Ter um currículo qualificado é importante, mas não é tudo. Hoje empresas buscam profissionais que tenham o perfil inovador. Profissionais que saibam colocar em práticas ideias que trazem melhoramento para empresa e para o trabalho do próprio funcionário.

Mas ter uma ideia e colocá-la em prática é um caminho longo, mas não é impossível.

A secretária, por estar ligada diretamente com a liderança hierarquica da empresa, pode ter mais chances de sucesso, não só por trabalhar direto com os diretores, mas por estar envolvida com líderes de diversas áreas da empresa, e, com isso, consegue detectar problemas que servem de ponto de partida para a inovação.

A secretária que enxerga problemas na recepção da empresa, por exemplo, pode apontar o problema e, melhor ainda, uma solução. É uma oportunidade imensa de ganhar no mínimo credibilidade!

Parece simples, mas para sua ideia ser um sucesso é preciso seguir algumas dicas:

  • Brainstorm não é tudo: não é somente ter uma ideia e sair espalhando ela por aí ou então chegar na sala do chefe e começar a falar sem parar. É preciso pensar, ver os pros e contra, ver se é realmente possível de dar certo, vai trazer benefícios para a empresa? Qual o custo disso tudo?
  • Faça pré-testes: compartilhe a ideia com amigos e pessoas de confiança, para saber qual a opinião deles, algumas vezes eles ainda podem lhe dar mais alguma dica e acrescentar ainda mais sua ideia.
  • Prepare o caminho: Isso pode levar um tempo até você conseguir amadurecer toda a sua idéia. Em alguns casos você vai precisar fazer pesquisa de mercado, coleta de informações. Isso tudo vai depender da ideia do seu projeto.
  • Tenha foco: Por mais completa que foi sua pesquisa sobre o que deseja fazer, lembre que não é preciso colocar cada detalhe estudado na apresentação. Cite dados importantes e que podem convencer quem você deseja que sua ideia pode sim ser um sucesso.
  • Mantenha a calma: Na hora da apresentação muitos contras serão levantados. É nessa hora que você deve estar preparado para conseguir responder tudo o que for questionado. É importante que nesse momento você mantenha a calma. Demonstre confiança pelo projeto que fez, isso passa credibilidade.

Ser confiante e amar aquilo que faz pode ser fundamental para ser um profissional de sucesso, pense nisso!

Agarre suas ideias inovadoras e cresça profissionalmente e pessoalmente junto com elas.

Founder do Super Secretária Executiva, Michele Tesser Pedroso é formada pela UNINTER em Secretariado Executivo Trilingue, desde 2009.





Confiança
executiva11
  1. Bruna P. says:

    Gostaria de dizer que o blog está me ajudando muito! Gosto de tudo aqui.
    Faço técnico em Administração e sou estagiara, estou substituindo a secretária que foi embora e tem sido uma GRANDE experiência, estou encontrando muitas dificuldades, e o blog como eu ja disse é de grande ajuda.
    Aqui no Sul só tem uma faculdade de secretáriado, porém o conceito dela nãó é dos melhores, uma faculdade de letras pode ser uma opção boa também para continuar na área?

    Obrigada por toda a ajuda!

    • Michele says:

      Olá Bruna,

      Ficamos contentes em saber que estamos lhe ajudando :D
      Sempre que tiver dificuldades, pode contar comigo!
      De que cidade você é?
      Letras é sim porém muitas matérias mais corporativas você não teria, administração também é uma boa opção que fica próxima de Secretariado Executivo. Porém, nenhuma delas deve ser tão completa como é o curso de SE. Nele temos uma base de tudo, como por exemplo, informática, matemática aplicada e financeira, gestão de pessoas, técnicas secretariais, estatística, contabilidade, administração entre tantas outras matérias que tem dentro da grade. Como eu disse, ele é curso muuuito completo.

      Beijos e uma super semana ;)

  2. Bruna P. says:

    Escrevi aqui e deu erro hehe.

    Bom eu moro em Canoas-Rs, na minha cidade a unica universidade que tem o Curso é a Ulbra mas por todas as dificuldades que a mesma vem enfrentando tenho medo de investir. Moro ao lado de Porto Alegre e de outras cidades com boas universidades mas nenhuma com esse curso, por isso pensei em Letras ou Administração.
    Vou tentar fazer a prova do curso técnico da UFRGS é bem dificil mas é o unico curso de secretariado que eu conheço em POA e dizem ser muito bom. Caso eu passar estudo no próximo ano enquanto vejo o que acontece com a Ulbra e se tudo der certo faço o técnico e a faculdade!

