kretzer Pedroso says:

      Luci, escrever é um exercício que exige paciência, pois não se aprende do dia pra noite.
      Mas tenho quatro dicas que, creio, podem lhe ajudar!
      1 – Leia os posts que a Regiane escreve aqui no blog… ela sempre posta boas dicas!
      2 – Leia de tudo! Quanto mais, melhor. Notícias, livros, blogs e até bula de remédio! ;) Observando como os autores escrevem, você grava “macetes” da redação.
      3 – Escreva algo (pode ser um blog ;) ) e peça opinião de alguém que sabe escrever bem… e que, FUNDAMENTAL, seja sincero.
      4 – Escreva, leia, releia, reescreva e leia novamente. É cansativo, sim! Mas fará uma grande diferença na sua redação final.

      Você encontra muitos métodos, muitos macetes… mas só vai pegar MESMO o jeito quando já tiver praticado bastante. Vale a pena! Boa sorte.

  8. Paula says:

    Olá Michele.
    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog. Está excelente! Tive o prazer de assistir sua apresentação no evento de Secretárias e Assistentes da Alta Direção em maio, em SP, e desde então costumo passar por aqui, mas só agora resolvi comentar.rsrsrs
    Gostaria de saber se você conhece a forma de pagamento UATP. Fiquei sabendo dela através do site da Gol, mas queria ver se alguém conhece, usa e aprova antes de fazer o cadastro da minha empresa.
    Grande abraço.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>