    • Priscilla Santos says:

      Oi acabei de conhecer o site, e achei bem legal.

      Só queria comentar que já ouvi falar muito bem do curso de secretariado em Passo Fundo, que acredito que possa ser perto da sua cidade.

      Sempre encontro artigos, e parece que sempre estão organizando bons eventos. Se te interessar da uma pesquisada.

      Eu estou quase me formando em SE na UEL em Londrina, e pra quem gosta desta profissão tem que investir mesmo, porque assim será um profissional de sucesso.

      Att,
      Priscilla

      • Michele says:

        Olá Pri,

        Seu comentário é em resposta ao comentário da Bruna né?
        Eu conheço RS, mas não sei como são as faculdades aí…
        Aqui em Curitiba também, umas são boas e outras não tão boas assim.
        É importante verificar como a faculdade esta qualificada no Enem, aí você consegue ter uma visão de como é o estudo.
        É bom também conversar com ex alunos, eles sim podem dizer como funciona tudo. Não basta somente ter conteúdos e professores bons, mas a faculdade como um todo precisa ser boa, né?

        Beijos e uma ótima terça-feira ;)

  3. Lívia S. Severo says:

    Olá Bruna,

    A Universidade de Caxias do Sul (UCS) também possui o Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue e o Curso de Tecnologia em Secretariado. Sugiro que você entre no site da Instituição para buscar informações: http://www.ucs.br. Talvez a dificuldade maior seja a distância que você terá que percorrer entre Canoas e Caxias. Abraço e sucesso.

  4. Kelly G. Pereira says:

    Boa tarde acabei de conhecer o sate , e achei interessante;

    Moro em Marabá – Pará, atualmente comecei a trabalhar de secretaria
    é uma esperiência nova ,nessa aerea, tenho só cursos de secretariado executivo.

    Na minha cidade tem uma facudade que se chama METROPOLITANA,não sei aida quaiS os cursos que oferecem pra essa formação.

    Gostaria, de sugestão de cursos de secretariado executivo.
    E saber um pouco sobre o curso de SE.

    Sds,
    E Fico no Aguardo da resposta.

    • Michele says:

      Olá Kelly,

      Muito obrigada! Toda a equipe do Super Secretária Executiva agradece!
      Fique a vontade para sugerir temas e tirar dúvidas.
      Procure se informar com pessoas que já cursam Secretariado na sua cidade para ver qual o melhor curso e faculdade.
      Aqui mesmo no site falamos muito sobre a profissão… dê uma olhadinha.

      Bom feriado! ;)

  5. Juliana says:

    Olá,
    Sou Secretária há bastante tempo e sou formada em Letras (Licenciatura). Em resposta a pegunta da Bruna, digo que o curso de Letras é bom para aprender a escrever, desenvolver esta habilidade, mas ele é totalmente voltado para a escola, para o aluno que vai ser professor, e não para a área de Secretariado. Acredito que um curso de Administração é a melhor opção neste caso, tanto que estou cursando Pós-Graduação em Administração de Empresas agora. Letras é para Professor. Um abraço, Juliana

    • Rafael Kretzer Pedroso says:

      O mais importante, você já tem, que é a vontade de inovar!
      Agora, recomendo 3 atitudes fundamentais:
      1 – LEIA sobre cases de sucesso; frequente palestras e eventos (não apenas para secretárias); converse sobre trabalho com pessoas de outras áreas, como tecnologia, administração, marketing… ver o que aos outros fazem, vai te dar ideias para inovar no seu ambiente também! Criatividade depende de inspiração. Ler as matérias antigas do nosso blog pode te dar muitas ideias!
      2 – Observe! Participe de tudo que for possível na sua empresa e não deixe nada passar em branco! Sabendo quais são os problemas, você terá mais facilidade para propôr solucões.
      3 – Tenha coragem! Não é fácil apresentar um projeto para seu superiro… timidez, medo de reprovação… tudo isso vem a tona! Mas trabalhe bem sua ideia, monte uma excelente apresentação e vá confiante! Será um grande sucesso.

Click Here to Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>